/

Rei de Espanha em quarentena após ter estado em contacto com infetado

Henri Garat et JB Gurliat / Mairie de Paris

O Rei Felipe VI e a Rainha Letizia de Espanha

O Rei de Espanha iniciou uma quarentena de dez dias, depois de saber que esteve em contacto com uma pessoa infetada com o novo coronavírus.

De acordo com o jornal El País, que cita a Casa Real, o Rei Felipe VI iniciou uma quarentena de dez dias, depois de ter sido informado que “uma pessoa com quem teve contacto próximo, no domingo, testou positivo à covid-19”.

Fontes do Palácio da Zarzuela, a residência dos Reis de Espanha, não quiseram revelar detalhes sobre a identidade dessa pessoa, nem em que contexto aconteceu tal encontro. Também não precisaram se o monarca vai ser submetido a um teste de diagnóstico, limitando-se a recordar que “vão respeitar o que as normas sanitárias determinam”.

Para já, todas as atividades oficiais do Rei durante este período de dez dias foram canceladas. A Rainha Letizia, a princesa Leonor e a infanta Sofia poderão continuar as suas atividades com normalidade.

O jornal espanhol recorda que, em março, depois de a monarca ter estado com a ministra da Igualdade, Irene Monteiro, que posteriormente testou positivo, tanto Felipe VI como Letizia foram submetidos ao teste de diagnóstico. Ambos tiveram resultado negativo e, na altura, a Rainha suspendeu as suas atividades e também cumpriu quarentena.

Já em setembro, a princesa Leonor também esteve em isolamento, depois de ter sido um caso positivo na sua turma do Colégio Santa María de los Rosales.

Espanha registou, desde sexta-feira, 25.795 casos de covid-19, uma tendência para a descida de novos casos, mas que faz subir o número total de infetados para 1.582.616, segundo números divulgados pelo Ministério da Saúde espanhol.

O país tem ainda mais 511 mortos devido à doença notificados durante o fim-de-semana, aumentando o total de óbitos para 43.131.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.