“Haverá muitas turmas sem aulas”. Redução de horários obriga a contratar mais professores

1

A colocação de professores não teve em conta as reduções de horários, pelo que será necessário contratar mais docentes.

O ministro da Educação, João Costa, anunciou recentemente que foram colocados 12.791 professores dos 13.101 pedidos pelas escolas, que preencheram assim 98% das vagas. Desta forma, ficaram 310 horários por preencher.

A Federação Nacional de Professores (Fenprof) alertou, no ano passado, “os problemas de falta de professores foram surgindo ao longo do ano e este ano deverá ser igual”.

De facto, apenas no papel é que 98% das vagas ficaram preenchidas, isto porque o Ministério da Educação não teve em conta as reduções de horário a que os docentes têm direito mediante a idade, escreve o Correio da Manhã.

Estas reduções atingem as quatro horas por semana a partir dos 55 anos e oito horas acima dos 60 anos. Assim, por três docentes acima dos 60, é preciso recrutar mais um.

“O ministro indicou esses 98%, porque tornam o panorama mais cor-de-rosa, mas a percentagem real será muito inferior. Só quando os professores se apresentarem nas escolas se saberá quantas horas serão libertadas”, disse ao Correio da Manhã o docente Davide Martins.

Porém, este não é o único problema. Também há reduções de horário para docentes com direções de turma e outros envolvidos em projetos; e é necessário substituir professores de baixa médica.

“Haverá muitas turmas sem aulas. Neste momento já há problemas com Informática, como admitiu o Ministério da Educação, mas haverá outras faltas nos grupos de Inglês, Português, História, Geografia”, acrescentou.

Um estudo de diagnóstico de necessidades docentes, divulgado em novembro do ano passado, estima que até 2030/2031 seja necessário contratar 34.508 novos docentes face à tendência, que deverá ser ainda mais acentuada, de falta de professores.

Daniel Costa, ZAP //

1 Comment

  1. Quem em seu perfeito juízo vai para professor? Ganhar mal, não ter carreira, andar a gastar tudo em passeios forçados pelo país…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.