Euro, libra e petróleo em queda livre. Teme-se recessão mundial

1

Mínimos das duas moedas, previsões negativas na Alemanha e barril de Brent cotado em menos de 85 dólares – tudo no mesmo dia.

A moeda Euro chegou ao valor mais baixo dos últimos 20 anos, nesta segunda-feira. Um mínimo de 0,9551 dólares, ao início da manhã.

Também nesta segunda-feira a libra atingiu o valor mais baixo face ao dólar desde 1985, ou seja, nos últimos 37 anos: 1.10 dólares.

A Alemanha (maior economia europeia) deve apresentar uma recessão de 0,7% em 2023, indicou nesta segunda-feira a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

No mesmo dia o preço do petróleo atinge o valor mais baixo desde o início da guerra na Ucrânia. O barril de Brent, referência para a Europa, caiu para 84,5 dólares, baixando assim da barreira dos 85 dólares.

Neste último caso há duas explicações: a valorização do dólar e, sobretudo, o receio de abrandamento ou mesmo recessão económica mundial, relacionada com subida das taxas de juro impostas pelos bancos centrais.

Por isso, reforça o jornal Público, os preços do petróleo continuam em queda livre nos mercados internacionais, já desde sexta-feira.

A descida do Euro para valores mínimos desde que foi criado está relacionada, não só com a crise energética impulsionada pela guerra, mas também pela vitória da direita nas eleições em Itália.

E um dos economistas mais conceituados na Europa, Thomas Gitzel, avisou: há “riscos de recessão” na Europa.

O canal France 24 repete a ideia de “medo de recessão”, no caso da libra. Aqui as políticas internas contribuem para esta queda: foi confirmado um considerável corte nos impostos. “E a situação da libra só vai piorar“, avisa Jessica Amir, da Saxo Capital Markets.

Na semana passada, o Banco Mundial apresentou um estudo que demonstra que é real o risco de uma recessão global em 2023.

Em Portugal, o economista Pedro Brinca admitiu no jornal Expresso que a recessão técnica será “bastante mais provável se o crescimento em cadeia no terceiro trimestre já for negativo”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.