Libertadas 21 das raparigas raptadas pelo Boko Haram

21 estudantes de Chibok, no nordeste da Nigéria, raptadas pelo Boko Haram há mais de dois anos, foram libertadas esta quinta-feira pelo grupo extremista, afirmou uma fonte da presidência.

As jovens foram “trocadas por quatro prisioneiros do Boko Haram esta manhã”, na região de Banki, na fronteira com os Camarões, confirmou uma fonte local à agência France Presse.

O movimento “BringBackOurGirls” (Tragam as nossas raparigas de volta), que luta pela libertação das mais de 200 jovens de Chibok, declarou aguardar a confirmação da identidade das libertadas.

O Boko Haram raptou 276 estudantes de uma escola secundária em Chibok na noite de 14 de abril de 2014, tendo 57 conseguido fugir pouco tempo depois.

Nada se sabia das restantes 219 desde a divulgação de um vídeo pelos radicais em maio de 2014, até que uma mensagem, uma aparente “prova de vida”, foi enviada ao governo nigeriano no início deste ano.

Em maio, duas estudantes foram encontradas na floresta de Sambisa, no estado de Borno, considerado um dos últimos bastiões do Boko Haram.

O rapto provocou indignação e trouxe atenção mundial para a rebelião do Boko Haram, que já causou pelo menos 20 mil mortos e mais de 2,6 milhões de deslocados desde 2009.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.