Confederação do Turismo propõe Lay-off simplificado, banco de horas e horário concentrado

Tiago Petinga / Lusa

A Confederação do Turismo de Portugal (CTP) propôs ao Governo 99 medidas para mitigar as consequências “gigantescas” que a pandemia está a ter no sector, apontando um cenário de “eclipse total e asfixia”.

Segundo noticiou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, a CTP apontou o novo coronavírus como “a externalidade de maior impacto com que a atividade económica do turismo já alguma vez se confrontou”.

O Plano de Retoma do Turismo Português da CTP contém 99 propostas transversais a todas as áreas do turismo e outras destinadas a ramos específicos, como restauração ou aviação.

Uma das medidas abrangentes defende o prolongamento do regime de ‘lay-off’ simplificado até ao primeiro semestre de 2021, algo que os operadores turísticos têm vindo a defender.

O plano propõe igualmente a recuperação do regime de banco de horas por um período mínimo de um ano, a simplificação do regime de teletrabalho, a promoção do sistema de horário concentrado e medidas de apoio à formação.

Pedem-se ainda mais verbas para promoção de Portugal como destino turístico e a disseminação do selo “Clean & Safe”, atribuído pelo Turismo de Portugal, a todo o sector.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.