Rei da Suécia retirou estatuto de Alteza Real a cinco netos (para o bem de todos)

O Rei da Suécia, Carl Gustaf, decidiu retirar a cinco dos seus sete netos — todos os que não são filhos da princesa Vitória, herdeira direta da coroa sueca — o estatuto de Alteza Real.

A decisão foi detalhada e explicada numa nota publicada no site oficial da Casa Real Sueca, citada pelo Observador. “O objetivo destas mudanças é definir de que membros da Família Real se pode esperar que cumpram deveres oficiais de Chefe de Estado ou relacionados com o estatuto de Chefe de Estado. Sua Majestade, o Rei, decidiu que os filhos de Suas Altezas Reais príncipe Carl Philip [filho do Rei] e princesa Sofia e os filhos de Sua Alteza Real princesa Madalena e Mr. Cristopher O’Neill deixarão de ser membros da Família Real”.

A nota dá conta de que estes cinco netos do Rei Carl Gustaf a quem foi alterado o estatuto Real, que têm entre um e oito anos — príncipe Alexandre, duque de Södermanland; príncipe Gabriel, duque de Dalarna; princesa Leonor, duquesa de Gotland; príncipe Nicolas, duque de Ångermanland; e princesa Adriana, duquesa de Blekinge — “vão manter os seus títulos de Duque e Duquesa, previamente atribuídos por Sua Majestade”.

Na prática, embora permaneçam elementos da realeza, os cinco príncipes a quem foi alterado o estatuto deixarão de ser chamados de “Sua Alteza Real”, perderão benefícios fiscais e deixarão de estar obrigados ao cumprimento de obrigações Reais.

Relativamente aos benefícios, perderão o direito de receber anualmente o appanage, um fundo anual alimentado pelos impostos dos cidadãos que serve para cobrir despesas dos membros da Família Real. Já quanto às obrigações, as cinco crianças ficarão livres do dever de participação em múltiplos eventos de Estado que impliquem a representação da Monarquia Sueca.

A decisão do Rei da Suécia surge na sequência de uma discussão pública no país sobre a necessidade dos contribuintes suecos pagarem a tantos elementos da Família Real, tendo-os como disponíveis para cumprir funções monárquicas e obrigações decorrentes da sua afinidade com o estatuto de possível futuro Chefe de Estado.

“O Parlamento anunciou há uns anos que teria de rever alguns princípios da Monarquia. Um deles era o tamanho da Família Real”, explicou à BBC Roger Lundgren, apresentado pela estação britânico como “especialista em assuntos Reais”.

À BBC, o historiador sueco Dick Harrison sublinhou o sentimento vigente entre contribuintes suecos de que não existia necessidade de pagarem a tantos elementos da família Real, destacando ainda a possibilidade que as crianças passarão agora a ter de seguirem cursos de vida “mais normais”. Teoricamente, as cinco crianças poderão continuar a ser candidatas futuras ao trono e deverão aparecer em eventos sociais — mas deixarão de ter os deveres e as benesses económicas previstas no seu anterior estatuto.

Em 1980, a monarquia sueca tinha já dado um passo sem precedentes ao tornar-se a primeira a alterar as regras de sucessão, impondo que o candidato direto à sucessão fosse sempre o descendente mais velho do Rei, independentemente do seu género. A princesa Vitória, que tem 42 anos (mais dois que o príncipe Carl Philip e mais cinco que a princesa Madalena), é a principal candidata à sucessão. Os filhos da princesa Vitória — princesa Estela e o príncipe Óscar — foram os únicos a quem não foi alterado o estatuto real.

Os dois filhos mais novos do Rei, príncipe Carl Philip e princesa Madalena, congratularam-se com a decisão do Rei em retirar o estatuto de Suas Altezas aos seus filhos. Através de publicações nas redes sociais, a princesa Madalena afirmou que esta alteração estava a ser “planeada há muito tempo” e dará aos seus três filhos “uma maior oportunidade de moldar as suas vidas”, ao passo que o seu irmão sublinhou que os seus dois filhos poderão fazer “escolhas mais livres” nas suas vidas daqui para a frente.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Regra para filhos de pais separados em casas alternadas divide partidos

A lei já prevê que os filhos de pais separados possam ficar em residência alternada se o tribunal assim o decidir. Porém, as regras não são claras e vai ser discutida a melhor forma de …

Helicóptero do INEM avariou durante missão. Vítima que ia socorrer acabou por morrer

Um helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), localizado em Loulé, teve uma avaria a meio de uma missão de socorro, sendo obrigado a abortar a viagem que visava ajudar uma mulher de 22 …

Águas do Porto alerta para cobranças fraudulentas porta a porta

A empresa municipal Águas do Porto alertou, esta segunda-feira, para uma fraude que está a ser cometida em seu nome com falsos funcionários que tentam fazer cobranças à porta. De acordo com a Águas do Porto, …

Um terço dos universitários de Lisboa já sofreu violência sexual física

Um terço dos estudantes universitários da área metropolitana de Lisboa já foi vítima de violência sexual física pelo menos uma vez, mas são muitos poucos os que denunciam as agressões, raramente o fazendo à …

OE2020: Esquerda vai negociar "até ao último minuto". PSD não comenta eventual traição madeirense

O Governo apresentou, nesta terça-feira, na Assembleia da República, as linhas gerais da proposta de Orçamento do Estado para 2020 (OE2020) aos partidos com representação parlamentar. Dos encontros, não saiu fumo branco, com o Bloco …

Turismo fez subir o custo de vida dos portugueses. Salários continuam estagnados

O crescimento do turismo em Portugal fez crescer o custo de vida dos portugueses, especialmente nos que vivem nas grandes cidades, apesar de estes continuarem com os salários estagnados, escreve o Jornal de Notícias. Entre 2013 …

Contrato público. Amazon apresenta queixa em tribunal contra Trump

A Amazon revela que os "insistentes ataques públicos e de bastidores" de Donald Trump contra Jeff Bezos causaram "pressão" que levou à perda de contrato público com o Departamento de Defesa.  A Amazon apresentou uma queixa …

Empurrões, insultos e (talvez) um murro: Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro perderam as estribeiras no túnel do Jamor

Os treinadores de FC Porto e Belenenses, Sérgio Conceição e Pedro Ribeiro, desentenderam-se no túnel de acesso ao relvado do Estádio Nacional, ao intervalo do jogo em que as duas equipas empataram a uma bola. …

Acordo entre Rússia e Ucrânia para cessar-fogo até ao final do ano

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, chegaram na segunda-feira à noite a um acordo de cessar-fogo que deverá ter efeito até ao final do ano de 2019. "As partes …

Nova Zelândia abre investigação. Erupção do Whakaari já fez pelo menos 13 mortos

Pelo menos cinco pessoas morreram e oito continuam desaparecidas, na sequência da erupção do vulcão Whakaari, na Nova Zelândia. As autoridades afirmam que há poucas chances de terem sobrevivido. "Diria com forte convicção de que ninguém …