Recibos verdes arriscam multa até 500 euros

LucasTheExperience / Flickr

Os trabalhadores independentes arriscam multas até 500 euros caso não entreguem à Segurança Social, até 31 de janeiro, a declaração trimestral a que estão obrigados ao abrigo do novo regime dos recibos verdes.

Desta obrigação estão excluídos os isentos de pagarem contribuições pelos recibos que passam, e aqueles que, tendo contabilidade organizada, optaram em novembro pelo regime anterior, de acordo com o Correio da Manhã.

Desde 1 de janeiro que há novas regras para os trabalhadores independentes. Entre as alterações estão o fim dos escalões – com a taxa contributiva fixada em 21,4% – e a obrigatoriedade de entrega das declarações de rendimentos trimestralmente, com base na média dos rendimentos obtidos nos três meses anteriores.

Caso não as submeta, a Segurança Social emite um documento oficioso de cobrança no valor de 20 euros (contribuição mínima). O trabalhador tem cinco dias para resolver a situação. Mas, se não o fizer, arrisca multa dos 50 aos 500 euros.

As declarações têm de ser entregues até 31 de janeiro, 30 de abril, 31 de julho e 31 de outubro. Além disso, em janeiro do próximo ano será preciso “confirmar ou declarar os valores dos rendimentos relativos ao ano civil anterior, com exceção dos pensionistas, quando tenham estado obrigados a proceder à entrega de pelo menos uma declaração trimestral relativa a rendimentos obtidos” em 2019.

316 “recibos” acederam ao subsídio de desemprego

Os trabalhadores independentes que tenham descontado por 360 dias, durante os 24 meses imediatamente anteriores à cessação involuntária de atividade, vão passar a poder ter acesso ao subsídio de desemprego para recibos verdes – o subsídio por cessação de atividade.

Em 2017, apenas 316 independentes tiveram acesso a esse apoio, de acordo com o mesmo jornal. As regras antigas ditavam que o subsídio só podia ser atribuído ao fim de 720 dias, nos 48 meses imediatamente anteriores ao fim do contrato, desde que a entidade contratante fosse responsável por 80% do rendimento do trabalhador.

Agora o acesso é permitido desde que tenha obtido de uma única entidade contratante mais de 50% do valor total dos rendimentos anuais.

O subsídio de cessação de atividade é um apoio mensal atribuído aos trabalhadores economicamente dependentes de uma única entidade contratante para compensar a perda de rendimentos resultante da cessação involuntária do contrato de prestação de serviços.

Para ter direito ao apoio é necessário residir em Portugal. Se for estrangeiro, é obrigatória a existência de título válido de residência ou respetivo pedido de renovação. Os refugiados ou apátridas devem ter um título válido de proteção temporária.

Em todos os casos, a cessação de atividade teve de ocorrer de forma involuntária.

  ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. … tenho muita DÒ das pessoas que trabalham a recibos verdes, pois o estado é quem mais SACA com o nome de impostos ao fim dum ano os lucros são zero vai tudo para os recibos que são uma valente porcaria.

  2. Eu gostava de saber se o elaborador do Recibo Verde não sabe que desde piscinas, ginásios, escolas públicas as chamadas aec’s, trabalhos primários em empresas, se não são e não se revelam em trabalhos permanentes. Ou estes locais funcionam sem Profissionais!? Em alguns casos 10 20 30 anos. As regras tem sido feitas e continuam a ser feitas para não se ter qualquer apoio visto que chega o Verão mais de 90% tem suspendido a actividade por falta de rendimentos! É pena não poderem fazer greve. Ou poder estar doentes. Ou não terem subsídio de férias nem de natal! Tudo feito com o consentimento do Estado! Concluindo o Recibo Verde é uma vergonha!

  3. Como pode um País ter uma norma tão descarada de roubar o trabalhador isso e um motivo de se escravizar um cidadão e inda lhes impor multas altíssimos.

RESPONDER

Estudo da Universidade do Minho defende legalização da prostituição em Portugal

Um estudo de um investigador da Universidade do Minho (UMinho) defende a legalização da prostituição em Portugal e denuncia a “ineficácia do modelo abolicionista” em vigor desde 1983, anunciou esta quinta-feira aquela academia. Em comunicado, a …

Dispositivo vestível impresso a 3D não precisa de ser carregado

Um grupo de especialistas desenvolveu um dispositivo vestível a que chamaram “dispositivo biossimbiótico”, que conta com vários benefícios. O novo dispositivo é impresso em 3D, personalizado e baseado em análises corporais dos utilizadores e ainda pode …

Microsoft encerra o LinkedIn na China devido às restrições locais

A Microsoft informou esta quinta-feira que irá encerrar a rede profissional LinkedIn na China até ao final do ano, justificando a decisão com a existência de um "ambiente operacional difícil", segundo a agência France-Presse (AFP). O …

Ceni anunciado mas adeptos avisam: "Só será treinador se falar connosco antes"

Mudança de treinador no São Paulo: saiu Crespo e regressou a "lenda" do clube, Ceni. Mas há palavras que não se esquecem... Mais uma mudança de equipa técnica no Brasileirão. Desta vez no São Paulo, que …

No Japão, milhares de idosos morrem sozinhos. Agora, um sistema ajuda na deteção de cadáveres nas casas

Monitorização dos edifícios permite perceber se há movimento dos ocupantes dentro das casas. Desta forma, é mais fácil evitar que corpos em decomposição permanecem no local ao longo de muito tempo. O Japão é um dos …

"Nunca tive tanto medo na minha vida". Ruth estava a dormir quando meteorito lhe caiu na cama

A mulher ficou assustada com o incidente, mas acabou por sair ilesa. Agora, pretende recuperar dos danos causados e admite que quer conservar a pedra. Parece ficção, mas a história aconteceu na cidade de Golden, no …

Corrida ao peru de Natal. Britânicos temem não ter a iguaria na mesa - e a culpa é do Brexit

No Reino Unido, há falta de mão de obra na agricultura e a criação de perus está a ser uma das áreas mais afetadas. Procura da iguaria natalícia já aumentou. Na quinta "Flower Farm", no coração …

Paulo Rangel vai candidatar-se à liderança do PSD "independentemente de qualquer calendário"

O eurodeputado Paulo Rangel vai anunciar que se candidata à liderança do PSD numa intervenção no perante os conselheiros esta noite. Paulo Rangel quer candidatar-se à liderança do PSD, segundo avançaram o Observador e a TVI. …

México venceu, apesar de não deixarem os jogadores dormir

Adeptos de El Salvador acrescentaram um episódio à rivalidade com o México. Corona começou no banco mas entrou logo aos 20 minutos. O México continua o seu percurso vitorioso rumo à fase final do Mundial 2022. …

“Esqueceram-se de nós". Bombeiros fazem greve de dois dias em novembro devido ao OE

Os bombeiros profissionais marcaram greve para os dias 11 e 12 novembro para contestarem a proposta de Orçamento do Estado para 2022, que "se esqueceu completamente" da classe, anunciaram hoje a associação e o sindicato …