/

Quem se reformou em Setembro e Outubro não recebeu bónus

Meia pensão extra não foi paga aos aposentados nesses dois meses porque houve um atraso por parte da Segurança Social.

Para ajudar os portugueses a gerir melhor o dia-a-dia, em ano de recordes na inflação, uma das medidas do Governo em 2022 foi ceder meia pensão extra a reformados.

O reforço foi dado a pessoas que recebem pensões mensais, no máximo, de 5.318 euros.

Mas houve um problema, reforçado nesta terça-feira pelo Dinheiro Vivo: quem se reformou em Setembro e em Outubro do ano passado, não recebeu esse bónus.

Houve um atraso no processamento das pensões por parte da Segurança Social, que acabou por não pagar o apoio a tempo.

A situação foi denunciada por alguns pensionistas e não foi negada pelo Ministério do Trabalho, em reacção ao portal.

A meia pensão extra foi paga – a meio de Outubro – a quem se aposentou, no máximo, até Agosto.

Quem se aposentou em Setembro e em Outubro, viu o pedido de aposentação ser aceite na altura, mas só começou a receber a prestação em Novembro – e assim não teve direito ao bónus, pago no mês anterior.

A Segurança Social enviou uma resposta oficial aos queixosos. Assumiu que as reformas só iam começar a ser pagas em Novembro – e nunca referiu o complemento extraordinário de 50%.

O ministério do Trabalho não esclareceu se a situação vai ser corrigida. Uma situação que já foi detectada e denunciada pelo Partido Comunista Português, logo em Outubro – a ministra Ana Mendes Godinho ainda não respondeu ao PCP.

As pessoas que se reformaram nos dois meses mencionados têm outra desvantagem: o corte que foi aplicado a quem recebeu esse bónus também lhes foi aplicado, na actualização das reformas para 2023. Assim, é reduzida permanentemente a base da pensão para cálculo de futuros aumentos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.