Reforma das Forças Armadas causa mal-estar. Eanes pede cuidado, Cravinho acusa opositores de “caricaturas”

Rodrigo Antunes / Lusa

O ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho

A reforma do Governo para alterar a estrutura superior de comando das Forças Armadas tem causado mal-estar no topo da hierarquia militar. João Gomes Cravinho acusa os opositores de fazerem “mistificações e caricaturas”.

Depois da reunião do Conselho de Estado, António Ramalho Eanes, antigo Presidente da República e a voz mais severa contra a proposta do Governo, disse ao Expresso que é preciso melhorar o sistema sem “atropelos” à instituição.

“A liderança militar é distintiva da de outras instituições. Naturalmente, tem de se atualizar para responder eficazmente às mudanças que o Conceito Estratégico de Defesa Nacional e o Conceito Estratégico Militar estabelecem, para que o país possa ter umas Forças Armadas que respondem a todas as suas necessidades”, começou por afirmar.

“Mas essas mudanças devem ser feitas, como dizia Miguel de Unamuno, sem atropelos à sua unidade, continuidade e personalidade”, acrescentou.

Perante as resistências dos chefes militares, Marcelo Rebelo de Sousa apelou, no fim da reunião do Conselho de Estado, ao equilíbrio da proposta.

Além de Eanes, entre os críticos está o general Garcia Leandro, que escreveu um artigo no jornal Público onde questiona se o chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), o almirante Silva Ribeiro, tem “condições para continuar”, sendo que “nunca cumprirá a sua missão se não merecer a confiança daqueles que dele dependem”.

Além disso, quase 40 oficiais-generais assinaram um documento para Belém que refere “erros gravosos” e soluções “simplistas” na reforma.

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, insiste, no entanto, na importância da reforma e afirma que noutros países também houve críticas por “interesses corporativos”.

O governante acusa também os opositores de “mistificações e caricaturas” em relação às alterações.

O debate segue agora para a Assembleia da República. António Filipe, deputado do PCP, admitiu ao matutino que se possam chamar antigos chefes das Forças Armadas para falar sobre o tema, tendo em conta que “as opiniões não são muito favoráveis, e alertam que as experiências que se fizeram não deram grande resultado, como a reforma da saúde militar”.

A reforma pretende minimizar “redundâncias de competências e de estruturas e o esclarecimento de situações que podem ser equívocas quanto à linha de comando”, com o intuito de promover uma “maior eficácia” do comando operacional conjunto.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Como nasceu o mito dos vampiros? Mais doenças e menos Drácula

Os vampiros são um mito com séculos de história e que podem estar associados a doenças como a raiva e a pelagra — e não ao Drácula. O vampiro é uma imagem comum na cultura pop …

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …