Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission.

Na rede social Facebook, a organização, que se dedica à vida selvagem, explicou que o raro espécime são, na verdade, dois gémeos monozigóticos – os chamados gémeos idênticos – que não se separaram totalmente à medida que o embrião se desenvolveu.

Eclodiu assim um animal bicéfalo, com duas cabeças separadas e completas, com cérebros independentes, bem como línguas e dentes.

“Uma rara corredora-negra [Coluber constrictor priapus] do sul com duas cabeças foi encontrada recentemente numa residência em Palm Harbor (…) As duas cabeças movimentam as respetivas línguas e reagem ao movimento, mas nem sempre da mesma forma”, pode ler-se no post partilhado na semana passada.

Tendo em conta a autonomia dos dois cérebros na tomada de decisão, o espécime terá de ficar em cativeiro pela sua própria segurança. “É improvável que as cobras de duas cabeças sobrevivam na natureza, pois os dois cérebros independentes tomam decisões diferentes que inibem a capacidade de se alimentar ou de escapar de predadores“.

“A cobra está a ser cuidada e monitorizada pela equipa da FWC”, acrescenta o instituto.

A bicefalia é uma patologia mais recorrente em répteis, uma vez que estes animais têm um grande número de descendentes, aumentando a probabilidade deste tipo de malformações ocorrer, tal como explica o portal de Ciência IFL Science.

O facto de estes animais deixarem os seus ovos expostos ao seu ambiente natural, onde existem muitos fatores, como temperatura ou a humidade, pode também contribuir para uma maior ocorrência desta condição. Por norma, uma das cabeças é dominante.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Pacientes que estiveram infetados com covid-19 podem ver a sua voz alterada

Cerca de 80% dos pacientes com covid-19 recuperam-se da doença sem necessidade de serem sujeitos a tratamentos hospitalares, de acordo com a OMS. No entanto, um em cada 6 doentes pode desenvolver uma condição grave …

Aliado de Trump considera que acusações de fraude são "embaraço nacional"

O ex-governador do estado norte-americano de Nova Jérsia, apoiante do ainda Presidente dos Estados Unidos, considera que chegou a hora de este assumir a derrota eleitoral. "Tenho sido um apoiante do Presidente, votei nele duas vezes, …

Há uma vila no Equador conhecida por ser "o vale sagrado da longevidade"

Esta vila no sul do Equador ganhou fama, na década de 70, quando a comunidade científica começou a tentar descobrir o porquê de a maioria dos seus habitantes viver mais de 100 anos. De acordo com …

Bicicleta que fazia parte de obra de arte de Banksy desapareceu (e já se sabe porquê)

O mistério do desaparecimento de uma bicicleta sem uma roda que fazia parte de uma obra de arte do anónimo artista de rua britânico Banksy foi finalmente revelada. Uma bicicleta, que estava acorrentada do lado de …

Abusos sexuais, casamentos forçados e gravidez indesejada: o que piorou em África com a pandemia

Os efeitos da atual pandemia causada pelo covid-19 afetam a população de forma desigual e as pessoas que se encontram nas interseções de diferentes desigualdades (género, pobreza, etnia ou orientação sexual) são as mais afetadas. Este …

Chamadas de valor acrescentado no apoio ao cliente acabam no próximo ano

Os deputados aprovaram, esta segunda-feira, uma proposta do PAN que impede a utilização de linhas de valor acrescentado como única forma de contacto entre os consumidores e as empresas prestadoras de serviços, nomeadamente de contratos …

"Intrigante e preocupante". Portugal abusa de terapias agressivas em doentes com cancro

O nosso país tem "uma elevada prevalência de agressividade terapêutica em fim de vida para doentes oncológicos". A conclusão é de uma investigação levada ao cabo durante 6 anos e envolvendo um total de 92 …

Rei de Espanha em quarentena após ter estado em contacto com infetado

O Rei de Espanha iniciou uma quarentena de dez dias, depois de saber que esteve em contacto com uma pessoa infetada com o novo coronavírus. De acordo com o jornal El País, que cita a Casa Real, …

Estudo europeu releva que carros híbridos são “desastre ambiental”

Um estudo europeu chamou aos carros híbridos plug-in um "desastre ambiental" - as emissões de dióxido de carbono destes carros encontrar-se-ão acima do legalmente declarado e a associação ambientalista Zero pede o fim dos benefícios …

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …