Rebeldes anunciam criação de Califado islâmico em regiões ocupadas no Iraque e na Síria

Wikimedia

-

O grupo militante Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS, na sigla em inglês) anunciou ter estabelecido um califado, ou Estado Islâmico, nas áreas sob o seu controlo no Iraque e na Síria.

Numa gravação áudio divulgada na Internet, um porta-voz dos jihadistas declara o seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, “califa” e “líder dos muçulmanos em toda a parte”, noticiou a agência France Presse. Al-Baghdadi será chamado de “Califa Ibrahim”.

O Estado Islâmico anunciado estende-se de Aleppo, no norte da Síria, até a província de Diyala, no leste do Iraque.

O termo “califado” refere-se ao sistema de governo islâmico que desapareceu há quase 100 anos com a queda do Império Otomano.

No anúncio, os rebeldes exigiram que todos os muçulmanos “jurem lealdade” ao novo governante e “rejeitem a democracia e outros tipos de lixo do Ocidente”.

O ISIS surgiu na Síria há cerca de um ano e, inicialmente, foi bem recebido pela oposição armada, que viu os jihadistas como uma ajuda para derrubar o regime.

Poucos meses depois, face a uma série de atrocidades cometidas pelos jihadistas contra populações civis e rebeldes de outros grupos, a oposição síria, incluindo a oposição islamita, passou a combater o ISIS.

No início de junho, o ISIS lançou uma ofensiva em cinco províncias do norte e do oeste do Iraque.

Contra-ataque

Porém, os avanços do grupo rebelde continuam a encontrar resistência do exército iraquiano, que no domingo continuou a ofensiva para recuperar a cidade de Tikrit, no norte do país.

Caças do governo iraquiano atacaram áreas rebeldes e alguns confrontos foram desencadeados em partes de Tikrit.

De acordo com testemunhas, a proteção dos rebeldes à volta da cidade foi reforçada por um grande número de explosivos improvisados.

Após encontrar forte resistência no sábado, as tropas do governo recuaram para a cidade de Dijla.

“As forças de segurança estão a avançar a partir de de áreas diferentes”, disse o tenente-general iraquiano Qassen Atta aos jornalistas.

O Iraque afirmou no domingo que recebeu a primeira carga de jatos militares pedida à Rússia para ajudar no combate aos rebeldes.

Testemunhas e jornalistas disseram à BBC que o forte confronto nos últimos dois dias causou muitas mortes nos dois lados.

Segundo relatos, os insurgentes teriam derrubado um helicóptero e capturado o piloto.

Israel

Em resposta às conquistas feitas por insurgentes sunitas no Iraque, o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu a criação de um Estado curdo independente no Iraque.

Num discurso em Tel Aviv, Netanyahu afirmou que os curdos “são uma nação de guerreiros”, “provaram compromisso político” e “são dignos de independência”.

No semana passada, o líder curdo-iraquiano Massoud Barzani disse à rede americana CNN que “chegou a hora de o povo curdo determinar o seu futuro”.

Correspondentes dizem que os curdos há muito tempo desejam um Estado independente, mas permanecem divididos entre Síria e Turquia, Irão e Iraque.

A comunidade internacional, incluindo a vizinha Turquia e os Estados Unidos, são contra a divisão do Iraque.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Buracos negros minúsculos podem estar a "esconder-se" dentro de estrelas (e a devorá-las por dentro)

Uma equipa de investigadores tem um novo palpite sobre onde procurar a misteriosa matéria escura: esta pode estar a assumir a forma de buracos negros endoparasitários. De acordo com o ScienceAlert, buracos negros primordiais minúsculos, quase …

Maionese está a salvar tartarugas após derrame de petróleo em Israel

Membros do Centro Nacional de Resgate de Tartarugas Marinhas de Israel estão a usar maionese para limpar as vias respiratórias de tartarugas que inalaram petróleo em alto-mar. Israel fechou este domingo as praias mediterrânicas dias após …

Itália investiga empresas de entrega de comida. Há estafetas tratados "como escravos"

Itália está a investigar as empresas de entrega de comida online, com um promotor a lamentar que os estafetas que fazem as entregas, muitos deles imigrantes, são praticamente tratados "como escravos". Procuradores de Milão avançaram que …

O IONIQ 5 é o novo carro elétrico da Hyundai (e é enorme entre eixos)

O ano 2021 vai ser promissor na apresentação e lançamento de carros elétricos no mercado mundial. Algumas marcas, como a Hyundai, têm produtos prontos para serem comercializados. Agora, a marca sul-coreana apresenta o IONIQ 5. Com …

Em Moscovo, qualquer um pode ser vacinado contra a covid-19 (e até ganha um gelado)

Em Moscovo, capital da Rússia, a vacina Sputnik V está disponível gratuitamente a qualquer pessoa que queira ser vacinada desde 18 de janeiro. Os interessados não precisam de agendar a toma e até ganham um …

As abelhas convenceram-nos de que sabiam matemática. Mas mentiram-nos

O novo estudo não significa necessariamente que as abelhas não entendam números, mas sugere que os animais usam propriedades não numéricas para resolver problemas matemáticos. Vários estudos convenceram-nos de que as abelhas são pequenos génios matemáticos: …

Liam Thorpe era prioritário na vacinação contra a covid-19 por ter 6,2 cm. Foi um erro

Liam Thorp, um homem de 32 anos sem comorbilidades, foi incorporado na lista de cidadãos prioritários para a vacinação contra a covid-19 no Reino Unido. Tudo por causa de um erro no sistema, que o registou …

Decisão de Lyon de retirar carne das ementas escolares gera protestos em França

A decisão temporária do presidente da Câmara de Lyon, membro do partido Europa Ecologia - Os Verdes, está a ser recebida com protestos em França. De acordo com o jornal The Guardian, Grégory Doucet decidiu retirar …

Roma 3-1 SC Braga | Minhotos despedem-se na Cidade Eterna

Portugal está sem equipas na Liga Europa 2020/21. O Sporting de Braga deslocou-se a Roma e perdeu por 3-1, terminando a eliminatória dos 16 avos-de-final com um agregado de 5-1, após a derrota por 2-0 …

Desenhe o seu próprio icebergue. Um site diz-lhe se flutua ou se vira

Joshua Tauberer criou um simulador de icebergues com o objetivo de demonstrar que a glacióloga Megan Thompson-Munson estava certa. "Um icebergue alongado não flutuaria de cabeça, mas de lado", disse a especialista na semana passada. A …