“Acha-se o rei da cocada”. Lula critica Zelenskyy e considera-o “tão responsável” pela guerra como Putin

17

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva

O antigo Presidente do Brasil atirou ainda farpas à Rússia, à União Europeia e aos Estados Unidos e acredita que nenhuma das partes fez o suficiente durante os esforços diplomáticos.

Em entrevista à revista Time e já em clima de pré-campanha eleitoral, Lula da Silva aproveitou para comentar também o tema que está a marcar o plano internacional e deixou críticas a todas as partes envolvidas na guerra na Ucrânia.

“Nós, políticos, colhemos aquilo que nós plantamos. Se eu planto fraternidade, solidariedade, concórdia, eu vou colher coisa boa. Mas se eu planto discórdia, eu vou colher desavenças. Putin não deveria ter invadido a Ucrânia. Mas não é só o Putin que é culpado, são culpados os Estados Unidos e é culpada a União Europeia”, atira o antigo Presidente do Brasil.

O candidato presidencial brasileiro também acredita que os esforços diplomáticos não foram suficientes. “Qual é a razão da invasão da Ucrânia? É a NATO? Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: A Ucrânia não vai entrar na NATO’. Estaria resolvido o problema. As conversas foram muito poucas. Eu acho que o diálogo só dá certo quando ele é levado a sério”, considera.

Lula também não aprova a conduta de Volodymyr Zelenskyy. “E agora, às vezes vejo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse a festejar, a ser aplaudido em pé por todos os parlamentos”, afirma, realçando que o Presidente da Ucrânia é  “tão responsável quanto Putin” porque “numa guerra não há apenas um culpado”.

A situação é comparável com a guerra no Iraque, aos olhos de Lula, que também divide as culpas entre Saddam Hussein e George W. Bush. Para o antigo Presidente, Zelenskyy poderia ter sido mais flexível nas negociações sobre a adesão da Ucrânia à NATO e à União Europeia.

“Eu não conheço o Presidente da Ucrânia. Agora, o comportamento dele é um comportamento um pouco esquisito, porque parece que ele faz parte de um espetáculo. Ou seja, ele aparece na televisão de manhã, de tarde, de noite. Era preciso que ele estivesse mais preocupado com a mesa de negociação”, critica Lula, que acredita que a atenção dada a Zelenskyy o fez achar que é “o rei da cocada“.

Lula realça ainda que também já criticou Putin e que considera a invasão “errada”, mas critica o estímulo do “ódio” contra o líder do Kremlin. “Isso não vai resolver! É preciso estimular um acordo. Mas há um estímulo [ao confronto]!”, diz.

Sobre a postura de Joe Biden, Lula lembra que já tinha elogiado o Presidente americano, mas acredita que este não teve a atitude certa na mediação da guerra: “Os Estados Unidos têm um peso muito grande e ele poderia evitar isso. Poderia ter falado mais, poderia ter participado mais, Biden poderia ter pegado num avião e ido até Moscovo para conversar com o Putin. É esta atitude que se espera de um líder”.

Adriana Peixoto, ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

17 Comments

  1. O Lula é outro aluado que julga que a Rússia invadiu a Ucrânia por causa da NATO, da união europeia, do nazismo, das drogas etc… ou seja pensa que o Putin é um santo milagreiro que só quer a paz e o bem dos povos vizinhos, e que os mauzões dos ocidentais teimam em não querer esse ambiente paradisíaco. Não querendo por em causa a inteligência do Lula tendo em conta o seu poder em manipular a justiça e o povo brasileiro, mas parece que os seus tempos de prisão toldaram-lhe as ideias.

  2. Lula emparelhando em absoluto com o Bostonaro, amaciando o pelo do Filho da Putina, pois o Brasil depende da Rússia como de pão p’ra boca, p’ra sustentar os a “Bancada Agrária” brasileira com todos os “aditivos” agrícolas.

  3. Provavelmente o corrupto e tirano Lula gosta mais do corrupto e tirano Putin ou até do 44, com quem fez vários negócios e de quem é grande amigo.

    • Este Lula é dos tais enganos enormes que campeiam na política. Um ladrão de grande envergadura gera sempre desconfiança. O povo brasileiro tem que estar atento a este burlão.

  4. Tomando a liberdade de citar o caro Lula:
    «Nós, políticos, colhemos aquilo que nós plantamos.» – Ficamos esclarecidos de quem é a culpa dos problemas que o mesmo (Lula), teve com a justiça Brasileira.

    «Os Estados Unidos e a Europa poderiam ter dito: ‘A Ucrânia não vai entrar na NATO’» – A Ucrânia não tem então a LIBERDADE de aderir (ou não) a uma organização internacional?? Mais: Ficou claro porque a Ucrânia precisava de aderir à NATO (tem um vizinho poderoso militarmente, em quem não pode confiar).

    «E agora, às vezes vejo o presidente da Ucrânia na televisão como se estivesse a festejar, a ser aplaudido em pé por todos os parlamentos» – O Lula confunde esforço diplomático, com festa. Aplauso com apoio. A presença NECESSÁRIA na TV, para dizer ao mundo o que está a acontecer na Ucrânia, com vedetismo. Enfim… O Lula confunde muita coisa com muita OUTRA coisa.

    “numa guerra não há apenas um culpado” – Gostava de ver o Lula discursar numa palestra em que o tema fosse: 2ª Guerra Mundial.

    Enfim Lula, porque no te callas?

  5. Confesso que tenho muita pena dos brasileiros (que até nem são um povo que aprecio muito). Quando forem chamados às urnas terão de escolher entre “este” (Lula) e o “outro” (Bolsonaro)…. Acho que, no mínimo, merecem a nossa simpatia. Ou terão um tirano idiota a governá-los, ou um tirano corrupto… A escolha não se avizinha fácil.

    Em todo o caso, importa perguntar o que tinha consumido este sujeito para produzir uma atoarda destas?

  6. Mais um que não sabe , ou finge não saber , quem é o Putin .
    Só para dar dois exemplos será que já ouviu falar da Georgia e Crimeia ?

  7. É verdade que é triste a idiotice deste Lula que não se veda e não se dá conta de que a passada vitória do Bostanaro só se deveu à corrupção e roubalheira do seu anterior governo e que o levou à prisão. Se é esta a sua noção de “esquerda” e de “liberdade” pessoal e nacional, então é pena não ter ficado na prisão, para não vir propagar demagogia tão do agrado das massas de que o Brasil ( triste país de tantas riquezas mas tanta miséria) é fértil.
    Mas convém não esquecer que apesar da força e do poder do “mal”, Putin está isolado e sòzinho no mundo ( exceção apenas da Coreia do Norte, e da China, países onde a liberdade é evidentemente reconhecida e respeitada).
    Vai-te —-er Lula !

  8. É verdade que é triste a idiotice deste Lula que não se veda e não se dá conta de que a passada vitória do Bostanaro só se deveu à corrupção e roubalheira do seu anterior governo e que o levou à prisão. Se é esta a sua noção de “esquerda” e de “liberdade” pessoal e nacional, então é pena não ter ficado na prisão, para não vir propagar demagogia tão do agrado das massas de que o Brasil ( triste país de tantas riquezas mas tanta miséria) é fértil.
    Mas convém não esquecer que apesar da força e do poder do “mal”, Putin está isolado e sòzinho no mundo ( exceção apenas da Coreia do Norte, e da China, países onde a liberdade é evidentemente reconhecida e respeitada).
    Vai-te Lula !

  9. Os Lulas não têm razão.
    Nós é que somos a verdade absoluta.
    Nós é que temos a inteligência toda para destilarmos o n/ veneno aos outros.

  10. Mais um comuna que irá tomar conta do Brasil! Se esse povo não tem melhor matéria para escolher, pois, quer à direita, quer à esquerda só saem duques ou cartas falsas, muito mal vai esse país e muito terá esse povo para sofrer por longos anos!

  11. O eleitorado brasileiro tem mesmo de se concentrar em eleger um candidato creedível do centro. O papel do Lula, que foi positivo durante alguns anos, terminou. É hora de mudar de paradigma.

  12. Este idiota em vez de se candidatar à presidência do Brasil, devia isso sim, candidatar-se à 1ª cadeia o mais longe da sua casa para não cheirar mal nas proximidades. É, e tem cara de burgesso!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.