Raro tubarão sem “pele” nem dentes capturado na costa da Sardenha

Antonello Mulas/University of Cagliari

Uma equipa de cientistas da Universidade de Cagliari (Itália) capturou na costa da Sardernha um raro tubarão sem dentes e sem estruturas formadores pele.

A descoberta deste tubarão, o primeiro conhecido que sobreviveu na natureza apesar de não ter dentes nem estruturas formadoras da pele, foi documentada num artigo esta semana publicado na revista científica especializada Journal of Fish Biology.

O raro espécime é uma fêmea de tubarão Galeus melastomus, detalha o Daily Mail.

Com cerca de 30 centímetros de comprimento e 82 gramas de peso, o tubarão foi capturado já em 2019 a 500 metros de profundidade por uma rede de pesca comercial ao largo da ilha italiana da Sardenha, no Mar Mediterrâneo.

Ao analisar a pele do animal com um microscópio, descobriram que a pele do tubarão não tinha epiderme, nem extrato frouxo (pele fina abaixo da epiderme) ou dentículos dérmicos – estruturas que protegem este órgão de patogénicos e da abrasão durante a natação.

Quanto aos dentes, os cientistas escreveram no novo estudo que eram marcadamente anormais, uma vez que foram “reduzidos a uma estrutura não visível a olho nu”.

O facto de os dentes desta espécie serem incomuns não limitou a capacidade de caçar do animal, uma vez que esta espécie engole a presa inteira.

“Embora este tipo de anormalidade morfológica seja fatal, as observações levadas a cabo indicaram que a amostra estava em boas condições de saúde e bem desenvolvida”, escreveram ainda os cientistas na publicação.

A equipa não sabe ainda ao certo o que terá causado estas anormalidades: pode ser resultado de uma longa exposição a poluentes químicos ou ao aumento da acidificação do mar  devido às alterações climáticas, mas pode também ser uma malformação natural que terá acontecido ainda durante o desenvolvimento embrionário.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Elefantes encontrados mortos numa reserva florestal. Envenenamento pode ser a causa

As autoridades estão a tentar perceber de que forma é que os 18 elefantes selvagens asiáticos morreram no nordeste da Índia. Os elefantes, que incluíam cinco filhotes, foram encontrados mortos na reserva florestal protegida de Kondali, …

"Máxima segurança". Porto de Lisboa com protocolo de segurança para receber cruzeiros

A administração do Porto de Lisboa assinalou este domingo o regresso do movimento de passageiros de cruzeiros a partir desta segunda-feira, com o levantamento das restrições ao desembarque de passageiros em viagens não essenciais, sublinhando …

”Terrível engano”. Programa do Governo para incentivar regresso dos emigrantes exclui as ilhas

O Programa Regressar, criado em 2019 pelo Governo da República para incentivar o regresso dos emigrantes ao país, descrimina os Açores e a Madeira. O Governo prolongou os apoios (que podem chegar aos 7679 euros por …

Relatório alerta que parte da produção de painéis solares depende da exploração de uigures

A região de Xinjiang, na China, evoluiu nas últimas duas décadas e tornou-se num importante centro de produção para muitas das empresas que fornecem ao mundo as peças necessárias para a construção de painéis solares. No …

Morreu a atriz brasileira Eva Wilma. Tinha 87 anos

A atriz de brasileira Eva Wilma morreu este sábado aos 87 anos no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internada desde abril devido a um cancro de ovário. A artista tinha sido internada a …

Marcelo quer descentralizar poder para regionalizar bazuca europeia

Marcelo Rebelo de Sousa quer desconcentrar poderes do Estado central para as comissões de coordenação e desenvolvimento regio­nal (CCDR), já a pensar na execução dos milhões que vão chegar de Bruxelas. A perspetiva do Chefe de …

Humanos mudam os ecossistemas com fogo há quase 100 mil anos

Um novo estudo mostra que os humanos têm mudado o ambiente em que vivem recorrendo ao fogo há pelo menos 92 mil anos. Ao chegar a novas terras, os humanos usaram o fogo para as mudar …

Catarina Martins considera “absurda” proposta de reforma das Forças Armadas

A coordenadora do BE, Catarina Martins, considerou a proposta de reforma das Forças Armadas feita pelo Governo “absurda” e de “absoluta submissão à NATO”. “A proposta do Governo é absurda, é uma proposta que centraliza decisões, …

Egito abre fronteira com Gaza. EUA deixam aviso a Israel (e UE reúne de emergência)

O Egito abriu este sábado a fronteira terrestre com Gaza e enviou 10 ambulâncias para o enclave palestiniano para transportar para os hospitais egípcios palestinianos que ficaram feridos nos bombardeamentos israelitas, indicaram responsáveis médicos. Segundo o …

Cientistas identificam novo tipo de resposta ao stress desencadeada pela condução

Toda a gente conhece a sensação física de quando estamos num carro a acelerar. Mas poucos sabem o que isso pode estar a fazer ao nosso corpo. De acordo com o site Science Alert, cientistas investigaram …