Cerca de um quarto dos reclusos manifestaram intenção de votar nas presidenciais

Mário Cruz / Lusa

Um total de 2.451 reclusos – cerca de um quarto da população prisional – manifestaram intenção de votar nas eleições presidenciais, concluída a primeira fase do processo de voto antecipado dos reclusos, revelaram esta quarta-feira os Serviços Prisionais.

Em comunicado, a Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) informa que, concluída a primeira fase do processo de voto antecipado dos reclusos, “manifestaram intenção de votar, inscrevendo-se na Plataforma do Voto Antecipado, 2.451 cidadãos privados de liberdade, mas usufrutuários dos seus direitos políticos”.

“Esta DGRSP consciente de que é matéria de reinserção social trazer os reclusos para o círculo dos cidadãos votantes, empenhou-se profundamente, desde o período anterior às últimas eleições legislativas, em despertar na população reclusa o interesse pelos atos eleitorais”, salienta a direção-geral, tutelada pelo Ministério da Justiça.



Nesta medida e logo nessa altura, refere o comunicado, “a DGRSP contactou e reuniu-se com a Comissão Nacional de Eleições e com os responsáveis do Ministério da Administração Interna (MAI) no sentido de se facilitar o voto dos reclusos, tendo-se obtido pequenas alterações nos procedimentos que muito facilitaram a inscrição dos reclusos”.

Internamente, prossegue a nota da DGRSP, o diretor-geral, Rómulo Mateus, escreveu aos reclusos e determinou a elaboração de cartazes alusivos aos atos eleitorais em que se apelava à participação cívica no voto.

Os cartazes foram afixados nas zonas prisionais, esclarece a DGRSP, dizendo que igualmente foi pedido aos técnicos de reeducação e aos professores colocados pelo Ministério da Educação no interior das prisões que desenvolvessem atividades académicas alusivas ao dever da participação política, nomeadamente nas próximas eleições presidenciais.

“Como resultado desta campanha, de uma percentagem de 9% de cidadãos reclusos votantes em 2015, o que espelhava as percentagens habituais, atingiu-se uma percentagem de 23,7% dos reclusos votantes nas últimas eleições legislativas, o que se crê ser um marco significativo, nunca antes alcançado, no sistema prisional”, realça a DGRSP.

“Este esforço materializa-se agora com a inscrição para votar de 2.451 reclusos (25,3% dos reclusos nacionais), valor que se tem como muito auspicioso”, enfatiza a DGRSP.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal belga obriga AstraZeneca a entregar 50 mihões de doses de vacina à UE

A AstraZeneca vai ter que entregar 50 milhões de doses da vacina para a covid-19 à União Europeia. A entrega deve ser efetuada até 27 de setembro. A justiça belga ordenou, esta sexta-feira, à farmacêutica …

"Dois terços dos problemas estão na Área Metropolitana de Lisboa", justifica Costa

O primeiro-ministro, António Costa, justificou esta sexta-feira a necessidade de tomar medidas localizadas em Lisboa para evitar que o agravamento da situação epidemiológica se alastre.  Em Bruges, na Bélgica, à margem da sessão de encerramento do …

CDS critica “enorme infelicidade” do Presidente e "comunicação desastrosa" do Governo

O CDS-PP criticou hoje as declarações do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quando disse que no que depender dele não haverá "volta atrás" no desconfinamento, considerando-as de “uma enorme infelicidade”, lamentando também a …

Astronautas entraram pela primeira vez na nova estação espacial chinesa

Três astronautas chineses começaram, esta sexta-feira, a fazer da nova estação espacial da China o seu lar, um dia depois de ali terem chegado, num lançamento bem-sucedido, que marcou um novo avanço no ambicioso programa …

Homicida de Bruno Candé tinha plena consciência dos seus atos. MP quer 22 anos de prisão

Evaristo Marinho, o homicida de Bruno Candé, tinha plena consciência dos seus atos quando cometeu o crime, lê-se no relatório do Instituto Nacional de Medicina Legal. O Ministério Público quer 22 anos de prisão. O Ministério …

Pandemia deixa dezenas de bebés por registar, o que pode "potenciar o tráfico humano"

O encerramento do balcão "Nascer Cidadão", durante a fase mais crítica da pandemia, impediu o registo de bebés nascidos nessa altura. Citando fontes do Hospital de Faro, a rádio TSF avança que as campainhas de alarme …

Auditoria revela 52 casos de envio de dados na CML. Medina lamenta "prática inadequada" (e faz uma demissão)

A auditoria interna pedida por Fernando Medina conclui que a Câmara Municipal de Lisboa enviou dados pessoais de manifestantes a embaixadas 52 vezes, desde que entrou em vigor o Regime Geral de Proteção de Dados …

Salgado chama seis familiares a depor, incluindo um tio de 102 anos

A defesa do ex-presidente do BES vai chamar 40 testemunhas para depor no julgamento no âmbito da Operação Marquês. A lista inclui seis familiares, incluindo um tio de 102 anos. De acordo com o semanário Expresso, …

"Mais próximos do normal". Espanha levanta obrigação de máscaras no exterior na próxima semana

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou hoje que as máscaras vão deixar de ser obrigatórias nos espaços exteriores em Espanha a partir de sábado, dia 26 de junho. "Este será o último fim de semana com …

"É o Governo que tem poder de decidir", diz Marcelo sobre Lisboa

O Presidente da República, que se encontra nos Estados Unidos, escusou-se a comentar as medidas sanitárias decretadas pelo Governo em relação à Área Metropolitana de Lisboa. O Chefe de Estado voltou a frisar à RTP que …