Raro tubarão sem “pele” nem dentes capturado na costa da Sardenha

Antonello Mulas/University of Cagliari

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cagliari (Itália) capturou na costa da Sardernha um raro tubarão sem dentes e sem estruturas formadores pele.

A descoberta deste tubarão, o primeiro conhecido que sobreviveu na natureza apesar de não ter dentes nem estruturas formadoras da pele, foi documentada num artigo esta semana publicado na revista científica especializada Journal of Fish Biology.

O raro espécime é uma fêmea de tubarão Galeus melastomus, detalha o Daily Mail.

Com cerca de 30 centímetros de comprimento e 82 gramas de peso, o tubarão foi capturado já em 2019 a 500 metros de profundidade por uma rede de pesca comercial ao largo da ilha italiana da Sardenha, no Mar Mediterrâneo.

Ao analisar a pele do animal com um microscópio, descobriram que a pele do tubarão não tinha epiderme, nem extrato frouxo (pele fina abaixo da epiderme) ou dentículos dérmicos – estruturas que protegem este órgão de patogénicos e da abrasão durante a natação.

Quanto aos dentes, os cientistas escreveram no novo estudo que eram marcadamente anormais, uma vez que foram “reduzidos a uma estrutura não visível a olho nu”.

O facto de os dentes desta espécie serem incomuns não limitou a capacidade de caçar do animal, uma vez que esta espécie engole a presa inteira.

“Embora este tipo de anormalidade morfológica seja fatal, as observações levadas a cabo indicaram que a amostra estava em boas condições de saúde e bem desenvolvida”, escreveram ainda os cientistas na publicação.

A equipa não sabe ainda ao certo o que terá causado estas anormalidades: pode ser resultado de uma longa exposição a poluentes químicos ou ao aumento da acidificação do mar  devido às alterações climáticas, mas pode também ser uma malformação natural que terá acontecido ainda durante o desenvolvimento embrionário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dizer que MAI autorizou festejos do Sporting é "delírio"

Esta sexta-feira, no Funchal, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, voltou a distanciar-se do modelo adotado pelo Sporting para os festejos do campeonato. Os festejos do Sporting, do passado dia 11 de maio, não cumpriram …

"Não tem emenda." PSD e Bloco de Esquerda criticam relatório do Novo Banco

O Bloco de Esquerda defende que a versão entregue do relatório da comissão do Novo Banco, redigida por um deputado do PS, tem uma "parcialidade evidente" a favor do Governo. O PSD diz que "não …

Frederico Morais falha Jogos Olímpicos. Testou positivo à covid-19

O português Frederico Morais vai falhar a estreia do surf nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, por estar infetado pelo novo coronavírus, informou esta sexta-feira o Comité Olímpico de Portugal (COP). O surfista natural de Cascais, de 29 …

Governo propõe que todas as freguesias possam ter pelo menos um autarca a meio tempo

O Governo aprovou uma proposta para que todas as freguesias do país possam ter um autarca a meio tempo independentemente da sua dimensão, anunciou esta sexta-feira a ministra da Modernização do Estado, que tutela as …

Espanha vai administrar terceira dose da vacina

Espanha anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose da vacina contra a covid-19, embora ainda não haja data prevista. Carolina Darias, ministra da Saúde espanhola, anunciou esta sexta-feira que será administrada uma terceira dose …

Portugal com mais 3.794 casos de covid-19 e 16 mortes

Portugal registou, esta sexta-feira, 3.794 novos casos e 16 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o …

Deputada expulsa do parlamento britânico por chamar “mentiroso” a Boris Johnson

A deputada do Partido Trabalhista, Dawn Butler, foi esta quinta-feira expulsa da Câmara dos Comuns, a câmara baixa do Parlamento britânico, por chamar "mentiroso" ao primeiro-ministro, Boris Johnson. Butler foi expulsa pela presidente adjunta temporária, Judith …

UGT dispara contra o Governo. "Exemplo vem sempre de quem está no topo"

Numa carta aberta ao primeiro-ministro, a UGT criticou a atitude de vários ministros, a destruição de milhares de postos de trabalho durante a pandemia e alertou para a suspeita de existir cartelização entre os grandes …

Greve de fome de 470 pessoas em Bruxelas termina 60 dias depois

Em Bruxelas, mais de 470 pessoas deram por terminada uma greve de fome que durou dois meses. O governo belga disse que não pode ceder a chantagens e saudou a boa decisão. Nos últimos dois meses …

Estados Unidos anunciam novas sanções a Cuba. “É apenas o início”

Sanções dos Estados Unidos a Cuba têm como objetivo castigar “os indivíduos responsáveis pela opressão da população cubana”. Ministro dos Negócios Estrangeiros cubano, numa reação, fala em medidas "sem fundamento e caluniosas" e pede que …