Rapariga de 14 anos hospitalizada em Braga após desafio da “Baleia Azul”

Uma rapariga de 14 anos foi internada, esta quinta-feira, no Hospital de Braga, com sinais de auto-mutilação devido ao jogo virtual “Baleia Azul”.

Segundo o Jornal de Notícias, a menor chegou ao Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, acompanhada por um amigo mais velho e foi depois transferida para o Hospital de Braga, já ao fim da noite de quinta-feira.

O amigo contou aos médicos que os cortes no pescoço e nos braços da jovem foram auto-infligidos com um x-ato na sequência de uma das tarefas do jogo “Baleia Azul”.

Com este caso registado na quinta-feira, contabilizam-se pelo menos oito casos de auto-mutilação relacionados com o jogo em todo o país.

Em abril, uma rapariga de 18 anos foi encontrada com vários ferimentos junto à linha férrea do Algarve, em Albufeira, depois de seguir as regras do “Baleia Azul”. A jovem terá saltado de um viaduto e foi resgatada pelos bombeiro com ferimentos na cara e vários cortes numa perna que formavam a palavra “sim”.

Apesar de a maioria dos casos envolver adolescentes entre os 14 e os 18 anos, a GNR de Viseu recebeu, esta semana, uma queixa apresentada por uma pessoa adulta que realizou o primeiro desafio, decidiu não continuar e foi ameaçada.

Entretanto, foi detetado outro caso de envolvimento no “Baleia Azul” na zona de Viseu, tratando-se de uma adolescente de 15 anos que terá feito um golpe no pescoço com uma lâmina.

“Depois de tantas notícias, a jovem pesquisou no Google sobre o jogo, acabando por ser contactada por um indivíduo, que se supõe que seja brasileiro, e que insistiu para que participasse no jogo“, esclareceu o comandante da força policial local, Víctor Rodrigues.

Sabe-se ainda que a Urgência de Pedopsiquiatria do Porto já avaliou, no início deste mês, cinco menores com lesões associadas ao fenómeno Baleia Azul.

No jogo, os jovens são compelidos a seguir 50 passos, provando que completaram cada desafio com fotografias que enviam a um curador, que incita o jogador a cumprir os desafios – como escrever “F57” na palma da mão, com uma faca.

Outras tarefas incluem acordar às 04:20 e subir a um telhado ou uma ponte, cortar os lábios e falar com outros jogadores. O último desafio é o suicídio, da forma que o curador do jogo indicar.

A PSP já está a realizar ações de sensibilização nas escolas para demover os jovens de praticarem o jogo, alertando ainda os professores para comunicarem às autoridades quaisquer situações suspeitas.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …