Fracking poderá ter causado terramoto na Coreia do Sul em 2017

phploveme / Flickr

A cidade de Pohang, na Coreia do Sul, foi abalada por um forte tremor de terra em 2017

O terramoto que o ano passado abalou a cidade industrial de Pohang, na Coreia do Sul, poderá ter sido causado por fracking.

Segundo apontam dois estudos académicos citados pelo The Guardian, o sismo que o ano passado abalou a cidade de Pohang, na Coreia do Sul, poderá ter sido causado por fracking.

A 15 de novembro de 2017, um terramoto de magnitude de 5,5 abalou Pohang, no sul do país, fazendo quase 100 feridos e danificando milhares de edifícios, num prejuízo estimado de milhões de dólares.

Durante dois anos, um projeto local de energia geotérmica esteve a injetar água altamente pressurizada em poços de 2 a 4 quilómetros de profundidade. Este processo,  conhecido como fracking, ou fraturamento hidráulico, é uma técnica controversa que cria ou aperfeiçoa fraturas nas rochas para aproveitar o calor armazenado dentro delas.

Uma vez que a rede de fraturas estava ligada a dois furos, o plano era bombear água para um deles, fazendo-a circular através da rocha de granito, absorvendo o calor e, depois, extraí-la através do outro furo, usando o calor para gerar eletricidade. Depois, a água arrefecida voltava a ser injetada para recomeçar o processo.

As ligações propostas de causa-efeito agora identificadas fazem do terramoto de Pohang o maior registo para o qual o fracking é a causa provável.

O record anteriormente registado estava ligado ao desenvolvimento geotérmico – de magnitude 3,4 – ocorrido há uma década na cidade de Basileia, na Suiça, explica Rob Westaway, investigador da Universidade de Glasgow, num artigo no The Conversation.

Dez dias após o terramoto ter assolado a cidade de Pohang, o governo sul-coreano suspendeu as operações que usavam energia geotérmica e ordenou uma investigação sobre uma possível ligação, que ainda se encontra em andamento.

O primeiro dos dois artigos contou com a colaboração de diversos pesquisadores da Suiça, Alemanha e Reino Unido. E, para a sua realização, foram utilizados dados de domínio público de sismógrafos e satélites de sensoriamento remoto para determinar a localização e a posição da falha geológica em causa no terramoto.

Em ambos os dados analisados, as conclusões indicam a rutura de uma falha que vai desde o sudoeste para o nordeste, mergulhando abruptamente a noroeste. De acordo com as gravações dos satélites, a rocha localizada acima desta falha moveu-se para cima, levantando a superfície da Terra em quatro centímetros.

Esta análise indica que a falha está numa faixa de profundidade compreendida entre três a seis quilómetros, abrangendo a profundidade da injeção e passando dentro de centenas de metros dos furos. Assim, estes dados sugerem fortemente uma conexão entre a injeção de fluído de alta pressão e o terremoto.

Já o segundo artigo, levado a cabo por cientistas coreanos, explica que a localização de muitas das réplicas do terramoto de Pohang, define com mais precisão o plano da falha. A investigação mostra a falha a passar entre as bases dos dois furos onde a água foi injetada, cortando através de um poço a uma profundidade de cerca de três a quatro quilómetros.

As conclusões dois trabalhos são consistentes entre si, apesar dos diferentes tipos de dados utilizados, podendo indicar que o fraturamento foi a causa do terramoto.

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • sen·so·ri·a·men·to
      (sensor + -iar + -mento)
      substantivo masculino
      [Geologia] Acção ou técnicas para detectar ou recolher informações geológicas, climáticas ou afins sobre a superfície da Terra com auxílio de sensores (ex.: sensoriamento remoto).
      in: Dicionário Online Priberam

RESPONDER

Governo vai começar a executar o PRR pela área da saúde e apoio aos idosos

O Governo quer começar a executar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) pela área da saúde e combate às vulnerabilidades sociais. Em declarações ao jornal Público, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira …

Testes alargados a todas as escolas e passam a contemplar amostras de saliva

Os testes ao novo coronavírus vão abranger todas as escolas de Portugal continental e contemplar a amostra de saliva para a realização dos rastreios laboratoriais, segundo a atualização da norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) …

Poeira de asteróide encontrada na cratera Chicxulub encerra caso da extinção dos dinossauros

Uma equipa de investigadores acredita ter encerrado o caso da extinção dos dinossauros após ter encontrado poeira de asteróide na cratera que Chicxulub terá criado há 66 milhões de anos. Desde os anos 1980 que a …

CDS recebeu com "alegria e entusiasmo" candidatura de Moedas a Lisboa

O presidente do CDS-PP afirmou, esta sexta-feira, que o partido recebeu com "grande alegria e entusiasmo" a candidatura de Carlos Moedas à Câmara de Lisboa, considerando que é "um nome forte" e uma "ótima notícia" …

Nem Pote, nem Porro. As estatísticas mostram que Manafá tem sido o melhor em Portugal

O índice de desempenho de uma ferramenta de scouting usada por grandes clubes europeus aponta Wilson Manafá como o jogador em melhor forma da Liga NOS. Não é tecnicamente dotado, nem um favorito dos adeptos. O …

TAP avança com lay-off de um ano a partir de segunda-feira

A TAP vai avançar com um processo de lay-off clássico, que passará por uma redução dos períodos normais de trabalho ou suspensão de contratos, a partir da próxima segunda-feira e durante 12 meses. De acordo com …

Os tigres estão em risco e podem precisar de um "resgate genético"

Os tigres estão sob ameaça e um novo estudo sugere que estes felinos podem precisar de um "resgate genético". O acasalamento entre diferentes subespécies é uma opção. Fragmentação do habitat, conflito entre humanos e vida selvagem, …

Há estranhas nuvens que brilham à noite (e já sabe o que são)

Uma equipa de cientistas usou um pequeno foguete lançado pela NASA para estudar a natureza de um tipo indescritível de nuvens que brilham no escuro, criando uma artificialmente. Desde o final dos anos 1800 que …

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …