Reformas das mulheres são 43% inferiores às dos homens

1

As mulheres em Portugal recebem, em média, salário 17,2% inferiores aos homens, segundo um estudo divulgado há cerca de um ano pelo ISEG. Agora, dados atualizados mostram que as reformadas ganham, em média, 43% menos que os homens.

Estes dados foram fornecidos à CNN Portugal pelo Ministério do Trabalho e da Segurança Social (MTSS). “Do universo total de pensões de velhice do regime geral”, indicou a fonte, “a diferença do valor de pensão entre homem e mulher é de 43% em 2021”.

Segundo a mesma fonte, em 2021, os homens recebiam em média uma pensão de 657,03 euros por mês, enquanto as mulheres auferiam uma pensão média de 372,62 euros mensais. Considerando os dados totais, naquele ano a média das pensões em Portugal rondava os 509 euros.

O MTSS notou que a diferença de valores “não resulta de qualquer falta de preocupação feminina com a proteção social”, mas acontece porque a sua participação no mercado de trabalho “foi mais reduzida (para assistência a família, sobretudo)”.

“Esta realidade tem vindo a ser alterada, apesar de ainda existir maior propensão para a assistência à família ser assegurada pelas mulheres”, apontou.

“Em 2020, por exemplo, as mulheres a receber pensão tinham em média 23 anos de carreira, por comparação com 22 anos nos homens”, referiu o gabinete. “Mas, se analisarmos apenas as pensões entradas em 2020, constata-se que as mulheres já têm 32 anos, contra 38 dos homens”, acrescentou.

Contudo, esta tendência de aproximar os anos de carreira contributiva não significa uma aproximação expressiva nos valores. Os homens que se reformaram em 2021 receberam nesse ano uma pensão mensal de 746,39 euros, enquanto as mulheres receberam 450,01 euros. As reformadas foram 40% inferiores às dos reformados.

ZAP //

1 Comment

  1. Noticia tendenciosa de esquerda, será que a reforma se refere ao mesmo trabalho incluindo o salário para o trabalho? Se calhar uma mulher que trabalhou numa loja de roupa não deve ou devia por exemplo o mesmo que um médico ou policia na reforma acho eu…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.