Um busto do deus grego Hermes foi encontrado em boas condições em Atenas durante obras de reforma do sistema de esgotos da cidade grega.
De acordo com o ministério grego da Cultura e do Desporto, o busto do deus grego foi encontrado na semana passada, a 13 de novembro, apenas a 1,3 metros de profundidade.
A peça, de mármore, foi datada no final do século IV ou início do século III a.C e faz parte de uma estátua completa de Hermes, que era filho de Zeus e mensageiro dos deuses, bem como protetor dos viajantes e ladrões, segundo a mitologia grega.
As autoridades gregas frisam que esta é uma peça rara, uma vez que retrata Hermes na sua idade “madura”, ao contrário da maior parte das suas representações, nas quais surge retratado como jovem, atlético e está normalmente sem barba.
A imagem madura de Hermes está relacionada com a arte grega arcaica, onde é retratado com barba e vestido como um viajante ou pastor, escreve o The Independent.
Esse tipo de busto era usado na antiga Atenas para marcar ruas, mas a peça agora encontrado foi posteriormente colocada numa parede de um canal de drenagem.
A peça foi transferida para o depósito do Eforato das Antiguidades na capital grega.