/

Rede neonazi italiana desmantelada fez contactos com Mário Machado

Rodrigo Antunes / Lusa

O presidente da Nova Ordem Social, Mário Machado

Uma rede neonazi desmantelada em Itália tinha ligações com Mário Machado, fundador do partido Nova Ordem Social. Os italianos estiveram em Lisboa reunidos com a organização de extrema-direita.

Em Itália, uma rede neonazi foi desmantelada esta quinta-feira pelas autoridades. Os italianos detidos preparavam-se para formar um novo partido político e dar treino militar aos seus membros. De acordo com o jornal Público, a rede neonazi tinha ligações com Mário Machado, fundador do Nova Ordem Social (NOS).

Os contactos foram feitos em Lisboa, durante a conferência internacional de extrema-direita, no dia 10 de agosto, organizada pelo próprio Mário Machado. Foi na capital portuguesa que militantes desta rede neonazi italiana estiveram presentes.

O objetivo era alargar a sua influência internacionalmente, compactuando com outros grupos de extrema-direita. Segundo a revista italiana Today, os italianos fizeram ainda contactos com os Aryan White Machie – C18 e com os Blood & Honor.

“Em Portugal, os Blood & Honour, os Portugal Hammer Skins e o recém-criado movimento neonazi Nova Ordem Social estão activos tanto a nível nacional como internacional”, alerta um relatório da Europol.

Apesar disso, ainda este mês, Mário Machado suspendeu a atividade do NOS por não encontrar “alguém que esteja disponível” para o substituir na liderança. Cinco anos depois a sua criação, diz que o partido cumpriu os seus objetivos, mas que ficará suspenso “até que apareça alguém com vontade de liderar”.

Alguns militantes acabaram por abandonar o NOS para formar uma nova aliança, a Nova Legião Portuguesa. Mário Machado terá sido acusado de “quebrar a coluna vertebral” do movimento, sendo chamado de “tirano”.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.