O Dacia Sandero mantém-se como líder no top de vendas em Portugal, mas está a perder terreno para o Peugeot 2008, que foi o carro mais vendido durante os últimos três anos.
O Dacia Sandero mantém-se como o carro mais vendido em Portugal nos primeiros nove meses do ano, consolidando a liderança que já ocupava no final do primeiro semestre. O modelo romeno, pertencente ao grupo Renault, registou 6154 unidades matriculadas, superando o Peugeot 2008 por 627 unidades.
O Peugeot 2008, que foi o líder de vendas nos últimos três anos, ocupa a segunda posição, ficando-se pelas 5527 unidades. No entanto, a sua distância em relação ao Dacia Sandero encurtou em comparação com a última atualização do ranking.
Em terceiro lugar, surge o Tesla Model 3, com 5071 unidades vendidas. Apesar de ter caído uma posição em relação ao primeiro semestre, o modelo elétrico está em grande crescimento e já vendeu quase mil unidades a mais do que em todo o ano anterior.
O Renault Clio, um habitual líder de vendas até 2020, encontra-se em quarto lugar com 4998 unidades matriculadas, seguido do Peugeot 208, que alcançou 4.394 unidades, explica o Jornal de Negócios.
O Top 10 é ainda composto pelo Citroën C3, Renault Captur, Peugeot 308, Nissan Juke e Dacia Duster. O Volkswagen T-Roc, fabricado em Portugal, destaca-se como o modelo mais vendido da marca alemã, embora ocupe apenas a 21.ª posição no ranking geral, com 1.744 unidades vendidas.
Entre os 50 modelos mais populares no mercado português, várias opções exclusivamente elétricas destacam-se, além do Tesla Model 3. A Tesla coloca ainda o Model Y na 17.ª posição. Outros modelos elétricos que fazem parte desta lista são o Volvo EX30, na 19.ª posição, o MG4 (38.ª) e o BMW i4, que fecha a lista na 50.ª posição.
Ao preço que estão os usados, mais vale juntar mais 4 ou 5 mil euros e comprar um Dacia novo. Esta nova geração é acéfala de todo e dá 9000€ por carros que os restantes Europeus dão 400€.
E ainda falam em crise.
Se me permite… é tão acéfala que nem percebe, nem quer saber, que o grupo Stellantis (Peugeot, Citröen, Chrysler, Opel, Alfa, …) tem dado muita barraca nos seus motores “podretech” e “bluehdi”… com problemas das correias banhadas, ou correntes finas, rebentando com poucos kms (saudosos motores que faziam mais de 500mil kms, outros chegavam ou mesmo passavam a barreira do 1milhão de kms), ou componentes que ao final de 2-3 anos custa os olhos da cara e os carros na trocam dão um chavo furado… o povo gosta de estar sempre entalado.
Infelizmente não há heróis neste momento nas marcas automóveis, onde por denominação de sustentabilidade, estão a caminhar pela insustentabilidade.