Recibos Verdes com novas regras (e o subsídio de desemprego fica mais fácil)

O Governo está a ultimar as novas regras que vão ser aplicadas aos trabalhadores independentes, os chamados Recibos Verdes, a partir de 1 de Julho de 2018. Uma das principais novidades passa pela facilitação do acesso ao subsídio de desemprego.

O Correio da Manhã avança que os trabalhadores que passam Recibos Verdes vão ter acesso ao subsídio de desemprego ao fim de um ano de trabalho.

Neste momento, os trabalhadores independentes têm que acumular 720 dias de trabalho para terem acesso a esta prestação social. Na nova proposta que está a ser preparada pelo Governo, aquele período é reduzido para apenas 360 dias, tal como acontece com os trabalhadores por conta de outrem.

A prestação mensal de subsídio de desemprego para os trabalhadores a Recibos Verdes vai equivaler a 65% do rendimento bruto amealhado no ano de trabalho em causa, não podendo ser inferior a 428 euros (ou seja, o valor de referência como Indexante de Apoios Sociais – IAS), nem ser superior a 1.072 euros.

Os descontos para a Segurança Social também vão ser reduzidos para metade, isto é, 24 meses, de acordo com o CM.

Estas novas medidas deverão ser aplicadas a partir de 1 de Julho de 2018. Mas antes disso, o Governo ainda está a ultimar os detalhes da proposta que terá que passar pelo Conselho de Ministros.

As novas regras que estão em preparação visam equiparar a situação dos trabalhadores a Recibos Verdes com a dos trabalhadores por conta de outrem.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vaiado em Boticas, Galamba diz que foi obrigado a dar concessão de exploração de lítio

Depois de ter sido recebido com protestos em Boticas, devido à exploração do lítio, o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, assegurou que o Governo foi obrigado a dar a concessão, em …

Juventus quer esquecer drama com Ronaldo, mas colegas esperam pedido de desculpas

A Juventus vai reunir-se com Cristiano Ronaldo para resolver a situação da forma mais pacífica possível. Os colegas de equipa esperam um pedido de desculpas do português. A novela de Cristiano Ronaldo no último jogo da …

A cidade do futuro está a chegar. Volocopter promete táxis voadores já em 2022

A empresa alemã Volocopter prometeu na Web Summit que os seus táxis aéreos estarão a operar de forma comercial dentro de dois ou três anos. Em declarações ao ZAP, Alexander Zosel, co-fundador da empresa, disse …

João Mário dispensado dos trabalhos da seleção por lesão

O médio, um dos 25 convocados para os duelos de Portugal com Lituânia e Luxemburgo, de apuramento para o Euro 2020, foi dispensado da seleção nacional, esta segunda-feira, devido a problemas físicos. De acordo com uma …

12 mil anos de história genética mostram que todos os caminhos vão (mesmo) dar a Roma

Afinal, pode haver alguma verdade no famoso provérbio que diz que "todos os caminhos vão a Roma". Essa é a conclusão de investigadores que descobriram a rica história genética da área. No auge do Império Romano, …

Nuno Manta Santos anuncia saída do Marítimo

Nuno Manta Santos deixou de ser o treinador do Marítimo, anunciou, esta segunda-feira, o técnico na sua página do Facebook, deixando a equipa insular no 14.º lugar da I Liga portuguesa de futebol. A saída do …

Marcelo nota "salto" nas relações com Itália mas deixa um desafio à comunidade portuguesa

Esta segunda-feira, em Roma, o Presidente da República considerou que houve "um salto humano" nas relações luso-italianas e um "estreitamento" em termos culturais, económicos e políticos, mas pediu à comunidade portuguesa para "ir mais longe". "Agora …

Falta de funcionários. Brandão Rodrigues responsabiliza algumas escolas por atraso no processo

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, lembrou que algumas escolas demoraram a iniciar o processo de contratação de funcionários, garantindo que atualmente há muito mais assistentes e novas formas de colmatar as necessidades dos …

Cientistas inventam novo método para testar neurotoxinas letais sem usar cobaias

Os testes em animais não vão ser mais precisos relativamente a um grupo de neurotoxinas mortais, graças a uma nova investigação da Universidade de Queensland, na Austrália. Por mais benéfica que a Ciência seja para a Humanidade, …

México concede asilo a Morales. Ex-Presidente da Bolívia promete regressar "com mais força"

O ex-Presidente da Bolívia, Evo Morales, anunciou na segunda-feira que está de partida para o México, país que lhe concedeu asilo político, mas prometeu regressar brevemente "com mais força e energia", um dia depois de …