Regulador revela perdas de água no sistema entre 20% e 50%

Apesar da evolução que Portugal registou em termos de recursos hídricos, Vera Eiró, que integra o Conselho de Administração da ERSAR, o regulador português para o setor da água, considera que “mais do que espaço para melhorias, há a necessidade de melhorar”.

Durante a conferência “A Blue New Deal”, promovido pela Águas de Gaia e pela Aqua Publica Europea, a responsável apontou as medidas para que sejam alcançados efeitos positivos a longo prazo, como a manutenção adequada das infraestruturas e a melhoria da eficiência estrutural e operacional do setor.

A redução de custos, o aumento da produtividade, a sustentabilidade económica e financeira do setor e a política adequada de recuperação de custos foram outros dos pontos referidos por Vera Eiró, citada pelo esta segunda-feira pelo ECO.

“Há perdas de água no sistema. Os consumidores não sabem muito sobre o que é perdido pelo caminho. Isto é sobre o que está a perder-se nesse caminho por causa da infraestrutura não estar preparada e isso é algo que precisa de ser melhorado aqui em Portugal, em algumas áreas mais do que noutras. Os dados recolhidos mostram 20%, 30% e 40% de perdas”, revelou.

Sobre as tarifas e os custos, esclareceu: “É o princípio de que o poluidor paga e de que quem usa tem de pagar pelo serviço. E o facto de que as tarifas precisam de traduzir, de facto, os custos específicos da água. Nós ainda não estamos aí e isso é algo que precisa de melhorar porque não podemos falar apenas de poupança na nossa torneira, precisamos de falar de poupança em todo o país, ao longo de todo o caminho que a água faz”.

Afonso do Ó, coordenador de Prática de Água na associação ambientalistas WWF Portugal, reforçou que os princípios básicos de “utilizador – pagador” e do “poluidor – pagador” ainda não estão implementados.

A mitigação dos efeitos das alterações climáticas foi outro dos assuntos. “Este tópico é mais operacional e leva à implementação de práticas de gestão de água mais sustentáveis. Isso significa pensar bem na reutilização da água”, sugeriu Vera Eiró.

“O aquecimento global está a colocar a água no topo da agenda”, referiu Dan Lert, vice-presidente da Câmara de Paris e presidente da Eau de Paris, sublinhando a necessidade de gerir a água de forma mais sustentável.

“No passado pensávamos na água como algo importante para a produção, para a agricultura, e agora nós vemos a água como algo que é necessário diretamente para nós. Não é só para a produção, não é só para a agricultura, é para bebermos, é para lavarmos as nossas mãos e para nos protegermos da covid-19″, explicou Vera Eiró.

“Nós precisamos de colocar a água na agenda porque ela é precisa para outros propósitos, mas também porque precisamos dela para beber, para lavar as nossas mãos e para nos protegermos”, frisou a responsável. Afonso do Ó acrescentou que a presença da água na agenda política é “importante para que se veja aquilo que é invisível”

“Uma das principais prioridades seria implementar legislação que já existe e medir o impacto da legislação para uma boa governação. Neste caso específico, a boa governação ainda não existe. Quando vejo todas as iniciativas legislativas relevantes da UE, acho que uma das prioridades seria os Estados Membros implementarem estas iniciativas e terem a noção do impacto da sua implementação”, afirmou Vera Eiró.

Já Afonso do Ó alertou para o facto de que a falta de implementação das iniciativas pode comprometer os objetivos de sustentabilidade que se pretendem atingir até 2027.

“A legislação é um motor para a inovação. Precisamos de implementar o que está feito e perceber se avançamos no bom caminho. Assim, as políticas de economia circular, o desenvolvimento de boas práticas, como o uso de água, também devem ser uma prioridade para garantir a proteção eficaz dos recursos hídricos de hoje e de amanhã”, concluiu Vera Eiró.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …