Raparigas libertadas pelo Boko Haram já se reuniram com as famílias

Três dias depois de terem sido libertadas, as 21 estudantes de Chibok, no nordeste da Nigéria, raptadas pelo grupo extremista Boko Haram, há mais de dois anos, reuniram-se este domingo com as suas famílias.

As jovens foram “trocadas por quatro prisioneiros do Boko Haram”, na manhã de quinta-feira, na região de Banki, na fronteira com os Camarões, confirmou uma fonte local à agência France Presse.

A cerimónia foi organizada pelos serviços de segurança da Nigéria que negociaram a libertação das estudantes que, na sua maioria, eram cristãs, mas que foram forçadas a converter-se ao Islão durante o cativeiro.

Durante a cerimónia, a estudante Gloria Dame disse que sobreviveu a 40 dias sem comida e que escapou à morte por pouco, pelo menos uma vez.

“Estava na floresta quando um avião lançou uma bomba, que caiu perto de mim, mas não fiquei ferida”, disse Gloria Dame à congregação.

“Todos podemos ver a alegria e as emoções dos pais”, destacou Lai Mohammed, ministro da Informação, acrescentando que as conversações com os islamistas vão continuar “até que todas as raparigas tenham sido libertadas”.

Lai Mohammed espera que “muito em breve, um outro grupo [de raparigas], maior do que este, seja libertado”.

Embora tenha conseguido recuperar território aos jihadistas, o presidente Muhammudu Buhari tem enfrentado fortes críticas por não ter conseguido libertar as jovens, que se tornaram no símbolo da forte campanha do Boko Haram para estabilecer um Estado islâmico extremista no país.

O Boko Haram raptou 276 estudantes de uma escola secundária em Chibok, na noite de 14 de abril de 2014, tendo 57 conseguido fugir pouco tempo depois.

Nada se sabia das restantes 219 desde a divulgação de um vídeo pelos radicais em 2014, até que uma mensagem – uma aparente “prova de vida” – foi enviada ao governo nigeriano no início deste ano.

O sequestro em massa chocou o mundo e deu início à campanha internacional #BringBackOurGirls (Tragam as nossas raparigas de volta).

O rapto provocou indignação e trouxe atenção mundial para a rebelião do Boko Haram, que já causou pelo menos 20.000 mortos e mais de 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Detido na Rússia líder religioso que diz ser a reencarnação de Jesus

O líder religioso, que diz ser a reencarnação de Jesus, foi detido, na Rússia, esta terça-feira, durante uma operação especial. De acordo com as imagens divulgadas pelo jornal The Guardian, vários agentes da polícia, armados e …

Covid-19: Universidade de Coimbra tem novo programa de rastreio aleatório para alunos e docentes

A Universidade de Coimbra (UC) preparou um Plano de Prevenção e Protocolo de Atuação para garantir o regresso às aulas em segurança para alunos, professores, docentes e comunidade. "Tendo em conta a situação pandémica que estamos …

Jogador substituído aos 14 segundos

Substituição insólita foi realizada na primeira divisão da Estónia. Jovem nem tocou na bola. Jogo da 21.ª jornada do campeonato nacional da Estónia, primeira divisão. O FCI Levadia recebe o JK Nõmme Kalju e vence por …

"Ato que nenhum fim pode justificar". Vaticano critica a aceitação mundial da eutanásia

Através de um novo documento, o Vaticano condenou a disseminação da aceitação internacional da eutanásia e do suicídio assistido, inclusive em alguns países tradicionalmente católicos da Europa. O Vaticano referiu no documento publicado hoje - e …

Facebook teme sair da Europa caso não possa transferir dados para os EUA

A Comissão de Proteção de Dados irlandesa propôs que os dados dos cidadãos europeus não possam sair do continente. O Facebook diz que não sabe como poderá continuar a prestar os seus serviços na Europa …

O guarda-redes do Chelsea é o melhor em quê? "Em cometer erros"

Kepa alvo de críticas fortes. Frank Lampard confirmou a chegada de mais um guarda-redes, proveniente de França. O Chelsea volta a ser notícia por causa do mercado e volta a ser notícia por causa de um …

Promotores assumem pela primeira vez que Trump pode ser investigado por fraude fiscal

O gabinete do procurador do distrito de Manhattan, que tem travado uma batalha legal com o Presidente dos Estados Unidos (EUA) para obter as suas declarações de impostos, sugeriu na segunda-feira, pela primeira vez, que podia …

Revelada causa da morte de 300 elefantes no Botsuana

O Governo do Botsuana anunciou, esta segunda-feira, que uma cianobactéria foi a causa da misteriosa morte de cerca de 300 elefantes no Botsuana em meados deste ano. A causa da morte dos paquidermes foi determinada após …

Cavani: brasileiros com milhões... mas pessimistas

O Grémio estabelece quatro parcerias para contratar o uruguaio. No entanto, a direção do clube não acredita que Cavani se vai mudar para Porto Alegre. "Na vida, se não conversas, nada sabes. Até pode surgir uma …

Ministério da Saúde indiano sem dados sobre médicos que morreram de covid-19. Associação fala em 382 óbitos

Depois de o Ministério da Saúde indiano ter afirmado esta semana que o não dispõe dos dados sobre os profissionais de saúde que morreram devido à covid-19, a Associação Médica do país publicou uma lista …