Rebeldes anunciam criação de Califado islâmico em regiões ocupadas no Iraque e na Síria

Wikimedia

-

O grupo militante Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIS, na sigla em inglês) anunciou ter estabelecido um califado, ou Estado Islâmico, nas áreas sob o seu controlo no Iraque e na Síria.

Numa gravação áudio divulgada na Internet, um porta-voz dos jihadistas declara o seu líder, Abu Bakr al-Baghdadi, “califa” e “líder dos muçulmanos em toda a parte”, noticiou a agência France Presse. Al-Baghdadi será chamado de “Califa Ibrahim”.

O Estado Islâmico anunciado estende-se de Aleppo, no norte da Síria, até a província de Diyala, no leste do Iraque.

O termo “califado” refere-se ao sistema de governo islâmico que desapareceu há quase 100 anos com a queda do Império Otomano.

No anúncio, os rebeldes exigiram que todos os muçulmanos “jurem lealdade” ao novo governante e “rejeitem a democracia e outros tipos de lixo do Ocidente”.

O ISIS surgiu na Síria há cerca de um ano e, inicialmente, foi bem recebido pela oposição armada, que viu os jihadistas como uma ajuda para derrubar o regime.

Poucos meses depois, face a uma série de atrocidades cometidas pelos jihadistas contra populações civis e rebeldes de outros grupos, a oposição síria, incluindo a oposição islamita, passou a combater o ISIS.

No início de junho, o ISIS lançou uma ofensiva em cinco províncias do norte e do oeste do Iraque.

Contra-ataque

Porém, os avanços do grupo rebelde continuam a encontrar resistência do exército iraquiano, que no domingo continuou a ofensiva para recuperar a cidade de Tikrit, no norte do país.

Caças do governo iraquiano atacaram áreas rebeldes e alguns confrontos foram desencadeados em partes de Tikrit.

De acordo com testemunhas, a proteção dos rebeldes à volta da cidade foi reforçada por um grande número de explosivos improvisados.

Após encontrar forte resistência no sábado, as tropas do governo recuaram para a cidade de Dijla.

“As forças de segurança estão a avançar a partir de de áreas diferentes”, disse o tenente-general iraquiano Qassen Atta aos jornalistas.

O Iraque afirmou no domingo que recebeu a primeira carga de jatos militares pedida à Rússia para ajudar no combate aos rebeldes.

Testemunhas e jornalistas disseram à BBC que o forte confronto nos últimos dois dias causou muitas mortes nos dois lados.

Segundo relatos, os insurgentes teriam derrubado um helicóptero e capturado o piloto.

Israel

Em resposta às conquistas feitas por insurgentes sunitas no Iraque, o primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu, pediu a criação de um Estado curdo independente no Iraque.

Num discurso em Tel Aviv, Netanyahu afirmou que os curdos “são uma nação de guerreiros”, “provaram compromisso político” e “são dignos de independência”.

No semana passada, o líder curdo-iraquiano Massoud Barzani disse à rede americana CNN que “chegou a hora de o povo curdo determinar o seu futuro”.

Correspondentes dizem que os curdos há muito tempo desejam um Estado independente, mas permanecem divididos entre Síria e Turquia, Irão e Iraque.

A comunidade internacional, incluindo a vizinha Turquia e os Estados Unidos, são contra a divisão do Iraque.

ZAP / Lusa / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Mais duas mil detenções na Bielorrússia. Reunião de Riga pede envolvimento urgente da União Europeia

Mais de duas mil pessoas foram detidas na segunda noite de manifestações de protesto na Bielorrússia contra os resultados das eleições presidenciais. A Letónia, Estónia, Finlândia e Polónia concordaram com a marcação de uma reunião …

Humanos podem ter "reciclado" região do cérebro quando aprenderam a ler

Um novo estudo mostra que os seres humanos podem ter "reciclado" uma região-chave do cérebro para os ajudar a dar sentido à palavra escrita. De acordo com o site Science Alert, em testes com macacos-rhesus, os …

Cientistas usam a Lua como espelho gigante para procurar extraterrestres

Os astrónomos ainda não desistiram de procurar vida para lá da Terra e acabam de criar um novo método para encontrar exoplanetas habitáveis, que envolve o uso da Lua como uma espécie de espelho gigante. Especialistas …

Astrónomos descobriram um buraco negro "incapaz" de fazer o seu trabalho

Astrónomos descobriram o que pode acontecer quando um buraco negro gigante não interfere na vida de um enxame de galáxias. Usando o Observatório de raios-X Chandra da NASA e outros telescópios, mostraram que o comportamento passivo …

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …