Reembolsos de IRS. Finanças não se comprometem com prazo avançado por Siza Vieira

Tiago Petinga / Lusa

As Finanças não se comprometem com o prazo avançado esta terça-feira pelo ministro de Estado e da Economia, Pedro Siza Vieira, para o pagamento integral dos reembolsos de IRS aos contribuintes portugueses.

Nesta terça-feira, Pedro Siza Vieira disse, numa audição na Comissão de Economia, Inovação, Obras Públicas e Habitação na Assembleia da República, ter a indicação “de que durante o mês de junho serão integralmente pagos”, os reembolsos de IRS, assegurando que “não há gestão de tesouraria” a este nível.

Questionado pelo Eco, o Ministério das Finanças não se compromete com esse prazo.

Ao jornal de economia, o fiscalista Luís recordou que, como o prazo para a entrega das declarações Modelo 3 só termina no final deste mês, a máquina da Autoridade Tributária não deverá conseguir, tecnicamente, dar a resposta num tão curto espaço de tempo.

Nesta segunda-feira, a Provedora de Justiça, Maria Lúcia Amaral, mostrou-se preocupada com a demora nos reembolsos do IRS aos contribuintes com e sem dívidas fiscais.

Por esse motivo, escreveu ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, para pedir a correção de erros. “Os cidadãos e os agregados familiares, privados dos reembolsos de IRS a que têm direito, não estão a ver assegurados os meios de subsistência que o legislador quis garantir-lhes (…), pelo que urge corrigir a situação”, refere no texto, pedindo “especial e urgente atenção” ao assunto.

Devido à pandemia de covid-19, o Governo não está a conseguir fazer reembolsos rápidos de IRS, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores.

De acordo com os dados mais recentes, citados pelo Eco, até ao momento, já chegaram à Autoridade Tributária cerca de 4,2 milhões de declarações Modelo 3.

Destas, 2.551.293 já foram liquidadas, tendo a maioria (cerca de 1,5 milhões) dado lugar a reembolsos. E até agora, o Fisco já processou 1,2 milhões dessas declarações às quais corresponde a devolução de imposto, no valor de mil milhões de euros.

A Campanha de IRS deste ano arrancou a 1 de abril, prolongando-se até 30 de junho.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Salgado acusa Banco de Portugal de "deslealdade" e "desonestidade"

Na contestação à coima aplicada pelo supervisor por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais, a defesa de Ricardo Salgado acusou o Banco de Portugal de ter sido “desleal e desonesto” na forma …

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …