/

Redes sociais deram voz a uma legião de imbecis, diz Umberto Eco

mtkr / Flickr

O escritor italiano Umberto Eco

O escritor italiano Umberto Eco

O escritor e filólogo italiano Umberto Eco afirmou que as redes sociais dão o direito à palavra a uma “legião de imbecis” que antes falavam apenas “num bar e depois de uma taça de vinho, sem prejudicar a coletividade”.

“Normalmente, os imbecis eram imediatamente calados, mas agora têm o mesmo direito à palavra de um Prêmio Nobel”, disse o escritor, durante um evento em que recebeu o título de doutor honoris causa em Comunicação e Cultura, na Universidade de Turim, no norte da Itália.

Crítico do papel das novas tecnologias no processo de disseminação de informação, Umberto Eco defende que antes da internet já a televisão tinha posto o “idiota da aldeia” num patamar em que se sentia superior.

“O drama da Internet é que promoveu o idiota da aldeia a portador da verdade“, acrescentou Eco, citado pela agência noticiosa italiana ANSA.

O escritor aconselhou ainda os jornais a filtrarem as informações da web com uma “equipe de especialistas”, porque ninguém é capaz de saber se um site é “confiável ou não”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.