Realizador sueco Malik Bendjelloul suicida-se aos 36 anos

Georges Biard / Wikimedia

O realizador sueco de origem argelina, Malik Bendjelloul

O realizador sueco de origem argelina, Malik Bendjelloul

O realizador sueco Malik Bendjelloul, que ganhou o Óscar em 2013 pelo documentário “Searching for Sugar Man”, morreu na terça-feira, aos 36 anos, tendo-se alegadamente suicidado, disse a sua irmã à imprensa.

“Posso confirmar que se trata de um suicídio e que ele estava deprimido já há algum tempo”, disse Johar Bendjelloul, a irmã do realizador, ao jornal Aftonbladet.

“A vida nem sempre é fácil. Eu estive sempre perto dele, até ao fim”, afirmou Bendjelloul, que é jornalista na rádio pública sueca, Sveriges Rádio.

“É a pior das coisas, eu não sei como gerir isto tudo, eu não sei”, lamentou a irmã do cineasta.

Malik Bendjelloul recebeu o Óscar de melhor documentário em 2013 com o filme documentário “Searching for Sugar Man”, que retrata a carreira atípica do cantor norte-americano Rodriguez, que foi desprezado nos Estados Unidos e muito admirado na África do Sul.

Pela primeira vez desde 1974, um filme sueco recebeu o prémio de maior prestígio do mundo do cinema.

O filme de Bendjelloul foi igualmente saudado no Festival Sundance 2012, no qual ganhou o Prémio do Público, assim como o Prémio Especial do Júri como o melhor documentário estrangeiro.

Filho de pai argelino e mãe sueca, o realizador nasceu em 1977, na pequena cidade de Ystad (sul do país), e residia em Estocolmo.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Resort da Tailândia processa norte-americano por causa de avaliação negativa no Tripadvisor. Arrisca dois anos de prisão

Um resort de uma ilha da Tailândia processou um norte-americano por causa de uma análise negativa no Tripadvisor. Se for considerado culpado, o homem pode ser condenado a até dois anos de prisão. Wesley Barnes …

Em 2020, o Ártico teve a segunda menor extensão de gelo já registada

A 15 de setembro de 2020, o gelo do mar Ártico atingiu a sua extensão mínima anual, a segunda menor já registada. A região do Ártico em geral está a aquecer três vezes mais depressa …

Assassinato em série por resolver. Vacas podem estar a pisar coalas até à morte

Afinal, as vacas podem não ser herbívoros inofensivos. Um novo estudo revela que estes animais podem estar a pisar - e a matar - coalas em toda a Austrália. Os coalas enfrentam muitas ameaças, mas raramente …

Em apenas dois dias, duas mulheres "dalit" morreram vítimas de violação na Índia

De acordo com a polícia local, uma segunda mulher dalit morreu na Índia após ter sido violada por dois homens. Outro caso semelhante aconteceu esta semana, depois de uma jovem de 19 anos, do mesmo …

A Casa Branca contratou para a NOAA cientistas que defendem que as mudanças climáticas "são uma mentira"

Funcionários do governo norte-americano terão abordado cientistas com historial de críticas regulares sobre as mudanças climáticas causadas pelo homem, aos quais foram propostos cargos de gestão na NOAA. Segundo especialistas citados pela E&E News, esta …

United quase pede para Dalot sair

Adeptos pensavam que o português nunca mais ia jogar pela equipa principal do Manchester United. Jogou na Taça da Liga e não convenceu. O Manchester United seguiu para os quartos-de-final para a Taça da Liga inglesa, …

Testemunhas revelam que agentes de inteligência dos EUA consideraram sequestrar (e envenenar) Assange

Testemunhas anónimas revelaram em tribunal que planos para envenenar ou sequestrar Julian Assange da embaixada do Equador foram discutidos entre fontes da inteligência dos Estados Unidos e uma empresa de segurança privada que espiou o …

"Assassino do Twitter" assume ter matado 8 mulheres que partilharam pensamentos suicidas

O caso está a chocar o Japão. Perante o Tribunal de Tóquio, Takahiro Shiraishi declarou-se culpado, após ter assassinado e esquartejado oito mulheres e um homem em 2017. O assassino conheceu as vítimas através da rede …

"Como me mudar para o Canadá?" É o que os norte-americanos querem saber depois do debate presidencial

Depois do debate presidencial ficar marcado por diversas interrupções e insultos entre os candidatos à Casa Branca, são muitos os americanos a sentirem-se tentados a abandonar o país, e já escolherem o destino: o Canadá. Ao …

"Não toleramos insultos": Equipa abandona jogo decisivo ao intervalo

Comentário sobre a homossexualidade de um futebolista antecipou o final de um jogo de futebol. A mesma equipa tinha protestado outro encontro devido a insulto racista. O jogo de futebol entre San Diego Loyal e Phoenix …