Receitas do IMI sobem o dobro do previsto e batem recorde

SXC

As receitas do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) situaram-se nos 1121 milhões de euros até Agosto deste ano. Valor que representa mais 135 milhões de euros do que o montante verificado no mesmo período em 2014 e um novo recorde.

O Dinheiro Vivo avança que está em causa “um crescimento homólogo de 13,7%, ou seja, mais do dobro do que previam as últimas projecções de subida desta receita para o conjunto do ano – que apontavam para 6,3%”.

Estão em causa mais 135 milhões de euros do que os valores verificados em 2014.

Já no segundo semestre de 2014, os proprietários de imóveis tinham pago mais cerca de 450 milhões de euros, segundo nota a mesma publicação.

Números que, segundo o fiscalista Tiago Caiado Guerreiro, comprovam que os proprietários pagam um IMI “extremamente elevado”, conforme declarações ao Dinheiro Vivo.

Várias autarquias têm aderido, entretanto, ao módulo do IMI Familiar que permite reduções em função do número de filhos. Uma situação que, contudo, está a gerar polémica por ser uma decisão que depende exclusivamente das autarquias.

“Porque é que uma autarquia baixa o IMI para as famílias com filhos e a que lhe fica ao lado se recusa a aplicar um benefício que é da maior justiça”, questiona a Associação Lisbonense de Proprietários citada pelo Dinheiro Vivo.

E depois de pagas as primeiras prestações do IMI, em Abril e Julho, os proprietários devem preparar-se para a próxima factura que deve ser liquidada durante o mês de Novembro.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um exemplo; Actualizado – 349 € de IMI em Lx.- fracção com 100m2 vs uma vivenda em Lx.- com 224m2 de IMI 134€ antes da actualização! Sobretudo nos grandes centros O IMI ficou demasiado elevado (para as camaras municipais esbanjarem para além das receitas dos parquímetros), mas que havia disparidades colossais lá isso havia!

  2. Receitas do IMI sobem o dobro do previsto pelo facto dos nossos RICOS GOVERNANTES não saberem nem terem qualidades politicas mas sim arruaceiras para porem os desgraçados a pagarem esses interesses partidários nas contas publicas que estão no caminho da amargura e agora com este ato eleitoral o CASO BPN vem mesmo a calhar para todos os eleitores saberem e verem em quem irão dar o seu lindo VOTO. Só LIXO.

RESPONDER

Costa promete "lição exemplar" à Galp depois de "tanto disparate" em Matosinhos

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou hoje que “era difícil imaginar tanto disparate, tanta asneira, tanta insensibilidade” como a Galp demonstrou no encerramento da refinaria de Matosinhos, prometendo uma “lição exemplar” à empresa. Falando em …

Porto 5-0 Moreirense | Días, Taremi e Fábio, o trio maravilha

O Porto foi o primeiro dos “grandes” a entrar em campo e deu o mote, e que mote. Os “dragões” receberam o Moreirense e golearam sem apelo nem agravo, por 5-0, graças a uma segunda …

Ronaldo volta a marcar pelo United em jogo com final frenético

O português Cristiano Ronaldo voltou hoje a marcar pelo Manchester United, mas foram Lingaard e David de Gea que ‘brilharam’ na vitória sobre o West Ham, por 2-1, em jogo da quinta jornada da Liga …

O Cumbre Vieja, num dos complexos vulcânicos mais ativos nas Canárias, entrou em erupção

O vulcão Cumbre Vieja, na ilha espanhola de La Palma, entrou hoje em erupção na zona de Las Manchas, depois de mais de uma semana em que foram registados milhares de sismos na região. Na zona, …

Portugal regista 677 novos casos de covid-19 e cinco mortes

Portugal registou, este domingo, 677 novos casos e cinco mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Estudo mostra como diferentes espécies de polvos coexistem no mesmo ambiente

Existem mais de 300 espécies de polvos a viver em diversos habitats que abrangem recifes de coral, leitos de ervas marinhas, planícies de areia e regiões de gelo polar. Mas de que forma cefalópodes tão …

As máquinas estão "muito longe" de serem mais inteligentes (mas muito perto de agir como pessoas)

A especialista em inteligência artificial Daniela Braga considera que as máquinas estão "muito longe" de substituírem totalmente os humanos ou serem mais inteligentes, mas estão "muito perto" de interagirem como as pessoas. "Acho que estamos muito …

Secreto e lucrativo, o mercado de venda de "fezes de cachalote" pode também ser violento

O âmbar cinza é altamente raro, mas também altamente valioso. Usada na indústria dos perfumes, o mercado deste material pode ser muito perigoso. Deixa na pele uma resina oleosa e tem um cheiro a tabaco, madeira, …

Empresa norueguesa garante que pode "parar" furacões antes que estes se tornam destrutivos

Especialistas ambientais advertem que o sistema de "cortina de bolhas" proposto pela empresa pode provocar efeitos indesejados. A OceanTherm, uma startup norueguesa, assegura que a sua nova tecnologia pode evitar que as tempestades tropicais se tornem …

Afeganistão: Familiares consideram "insuficientes" pedido de desculpas dos EUA

Familiares dos civis afegãos mortos por "engano" durante um ataque de um avião não tripulado 'drone' norte-americano no final de agosto em Cabul consideraram este sábado "insuficiente" o pedido de desculpas de Washington, numa entrevista …