Rei de Espanha chama partidos para nova ronda negocial

Henri Garat et JB Gurliat / Mairie de Paris

Felipe VI, rei de Espanha

Felipe VI, rei de Espanha

O Rei de Espanha chamou os partidos para uma nova ronda de audições a 25 e a 26 de abril. As negociações surgem depois de o PSOE não ter conseguido a maioria parlamentar para sustentar um Governo.

Felipe VI comunicou a decisão esta terça-feira ao presidente do Congresso dos Deputados, sendo esta a terceira ronda de consultas promovida pelo Rei de Espanha para perceber se pode ou não haver nova tentativa de investidura.

O impasse político no país vizinho dura desde as eleições gerais de 20 de dezembro, quando o Partido Popular foi a força partidária mais votada, mas não conseguiu revalidar a maioria, e ganha cada vez mais força a hipótese de eleições antecipadas.

Felipe VI tenta agora perceber se pode propor outro candidato que conte com o apoio do Congresso dos Deputados – nomeadamente, uma coligação liderada pelo PSOE -, ou se avança com a dissolução do Parlamento e convoca novas eleições.

O Partido Popular, liderado por Mariano Rajoy conquistou 28% dos votos e 123 mandatos de deputados nas eleições de dezembro. O PSOE conseguiu 22% dos votos (90 deputados), o Podemos teve 20% (69 mandatos) e o Ciudadanos recebeu quase 14% (40 deputados).

A última tentativa de chegar a um acordo aconteceu na quinta-feira, com uma reunião entre os líderes do PSOE, Podemos e Ciudadanos que voltou a não ser bem-sucedida.

Na sexta-feira, o porta-voz parlamentar dos socialistas espanhóis, Antonio Hernando, acusou o Podemos de torpedear as negociações para formação de governo com o PSOE e o Ciudadanos, com artimanhas e “falta de sinceridade” e com o objetivo último de “repetir as eleições”.

Para o porta-voz socialista, Iglesias e o Podemos estão mais perto do PP de Mariano Rajoy, com quem votaram “não” na primeira sessão de investidura falhada do socialista Pedro Sánchez.

“Iglesias e Rajoy trabalharam para que houvesse novas eleições desde o primeiro dia. Constatamos hoje que a posição do Podemos nas negociações foi uma artimanha, porque sempre quis novas eleições”, salientou Hernando.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A Perseverance usa o processador dos iMac de 1998

A Perseverance, a sonda da NASA que pousou no dia 18 de fevereiro em Marte, é movida por um processador PowerPC 750, que foi usado no iMac Bondi Blue original da Apple em 1998. Muitos podem …

Idosos que dormem menos de 5 horas têm o dobro do risco de sofrer de demência

Os idosos que dormem menos de cinco horas por noite têm o dobro do risco de sofrer de demência, sugere uma nova investigação. Os resultados são de uma equipa de cientistas do Brigham and Women's …

ROUGHIE. Planador subaquático observa silenciosamente os mares (sem perturbar a vida selvagem)

Os veículos subaquáticos autónomos tornaram-se ferramentas versáteis para explorar os mares. Porém, estas ferramentas podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou ter problemas em movimentar-se em espaços confinados. Uma equipa de investigadores da Purdue University, …

Igreja cipriota pede que a música "demoníaca" da Eurovisão seja cancelada. Governo rejeita

El Diablo foi a canção escolhida para representar o Chipre no festival da Eurovisão, que terá lugar em Roterdão, em maio. A música cipriota da Eurovisão está a causar polémica. A Igreja Ortodoxa do Chipre pediu, …

Cientistas propõem que indústria da moda pague "royalties" pelo padrão leopardo

Cientistas de Oxford, no Reino Unido, propõem que a indústria da moda comece a pagar royalties pelo uso do padrão que imita a pele de leopardo, para tentar ajudar a reverter o declínio deste felino. "O …

André Ventura foi reeleito presidente do Chega com 97,3% (e deixou recados ao PSD)

André Ventura foi reeleito este sábado, com 97,3% dos votos nas eleições internas para a presidência do Chega. O presidente demissionário do Chega foi reeleito este sábado com 97,3% dos votos, percentagem que considerou legitimá-lo para …

Uma das maiores camas do céu. JetBlue revela a nova classe executiva do Airbus A321neo

Uma das maiores camas no céu deverá estrear dentro de alguns meses, quando a JetBlue começar a voar com os seus A321neo de Boston e Nova Iorque a Londres. No dia 26 de fevereiro, a norte-americana …

Putin diz que Internet pode destruir a sociedade se não for regida pela moral

 Internet pode destruir a sociedade a partir se não não for regida por valores e leis da moral, considerou Vladimir Putin. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, advertiu que a Internet pode destruir a sociedade a …

China torna-se o primeiro país do mundo a ter mais de mil multimilionários

A China tornou-se o primeiro país do mundo a ultrapassar a marca dos mil multimilionários, tendo neste momento um total de 1058 pessoas que têm a sorte de poder fazer parte desse grupo restrito. De acordo …

Gil Vicente 0-2 Porto | Vida fácil para o “dragão” em Barcelos

O FC Porto venceu o Gil Vicente em Barcelos, por 2-0. Pepe e Corona saíram ao intervalo com problemas físicos. O Porto foi a Barcelos conquistar três pontos de forma tranquila, perante um Gil Vicente que …