Reino Unido avança com terceira dose para maiores de 50 anos. Máscara pode regressar

Neil Hall / EPA

Boris Johnson anunciou hoje o plano de protecção do Reino Unido para o Outono e Inverno, que inclui medidas que vão entrar já em vigor e que prevê o regresso da máscara e a exigência de certificados de vacinação se os casos subirem.

O Ministro da Saúde britânico anunciou esta terça-feira que o Reino Unido vai administrar doses de reforço aos cidadãos mais vulneráveis, como parte do plano de inverno. Sajid Javid explica que a terceira dose deve ser tomada seis meses depois da segunda.

A decisão surge depois do Comité Conjunto de Vacinação e Imunização ter aconselhado dar doses de reforço aos grupos de risco. “Tal como muitas outras vacinas, há evidências que a protecção oferecida pela vacina da covid-19 reduz ao longo do tempo, nomeadamente em pessoas de idade que estão em maior risco”, justificou o Ministro.

O Serviço Nacional de Saúde (NHS) britânico vai já começar a administrar as doses de reforço a partir da próxima semana a profissionais de saúde, assistentes sociais, pessoas acima dos 50 anos ou jovens com problemas de saúde. “Este programa vai proteger os mais vulneráveis nos meses de inverno e fortalecer a nossa linha de defesa”, remata Javid.

Boris Johnson anunciou também o plano de inverno para o combate a pandemia, que se divide no plano A, criado para proteger o NHS da sobrecarga e promove a vacinação e os testes, e no plano B, que entrará em vigor caso o sistema de saúde esteja sob muita pressão, escreve a BBC.

O plano A inclui o apelo à vacinação, a oferta de uma única dose da vacina da Pfizer aos jovens entre 12 e 15 anos e a terceira dose para os mais vulneráveis. Aqueles que testam positivo têm de se manter em quarentena durante 10 dias e mesmo aplica-se aos adultos que não tenham sido vacinados e tenham tido contacto com um caso positivo.

As restrições às viagens vão continuar, com a exigência do teste antes de se entrar no Reino Unido e com critérios variados para a quarentena obrigatória num hotel dependendo do nível de risco do país de origem do viajante. O NHS vai receber uma injecção de 5.4 mil milhões de libras, cerca de 6.3 mil milhões de euros, avança o The Guardian.

Já o plano B abre a possibilidade de se exigirem certificados de vacinação para a entrada em discotecas e eventos em espaços fechados com 500 ou mais pessoas ou em espaços abertos com 4000 ou mais pessoas, se os casos aumentarem.

Desde 19 de Julho, o chamado “Dia da Liberdade” em que o país acabou com todas as restrições, que o teletrabalho foi deixado ao critério dos empregadores, mas o governo voltou a recomendar que se recorra ao trabalho à distância quando é possível.

Caso o plano B seja implementado, as máscaras podem também voltar em certos contextos, como transportes públicos ou em lojas. De momento, não há qualquer obrigatoriedade do uso de máscara no Reino Unido, à excepção de nos transportes públicos em Londres, por decisão do presidente da Câmara.

Adriana Peixoto, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos no Mar do Japão

A Coreia do Norte disparou dois mísseis balísticos não identificados no Mar do Japão, informou o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Coreia do Sul (JCS). A Coreia do Norte disparou esta quarta-feira dois mísseis balísticos não …

“Socialismo nocivo para os lisboetas”. Moedas atira-se a Medina (e garante que é um político diferente)

Naquela que foi a sua primeira ação no período oficial de campanha, Carlos Moedas encheu o Teatro Trindade, em Lisboa, para o último esforço de derrotar Fernando Medina. O candidato da coligação Novos Tempos à Câmara …

Dez mil anos após a sua extinção, o mamute-lanoso poderá voltar a habitar a Terra

Apesar de estar extinto há dez mil anos em breve poderá voltar a habitar a Terra. Após várias discussões sobre o tema nos últimos anos, investigadores norte-americanos estão agora a avançar com o plano de …

Em seis Câmaras, três do PS estão em risco. Duas prometem suspense, outra tem o trunfo Santana

Fernando Medina e Rui Moreira estarão perto da reeleição. Almada e Coimbra serão palco de uma luta renhida e, na Figueira da Foz, Santana ameaça com um possível regresso à Câmara Municipal. Não são esperadas grandes …

Jerónimo incendiou a esquerda, Ferreira apagou o fogo e CDU e BE preparam-se para contar na capital

Jerónimo de Sousa lançou o caos ao afastar coligações pós-eleitorais, mas João Ferreira veio esclarecer as declarações do líder comunista no arranque da campanha eleitoral. À semelhança da CDU, também o Bloco de Esquerda está …

Costa responde aos que se "irritam" com o PRR: "Não é um plano do PS"

António Costa disse que há "quem se irrite muito" quando fala no PRR, mas que não há razões para isso. A bazuca é um "plano do país", garantiu esta terça-feira. António Costa defendeu, esta terça-feira ao …

Ensaio clínico em larga escala para deteção precoce de cancro prestes a arrancar no Reino Unido

  O serviço nacional de saúde britânico lançou o maior ensaio clínico do mundo de um teste de sangue que visa detetar mais de 50 tipos de cancro antes que os sintomas apareçam. O serviço de saúde …

Físicos descobrem que os buracos negros exercem pressão sobre o meio ambiente

Na primeira descoberta científica do género, físicos da Universidade de Sussex descobriram que os buracos negros exercem uma pressão sobre o meio ambiente. Em 1974, Stephen Hawking fez a descoberta de que os buracos negros emitem …

Identificada uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo

Uma equipa de investigadores identificou uma "fórmula mágica" para o sucesso criativo. Os autores basearam-se no trabalho de milhares de artistas. O pintor norte-americano Jackson Pollock é uma referência no movimento do expressionismo abstrato, tornando-se conhecido …

Um dinossauro gigante com o dobro do comprimento dos tiranossauros dominou a cadeia alimentar

A nova espécie foi descoberta no Uzbequistão e tinha dentes semelhantes aos de um tubarão. Pesava cinco vezes mais do que o principal predador conhecido até agora, o tiranossauro. Há cerca de 90 milhões de anos, …