Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

José Sena Goulão / Lusa

O presidente da Confederação de Turismo de Portugal (CTP), Francisco Calheiros

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor.

Devido ao grande impacto económico que o setor do turismo em Portugal sofreu devido à pandemia de covid-19, o Governo está a estudar a implementação de um regime de lay-off específico para esse setor.

Em declarações à Renascença, no final da reunião, Francisco Calheiros, presidente da Confederação do Turismo de Portugal, disse que a possibilidade de um regime de lay-off específico faz sentido num setor que está a ser fortemente afetado pela pandemia.

“Penso que será, obviamente, para todas as empresas ligadas ao turismo. É o que faz sentido neste momento. Há atividades que, ainda bem para elas, estão a recuperar muito, mas há atividades, como por exemplo o turismo, que não estão a recuperar tanto”, explicou Francisco Calheiros.

O presidente da Confederação explicou que, a ser implementado, o regime de lay-off específico será “menos regional e mais setorial, para todo o setor”.

No início de junho, a Confederação do Turismo de Portugal propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências “gigantescas” que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de “eclipse total e asfixia”.

Uma das medidas abrangentes defendia o prolongamento do regime de lay-off simplificado até ao primeiro semestre de 2021, algo que os operadores turísticos têm vindo a defender.

O plano propunha igualmente a recuperação do regime de banco de horas por um período mínimo de um ano, a simplificação do regime de teletrabalho, a promoção do sistema de horário concentrado e medidas de apoio à formação.

Pediam-se ainda mais verbas para promoção de Portugal como destino turístico e a disseminação do selo “Clean & Safe”, atribuído pelo Turismo de Portugal, a todo o sestor.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Onda de calor e seca podem agravar crise alimentar na Coreia do Norte

No início do verão, o líder norte-coreano Kim Jong Un descreveu a situação alimentar do país como "tensa", após o encerramento da fronteira causado pela pandemia e cheias devastadoras. No meio da estação, um ciclo …

Juiz negacionista chama "pedófilo" a Ferro Rodrigues. CSM admite novo processo disciplinar

O Presidente da Assembleia da República já reagiu ao vídeo do juiz negacionista em que este lhe chama "pedófilo", tendo alertado o Conselho Superior da Magistratura (CSM), que também já disse que os "novos factos …

Barragem do Pisão fica pronta em 2026 (e "demonstra bem o que pretende ser o PRR")

As obras de construção da barragem do Pisão, no concelho de Crato, distrito de Portalegre, cujo contrato de financiamento foi assinado esta sexta-feira, vão arrancar até 2023 para o empreendimento entrar em "pleno funcionamento" em …

Gonçalves Pereira diz que não é recandidato por "opção exclusiva da direção"

O vereador do CDS-PP na Câmara de Lisboa afirmou, esta sexta-feira, que não é recandidato nas próximas autárquicas por opção exclusiva da atual direção do partido, que foi contra os órgãos distritais e concelhios. "Este ano, …

Fraude de quatro milhões com IVA na alimentação. MP acusa 29 arguidos

Uma rede de empresas responsável por simular transações de produtos alimentares isentas de IVA foi desmantelada pelas autoridades e 29 arguidos foram acusados pelo Ministério Público (MP), devido a um esquema que permitiu obter reembolsos …

Nove anos de prisão para primeiro condenado ao abrigo da lei da segurança nacional em Hong Kong

O primeiro residente de Hong Kong condenado no âmbito da nova lei de segurança nacional foi sentenciado a nove anos de prisão, esta sexta-feira, por terrorismo e incitação à secessão. Os três juízes, escolhidos pela chefe …

Novo Banco e Apollo entregam propostas pelo EuroBic

O Novo Banco e o fundo Apollo apresentaram propostas para as posições de Isabel dos Santos e de Fernando Teles no EuroBic, enquanto o fundo J.C. Flowers e o Abanca estão a negociar com os …

Israel vai administrar terceira dose da vacina em maiores de 60 anos

Israel vai avançar com a inoculação de uma terceira dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com mais de 60 anos, anunciou, esta quinta-feira, o primeiro-ministro israelita, numa declaração transmitida na televisão. Confrontado nas últimas …

Autoridades chinesas e Talibãs estreitam laços enquanto EUA deixam o Afeganistão

O ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi, se reuniu na quarta-feira com líderes dos Talibãs na cidade de Tianjin, no norte da China, um sinal do estreitamento dos laços entre Pequim e o grupo …

Feirantes senegaleses queixam-se de "acesso bloqueado" à feira de Barcelos

Feirantes do Senegal queixaram-se esta quinta-feira de serem proibidos de operar na feira semanal de Barcelos e falaram em discriminação racial, mas a câmara contrapôs que é uma questão de cumprimento do regulamento que impede …