Recibos Verdes com novas regras (e o subsídio de desemprego fica mais fácil)

O Governo está a ultimar as novas regras que vão ser aplicadas aos trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, a partir de 1 de Julho de 2018. Uma das principais novidades passa pela facilitação do acesso ao subsídio de desemprego.

O Correio da Manhã avança que os trabalhadores que passam Recibos Verdes vão ter acesso ao subsídio de desemprego ao fim de um ano de trabalho.

Neste momento, os trabalhadores independentes têm que acumular 720 dias de trabalho para terem acesso a esta prestação social. Na nova proposta que está a ser preparada pelo Governo, aquele período é reduzido para apenas 360 dias, tal como acontece com os trabalhadores por conta de outrem.

A prestação mensal de subsídio de desemprego para os trabalhadores a Recibos Verdes vai equivaler a 65% do rendimento bruto amealhado no ano de trabalho em causa, não podendo ser inferior a 428 euros (ou seja, o valor de referência como Indexante de Apoios Sociais – IAS), nem ser superior a 1.072 euros.

Os descontos para a Segurança Social também vão ser reduzidos para metade, isto é, 24 meses, de acordo com o CM.

Estas novas medidas deverão ser aplicadas a partir de 1 de Julho de 2018. Mas antes disso, o Governo ainda está a ultimar os detalhes da proposta que terá que passar pelo Conselho de Ministros.

As novas regras que estão em preparação visam equiparar a situação dos trabalhadores a Recibos Verdes com a dos trabalhadores por conta de outrem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Recandidatura de Trump arranca com despedimentos de responsáveis por sondagens negativas

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, apresenta esta terça-feira a sua recandidatura à Casa Branca pelo Partido Republicano, num comício que juntará 20 mil pessoas em Orlando, Flórida, e numa altura em que sondagens …

Atlético ganhou a corrida. João Félix vai para Madrid

João Félix deverá mesmo rumar ao Atlético de Madrid. Segundo escreve a imprensa desportiva esta terça-feira, os colchoneros adiantaram-se na corrida pelo avançado de 19 anos e estarão mesmo dispostos a bater a cláusula de …

Freira e Diocese de Fátima disputam imóveis de 5 milhões de euros

É uma "guerra" que corre pelos tribunais há 11 anos e que envolve um património imobiliário avaliado em 5 milhões de euros. Podia ser mais uma história comum de desaguisados na justiça, não fosse o …

Fim das taxas moderadoras custa mais de cem milhões de euros por ano

O diploma aprovado, na última semana, no Parlamento para acabar com a maioria das taxas moderadoras vai custar ao Estado mais de cem milhões de euros por ano. O projeto de lei do Bloco do Esquerda …

Tancos. Detetada discrepância na listagem de lança-granadas

O CDS alega diferenças entre as listas comunicadas pelo Exército e entregues pela Polícia Judiciária Militar ao Ministério Público e quer alterar relatório final sobre Tancos. O CDS alegou existir uma diferença de 80 lança-granadas …

Rio defende inocência de Álvaro Amaro e critica julgamentos na praça pública

O presidente do PSD defendeu esta segunda-feira, em Viana do Castelo, o respeito pelo princípio de presunção de inocência para todos os portugueses e criticou julgamentos "na praça pública", referindo-se ao processo que envolve o …

Campanha para ajudar Miguel Duarte já angariou mais de 30 mil euros

A campanha de crowdfunding para ajudar Miguel Duarte, acusado pela justiça italiana de auxílio à imigração ilegal, já angariou quase 30 mil euros. Para surpresa de Miguel Duarte, o objetivo inicial da campanha de crowdfunding lançada no …

Misteriosas ilhas artificiais na Escócia são mais antigas que Stonehenge

Arqueólogos da Universidade de Southampton, que trabalharam com colegas da Universidade de Reading e com o arqueólogo local Chris Murray, descobriram que alguns "crannogs" escoceses datam do período neolítico - muito mais antigos do que …

Greves da Soflusa e Transtejo desconvocadas

A secretária-geral e responsável pela comunicação da Soflusa, Margarida Perdigão, confirmou esta segunda-feira que as greves da empresa de transportes foram desconvocadas. As greves tinham início marcado para terça-feira. Os sindicatos assinaram um protocolo que vai …

ONG pede investigação sobre a morte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi

A organização não-governamental Human Rights Watch pediu uma investigação sobre o acesso à assistência médica e aos alegados maus tratos sofridos ao longo dos anos por parte do ex-presidente do Egito Mohamed Morsi, que morreu …