Realizador sueco Malik Bendjelloul suicida-se aos 36 anos

Georges Biard / Wikimedia

O realizador sueco de origem argelina, Malik Bendjelloul

O realizador sueco de origem argelina, Malik Bendjelloul

O realizador sueco Malik Bendjelloul, que ganhou o Óscar em 2013 pelo documentário “Searching for Sugar Man”, morreu na terça-feira, aos 36 anos, tendo-se alegadamente suicidado, disse a sua irmã à imprensa.

“Posso confirmar que se trata de um suicídio e que ele estava deprimido já há algum tempo”, disse Johar Bendjelloul, a irmã do realizador, ao jornal Aftonbladet.

“A vida nem sempre é fácil. Eu estive sempre perto dele, até ao fim”, afirmou Bendjelloul, que é jornalista na rádio pública sueca, Sveriges Rádio.

“É a pior das coisas, eu não sei como gerir isto tudo, eu não sei”, lamentou a irmã do cineasta.

Malik Bendjelloul recebeu o Óscar de melhor documentário em 2013 com o filme documentário “Searching for Sugar Man”, que retrata a carreira atípica do cantor norte-americano Rodriguez, que foi desprezado nos Estados Unidos e muito admirado na África do Sul.

Pela primeira vez desde 1974, um filme sueco recebeu o prémio de maior prestígio do mundo do cinema.

O filme de Bendjelloul foi igualmente saudado no Festival Sundance 2012, no qual ganhou o Prémio do Público, assim como o Prémio Especial do Júri como o melhor documentário estrangeiro.

Filho de pai argelino e mãe sueca, o realizador nasceu em 1977, na pequena cidade de Ystad (sul do país), e residia em Estocolmo.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.