Nova revisão do Governo. Reformas terão subida adicional entre um e 20 euros em 2023

7

António Cotrim / Lusa

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho.

O crescimento do PIB e da inflação ficaram acima das estimativas do Governo, o que obrigou o executivo a rever em alta as atualizações das pensões previstas para o próximo ano. O Rendimento Social de Inserção também vai aumentar.

A inflação e o crescimento do PIB obrigaram o Governo a rever em alta a atualização das pensões prevista para 2023, subindo mais quatro décimas.

O Indexante dos Apoios Sociais (IAS) também foi revisto e sobe de 8% para 8,4%, passando de 478,7 para 480,43 euros. Esta subida terá impacto nos escalões de atualização das pensões e no Rendimento Social de Inserção, relata o Dinheiro Vivo.

As pensões até 960,86 euros terão assim uma subida de 4,83%, enquanto que as reformas entre 960,86 euros e 2882,58 euros aumentarão 4,49%. Já as reformas entre 2882,58 euros e 5765,16 euros subirão 3,89%.

“Esta atualização tem um custo adicional de 110 milhões de euros, a somar aos 1155 milhões já previstos”, refere o comunicado do Ministério do Trabalho, tutelado por Ana Mendes Godinho, que frisa que “estes aumentos serão publicados por portarias e produzirão efeitos com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2023, a 1 de janeiro de 2023”.

A revisão deve-se ao facto de a inflação e do crescimento do PIB terem ficado acima das previsões do Governo. O executivo previu uma inflação de 7,1%, mas o verdadeiro valor foi de 7,46%.

Já o crescimento do PIB situou-se nos 4,78%, acima da estimativa de 4,5% do Ministério das Finanças. No entanto, é importante referir que os valores definitivos só serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística no dia 14 de dezembro.

Para além da subida das pensões, o Rendimento Social de Inserção, que está congelado nos 189,66 euros desde 2019, também será aumentado. O Ministério do Trabalho revela que a prestação subirá em 2023 em linha com a atualização do IAS, aumentando assim 8,4% e chegando aos 205,59 euros.

ZAP //

7 Comments

  1. Este Governo anda a gozar com o povo e a mentiu aos pensionistas , queremos eleições não de pode confiar num primeiro ministro com sua equipa de Aldrabices, não tenho medo de dizer sinto uma verdadeira vergonha de ter ajudado a eleger este governo de trapalhões., Deixo a qui um mensagem ao senhor presidente da República . maioria dos portugueses confiram no senhor, mas o senhor nada faz para meter ordem neste Governo , isso por serem amigos e amiguinhos , o senhor tira umas selfies e que o podo anda todo aplaudir , mas nós não vivemos de selfies nem de risadas não temos dinheiro para pagar nossos impostos nem comida estamos a passar fome, estamos como no terceiro mundo sopa e pão , quanto outros andam a nadar em dinheiro sinto Butantã vergonha da maneira que tratam o povo que menos tem .e trabalharam toda a vida para encher a barriga a gatunos..

    • Muito bem Sr.Fernando já se esqueceu do quanto fomos roubados no tempo do outro senhor, que de senhor nada teve? Quatro ou Cinco por cento pode ser pouco,mas sempre é melhor do que andar para trás,ou já se esqueceu? sabe quanto desemprego atingiu? não, não sabe pelo seu comentário mas lamento tanta ignorãncia.

  2. Em relação ao comentário da pessoa em si que nâo se indentificou teve medo de por o nome simplesmente só pós AJOC respondeu que está bém para ele será porque tem a barriga cheia chega para ele o que ganha nâo deve ser pouco por isso está-se nas tintas para os outros que passe mal o governo e prizidente sâo uns bigaristas nâo compriram com o prometido os grandes teem grandes aumentos e o pobre é que sofre os grandes haviam-se de se gobernar com o pouco dos pobres que sofrem por cauza disto tudo enfim eles disidem fazem o que lhe apete-se por isso os partidos não se entendem nunca estam contentes falam de barriga cheia e contentes querem todos é pileiro sâo todos iguais nâo tenho vergonha mais uma coisa estou com bastantes dificuldades ninguém me ajuda com a reforma do meu marido nem direito tenho ao rendimento minimo isto nâo e justo uns tudo outros nada e os grandes nâo veem isso istou escrita e á espera duma casa da camara da minha regiâo á6 anos porque nâo tenho condiçoês com a reforma do marido eu nem trabalho consigo já com 60 anos vejam bém isto está serto mando meu nome sem medo é verdade o que disse e tinha muinto mais para falar etc fica por aqui para quem quizer pode ver á bontade

  3. O meu comentário é simples, meu anterior patrão eu com 54 anos lamentou que queria prescindir de um lugar de um funcionário porque teria necessidade monetária, ,que me levou a fazer um acordo com ele de 20 anos de trabalho fui indemnizado 10 anos em metade, entreguei a carta ao fundo de desemprego, pois fui reformado aos 59 anos agosto de 2022 tendo eu 45anos de desconto, porque comecei a trabalhar com 14 anos tudo o que ganhei descontei não fugi um cêntimo, no fim fui deparado em suma de meu ordenado nas contas sociais um valor de anos correspondentes um salário de 1043 euros.
    conclusão, a minha reforma é de 570 euros, porque para sustentabilidade da segurança social foram 15 por cento, por o acordo foi mais 15 por cento, e pela antecipação de reforma outros 15 por cento ,estou indignado por ter descontado 45 anos
    que nunca fugi aos impostos num trabalho como serralheiro, ainda ter que descontar da minha miserável reforma para continuar a sustentar quem nunca fez nada, por isso não venham com tretas, porque quem mais trabalhou e descontou honestamente, são e serão os mais prejudicados, enfim não há explicação possível, é esta miséria de país, como eu e muitos que deram o litro para Portugal estão na pobreza agradecendo a estes governantes pelas suas ricas politiquices

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.