Regresso de Félix ao Benfica ganha força. Episódio no último jogo foi gota de água

2

Peter Powell / EPA

O internacional português João Félix.

João Félix está cada vez mais insatisfeito no Atlético de Madrid e pode ser emprestado ao Benfica já em janeiro.

O internacional português João Félix está insatisfeito com a falta de minutos no Metropolitano de Madrid e já pediu para abandonar o clube em janeiro. O seu agente Jorge Mendes está à procura de um novo clube e, depois do Paris Saint-Germain ter surgido como uma forte possibilidade, volta-se também a falar de um possível regresso ao SL Benfica.

Um episódio no último encontro do Atlético de Madrid para a Liga dos Campeões terá sido a gota de água para o avançado português. Os madrilenos, que estão no mesmo grupo do FC Porto, estão fora da próxima eliminatória da competição, após terem empatado na receção ao Bayer Leverkusen.

A eliminação deu-se da forma mais insólita. Já depois do apito final, com as equipas empatadas a duas bolas, o árbitro deu sinal de comunicação com o videoárbitro e foi rever um lance na grande área dos alemães. Depois da análise do lance, o juiz atribuiu grande penalidade ao Atlético de Madrid por mão do jogador do Bayer.

Os atletas do emblema germânico não queriam acreditar no que estava a acontecer. Os adeptos do Atlético festejavam como se de um golo se tratasse. Afinal de contas, se a equipa marcasse, ainda teria esperança de se qualificar para a próxima fase da Liga dos Campeões.

Dentro de campo, os jogadores colchoneros cerravam o punho em festejos contidos. A pressão em cima dos ombros era imensa e aquele penálti valia milhões. Era a hora de decidir quem ia assumir a decisão da marca dos 11 metros.

Yannick Ferreira-Carrasco, que esteve em grande destaque na partida, foi o aventureiro que decidiu marcar o penálti. No entanto, não foi uma decisão propriamente democrática. As câmaras da estação televisiva Movistar+ captaram uma conversa entre João Félix e Ferreira-Carrasco, com o português a tentar convencer o seu companheiro de equipa a bater o penálti.

Ouvidos moucos da outra parte. Foi mesmo o belga que foi marcar. O guarda-redes adversário Lukáš Hrádecký acabaria por fazer a defesa e, no chão, ainda viu a recarga de cabeça ir à barra. O terceiro remate acabou por sair desviado no defesa por cima da baliza.

Enquanto tudo isto acontecia, João Félix estava colado à linha final, longe da baliza, quase à beira da bandeirola de canto. Impávido, sereno e com uma certa indiferença, o português assistiu em cócoras a tudo o que acontecia.

O portal espanhol Todofichajes adianta que João Félix pode mesmo regressar à casa que o formou, o SL Benfica, dada a sua insatisfação em Madrid.

O internacional português chegaria ao Estádio da Luz, em janeiro, num empréstimo de seis meses. Isto daria a Félix aquilo que o jovem quer: minutos de jogo.

João Félix começou a partida frente ao Bayer Leverkusen no banco e só entrou em campo aos 87 minutos. O jogador conta com apenas 613 minutos em 14 jogos nesta temporada, uma média de sensivelmente 43 minutos por encontro. Ainda não apontou qualquer golo esta época, contando com três assistências em seu nome.

Daniel Costa, ZAP //

2 Comments

  1. Devo confessar, de todos os jogadores atuais, João Félix é o único que me diz qualquer coisa para além de pontapear a bola com mais ou menos jeito, uma versão futebolista de James Dean, “rebelde sem causa”, sozinho contra o mundo. Esta afirmação é “literária” e literal. Por exemplo, o treinador Simeone já fez umas 50 insinuações colocando em causa o profissionalismo do garoto, que não treina com a intensidade necessária, que não se aplica o suficiente, etc. e tal. E o João Tem que aguentar todos estes dislates, caladinho, não pode contradizer nem ripostar. Ou seja, tudo em nome do que deve ser, a disciplina para justificar o comportamento fascista do treinador., o “quero, posso e mando” porque sou o chefe e tu tens que estar calado.
    E o João não fala, faz umas coisinhas que são mais subversivas que mandar umas bocas. Ontem, ao colocar-se, ostensivamente, fora do jogo, sem palavras, disse ao treinador e ao clube que está fora. Mas, ao colocar-se de lado, demonstrou o fiasco de um treinador que nem sequer tem autoridade para definir a hierarquia de quem deverá assumir responsabilidades em momentos como o do penalty, Carrasco decidiu marcar e o resultado é conhecido. Ainda mais, depois de Carrasco recusar o bola a Félix, , a posição assumida por este é uma clara provocação a Carrasco, um “mostra lá”. e uma das razões do falhanço do belga/cabo-verdiano, talvez a principal.
    Deixando o “literário” e o literal, sepois deste episódio sem retorno e sendo óbvio que um clube sem ambições como o A. Madrid, onde Simeone é um “mito” e a realidade dessa falta de ambição, Félix vai sair e se bem o conheço, a vinda para o Benfica pode ser uma realidade, basta ele querer. E sei que quer., não por sentimentalismo, mas porque é o clube certo para o empréstimo: o seu clube, estável, com gente que o quer e uma equipa que, com ele, pode aspirar a mais que os quartos da Champions. Enfim, sonho de uma noite de Outono…

  2. Texto bonito…mas cheio de ilusões e ampliações exageradas de um jogador normal levado às costas por uma máquina de marketing bem oleada e uma imprensa subserviente

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.