/

Rara tartaruga totalmente amarela encontrada na Índia

ANI

Uma rara tartaruga totalmente amarela foi encontrada na Índia, relatam os órgãos de comunicação internacionais.

De acordo com a emissora norte-americana CNN, o raro espécime foi encontrado no passado domingo por um agricultor do estado indiano de Odisha.

O réptil foi entregue aos Serviços Florestais da Índia (IFS) para que os cientistas pudessem estudá-lo. Susanta Nanda, especialista do IFS, publicou um vídeo do animal na sua conta no Twitter, explicando animal é “provavelmente” um espécime albino.

O facto de o espécime ter uma coloração ligeiramente rosa nos olhos foi um dos fatores que levou os cientistas a acreditar que se tratava de um animal albino.

Toda a concha e o corpo da tartaruga resgatada são amarelos”, disse Bhanoomitra Acharya, o conservador da vida selvagem da associação indiana ANI.

É uma tartaruga rara, nunca vi nenhuma assim”, continuou.

À CNN, outro especialista disse que foi a primeira vez que vi uma tartaruga totalmente amarela, dizendo também suspeitar que se trata de um caso de albinismo. “É um distúrbio congénito e é caracterizado pela ausência total ou parcial de melanina“, disse Siddhartha Pati, diretora executiva da Associação para Conservação da Biodiversidade.

E acrescentou: “Além disso, às vezes ocorre uma mutação na sequência do gene ou há uma deficiência [na produção] de melanina”.

O réptil encontrado, entretanto devolvido à natureza em Balasore, é um exemplar de tartaruga indiana flapshell (Lissemys punctata) e, de acordo com os especialistas, era um espécime adulto, que teria entre um ano meio e dois anos de idade.

 

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.