Recibos Verdes com novas regras (e o subsídio de desemprego fica mais fácil)

O Governo está a ultimar as novas regras que vão ser aplicadas aos trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, a partir de 1 de Julho de 2018. Uma das principais novidades passa pela facilitação do acesso ao subsídio de desemprego.

O Correio da Manhã avança que os trabalhadores que passam Recibos Verdes vão ter acesso ao subsídio de desemprego ao fim de um ano de trabalho.

Neste momento, os trabalhadores independentes têm que acumular 720 dias de trabalho para terem acesso a esta prestação social. Na nova proposta que está a ser preparada pelo Governo, aquele período é reduzido para apenas 360 dias, tal como acontece com os trabalhadores por conta de outrem.

A prestação mensal de subsídio de desemprego para os trabalhadores a Recibos Verdes vai equivaler a 65% do rendimento bruto amealhado no ano de trabalho em causa, não podendo ser inferior a 428 euros (ou seja, o valor de referência como Indexante de Apoios Sociais – IAS), nem ser superior a 1.072 euros.

Os descontos para a Segurança Social também vão ser reduzidos para metade, isto é, 24 meses, de acordo com o CM.

Estas novas medidas deverão ser aplicadas a partir de 1 de Julho de 2018. Mas antes disso, o Governo ainda está a ultimar os detalhes da proposta que terá que passar pelo Conselho de Ministros.

As novas regras que estão em preparação visam equiparar a situação dos trabalhadores a Recibos Verdes com a dos trabalhadores por conta de outrem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PSD quer revogar regime de libertação de reclusos após fim da vacinação nas prisões

O PSD entregou esta quarta-feira um projeto-lei que pretende revogar, a partir de 1 de julho, o regime excecional de libertação de presos, associado a uma resolução para que todos os reclusos sejam vacinados até …

Reforma eleitoral promovida por Joe Biden travada no Senado dos EUA

A reforma eleitoral promovida pelo presidente norte-americano Joe Biden, considerada a maior das últimas décadas, foi travada no Senado dos Estados Unidos pela oposição do partido republicano. Em votação na câmara alta do Congresso na tarde …

PJ detém cinco pessoas acusadas de raptarem criança de 13 anos para a obrigar a casar

A Polícia Judiciária deteve, na terça-feira de madrugada, três homens e duas mulheres suspeitos de terem raptado uma criança de 13 anos para a obrigar a casar com um rapaz da mesma idade. Os cinco detidos …

Portugal vs França Em Direto. Onze provável da seleção com Renato e Moutinho de início

A seleção de Portugal joga esta quarta-feira o tudo por tudo contra a França, num encontro que pode significar o apuramento para os Oitavos de Final do Euro 2020 ou o regresso a casa mais …

Ana Paula Vitorino já tem luz verde para liderar AMT

A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) aprovou a escolha da ex-ministra do Mar e atual deputada Ana Paula Vitorino para a presidência da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT), …

"Pensão na Hora". Dez mil portugueses pediram reforma aprovada em 24 horas

A Segurança Social já recebeu dez mil pedidos de reforma através do "Pensão na Hora", mas só 14% foram deferidos automaticamente 24 horas depois. A ferramenta digital "Pensão na Hora" está disponível há cerca de quatro …

Depois da nega de Costa, associações da Cultura foram recebidas por Marcelo

O Presidente da República reuniu-se, esta terça-feira, com representantes das associações e promotores de espetáculos, que expressaram as dificuldades que o setor atravessa, como a obrigatoriedade de testagem para a realização de eventos. "Estivemos em Belém …

Portugal regista três mortes e o maior número de casos desde fevereiro

Portugal registou nas últimas 24 horas três mortes associadas à covid-19, 1.497 novos casos de infeções confirmadas - o maior número desde 24 de fevereiro - e uma diminuição nos internamentos em enfermaria e cuidados …

PAN quer proibir animais de companhia acorrentados e em varandas

O PAN quer proibir os donos de animais de companhia de os acorrentarem permanentemente ou os colocarem em varandas por largos períodos de tempo, através de um projeto de lei entregue hoje na Assembleia da …

IGAI abre processo ao protesto do Movimento Zero. Manifestante fez a saudação fascista

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) anunciou, esta terça-feira, que abriu um processo administrativo à manifestação dos elementos das forças de segurança que pertencem ao Movimento Zero, tendo pedido informações à Polícia de Segurança Pública …