Raro tubarão sem “pele” nem dentes capturado na costa da Sardenha

Antonello Mulas/University of Cagliari

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cagliari (Itália) capturou na costa da Sardernha um raro tubarão sem dentes e sem estruturas formadores pele.

A descoberta deste tubarão, o primeiro conhecido que sobreviveu na natureza apesar de não ter dentes nem estruturas formadoras da pele, foi documentada num artigo esta semana publicado na revista científica especializada Journal of Fish Biology.

O raro espécime é uma fêmea de tubarão Galeus melastomus, detalha o Daily Mail.

Com cerca de 30 centímetros de comprimento e 82 gramas de peso, o tubarão foi capturado já em 2019 a 500 metros de profundidade por uma rede de pesca comercial ao largo da ilha italiana da Sardenha, no Mar Mediterrâneo.

Ao analisar a pele do animal com um microscópio, descobriram que a pele do tubarão não tinha epiderme, nem extrato frouxo (pele fina abaixo da epiderme) ou dentículos dérmicos – estruturas que protegem este órgão de patogénicos e da abrasão durante a natação.

Quanto aos dentes, os cientistas escreveram no novo estudo que eram marcadamente anormais, uma vez que foram “reduzidos a uma estrutura não visível a olho nu”.

O facto de os dentes desta espécie serem incomuns não limitou a capacidade de caçar do animal, uma vez que esta espécie engole a presa inteira.

“Embora este tipo de anormalidade morfológica seja fatal, as observações levadas a cabo indicaram que a amostra estava em boas condições de saúde e bem desenvolvida”, escreveram ainda os cientistas na publicação.

A equipa não sabe ainda ao certo o que terá causado estas anormalidades: pode ser resultado de uma longa exposição a poluentes químicos ou ao aumento da acidificação do mar  devido às alterações climáticas, mas pode também ser uma malformação natural que terá acontecido ainda durante o desenvolvimento embrionário.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Santos Silva quer preços da eletricidade na agenda da UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, defendeu esta sexta-feira que a União Europeia (UE) tem de colocar em agenda o problema do aumento dos preços da eletricidade no continente, alertando que a reação …

Já há uma calculadora que prevê o risco de se ser infetado com covid-19 (em diversos cenários)

Já existe uma ferramenta online que calcula o risco de se ser infetado com covid-19. Chama-se microCOVID, baseia-se em dados recentes, analisa diferentes cenários e foi desenvolvida por um grupo de amigos. Numa altura em que …

Alargamento de teletrabalho não deve abranger empresas de menor dimensão

O Governo defendeu esta sexta-feira, na Concertação Social, que "as empresas de menor dimensão" devem ficar excluídas da medida que prevê o alargamento do teletrabalho a pais com filhos menores de oito anos, sempre que …

Costa acusa oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR

O secretário-geral do PS, António Costa, acusou esta sexta-feira a oposição de “absoluta impreparação” por não saber o que é o PRR, nem a “missão patriótica” que consiste em pô-lo “em marcha para o bem …

Asteroide que dizimou dinossauros permitiu que as cobras evoluíssem (e se espalhassem pelo mundo)

As cobras devem, em parte, o seu sucesso na Terra ao asteroide que atingiu o planeta há 66 milhões de anos e levou à extinção dos dinossauros, aponta um novo estudo. Além da extinção dos dinossauros …

Novo modelo geofísico ajuda a prever furacões com origem no Golfo do México

Ao analisar a temperatura da atmosfera, que se encontra a vários quilómetros acima da Terra, os investigadores descobriram uma forma de prever quantos furacões podem afetar o Golfo do México no verão e no outono. Os …

Requiem. Supernova irá fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037

Uma supernova distante, chamada Requiem, vai fazer uma "reaparição fantasmagórica" em 2037. O Hubble captou-a três vezes em 2016, graças a um fenómeno conhecido como lente gravitacional. A Requiem é o resultado de uma explosão estelar …

A polícia holandesa achava que tinha em mãos o mafioso mais procurado da Europa. Afinal, era só um fã de F1

Um homem de Liverpool de 54 anos pensava que o grande evento da sua viagem aos Países Baixos seria assistir ao Grande Prémio de Fórmula 1, mas acabou detido numa prisão de alta segurança por …

Cobertura global de corais caiu para metade desde 1950, revela relatório

A cobertura global de recifes de coral caiu para metade desde 1950, cenário originado pelo aquecimento global, pesca excessiva, poluição e destruição de habitats naturais, revelou uma análise divulgada esta sexta-feira. Desde a Grande Barreira de …

O sonho de Christo concretizou-se, 60 anos depois. O Arco do Triunfo foi embrulhado como um presente

Já desde o início dos anos 60 que Christo imaginava como seria cobrir o Arco do Triunfo em tecido. A sua visão foi finalmente concretizada e pode ser visitada entre 18 de Setembro e 3 …