Rapariga de 14 anos hospitalizada em Braga após desafio da “Baleia Azul”

Uma rapariga de 14 anos foi internada, esta quinta-feira, no Hospital de Braga, com sinais de auto-mutilação devido ao jogo virtual “Baleia Azul”.

Segundo o Jornal de Notícias, a menor chegou ao Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, acompanhada por um amigo mais velho e foi depois transferida para o Hospital de Braga, já ao fim da noite de quinta-feira.

O amigo contou aos médicos que os cortes no pescoço e nos braços da jovem foram auto-infligidos com um x-ato na sequência de uma das tarefas do jogo “Baleia Azul”.

Com este caso registado na quinta-feira, contabilizam-se pelo menos oito casos de auto-mutilação relacionados com o jogo em todo o país.

Em abril, uma rapariga de 18 anos foi encontrada com vários ferimentos junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, depois de seguir as regras do “Baleia Azul”. A jovem terá saltado de um viaduto e foi resgatada pelos bombeiro com ferimentos na cara e vários cortes numa perna que formavam a palavra “sim”.

Apesar de a maioria dos casos envolver adolescentes entre os 14 e os 18 anos, a GNR de Viseu recebeu, esta semana, uma queixa apresentada por uma pessoa adulta que realizou o primeiro desafio, decidiu não continuar e foi ameaçada.

Entretanto, foi detetado outro caso de envolvimento no “Baleia Azul” na zona de Viseu, tratando-se de uma adolescente de 15 anos que terá feito um golpe no pescoço com uma lâmina.

“Depois de tantas notícias, a jovem pesquisou no Google sobre o jogo, acabando por ser contactada por um indivíduo, que se supõe que seja brasileiro, e que insistiu para que participasse no jogo“, esclareceu o comandante da força policial local, Víctor Rodrigues.

Sabe-se ainda que a Urgência de Pedopsiquiatria do Porto já avaliou, no início deste mês, cinco menores com lesões associadas ao fenómeno Baleia Azul.

No jogo, os jovens são compelidos a seguir 50 passos, provando que completaram cada desafio com fotografias que enviam a um curador, que incita o jogador a cumprir os desafios – como escrever “F57” na palma da mão, com uma faca.

Outras tarefas incluem acordar às 04:20 e subir a um telhado ou uma ponte, cortar os lábios e falar com outros jogadores. O último desafio é o suicídio, da forma que o curador do jogo indicar.

A PSP já está a realizar ações de sensibilização nas escolas para demover os jovens de praticarem o jogo, alertando ainda os professores para comunicarem às autoridades quaisquer situações suspeitas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …

Descobertas inscrições neolíticas com símbolos da realeza egípcia

Uma missão arqueológica do Ministério de Antiguidades de Egito descobriu perto da cidade de Assuão, no sul do país, as primeiras inscrições reais que remontam ao período neolítico. Este período começou há 12 mil anos e …