Turismo de Portugal afunda no Facebook após críticas de Rui Moreira

Rui Moreira / Facebook

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira

A página do Turismo de Portugal no Facebook está a ser alvo de avaliações negativas de vários utilizadores, após o Presidente da Câmara do Porto ter adiantado que aquele organismo ignorou a eleição da cidade do Porto como melhor destino europeu.

“O Turismo de Portugal não se empenhou na campanha para Melhor Destino Europeu pelo Porto, ao contrário do fez há dois anos por Lisboa (que perdeu). Talvez por isso agora ignore o feito de uma cidade que é o feito de um país”, afirmou Rui Moreira no Facebook.

“O turismo de Lisboa (desculpem… de Portugal) não só nada fez como nem sequer reconhece o que sucedeu. A par da TAP, deveria ser fundido com a Carris”, adiantou o autarca, numa publicação que já conta com mais de 4 mil “gostos”.

Vários internautas concordaram com as críticas de Rui Moreira e não pouparam nas mensagens de desagrado. Como consequência, a página de Facebook do Turismo de Portugal viu a pontuação atribuída pelos utilizadores cair de 4,6 para 1,6 pontos.

“Turismo de Portugal ou Turismo de Lisboa? Sempre pensei que a Cidade do Porto fosse Portugal, afinal não. O centralismo no seu melhor” e “Que incompetência… Uma página a promover o Turismo em Portugal e ao mesmo tempo não reconhece o feito que a cidade do Porto consegue alcançar a nível Internacional”, são alguns dos comentários negativos que se podem ler na página da organização.

Algumas horas após a publicação de Rui Moreira, a instituição saiu em sua defesa e lembrou que, na sexta-feira, divulgou a nomeação na página Visit Portugal, a “página oficial de promoção do Destino Portugal”.

O Turismo de Portugal garante que comunicou “nos seus canais oficiais, nacional e internacionalmente” o prémio atribuído à cidade do Porto.

Na sexta-feira, depois da nomeação e da disputa com cidades como Paris, Amesterdão, Londres ou Barcelona, a cidade do Porto foi eleita como o “Melhor Destino Europeu 2017”, voltando a conquistar o título que já tinha arrecadado em 2012 e 2014.

Em segundo e terceiro lugar ficaram, respetivamente, as cidades de Milão, em Itália, e Gdansk, na Polónia.

ZAP //

PARTILHAR

25 COMENTÁRIOS

  1. O sr. dr. Rui Moreira, também deu um grande contributo para o turismo da cidade do Porto, quando decidiu acabar com o circuito da Boavista. Agradece Vila Real, que tem ganho vários milhões com isso.

  2. E com toda a razão…
    A página Turismo de Portugal deveria mudar de responsável por não estar de olho aberto à principal notícia da semana. Provavelmente a equipe anda a fazer turismo e não tem tempo para “miudezas”.

  3. E a TAP PORTUGAL vai ter a sua dose para não variar, mas avariar o centralismo de proveta crónico de q nunca se liberta mesmo depois do Salazarismo cinzento apanhando-se agora em mãos privadas putrefacto e esquece vezes sem conta d q aqui é Invicta cidade mui nobre e sempre leal a cidade.

  4. Mais um triste comentário de alguém do Porto que lida mal com o facto de o Porto ser apenas mais uma cidade Portuguesa e LISBOA a capital.
    Sempre com a intenção de provocar a divisão entre Norte Sul, divisão só existente na triste mente de algumas pessoas.
    Neste caso tenta deixar mal o Turismo de Portugal, um dos poucos organismos que têm mostrado trabalho feito, 2016 foi a prova clara desse excelente trabalho, com uma subida bastante significativa do turismo em Portugal.
    A realidade è esta, Portugal è um pais e Lisboa a sua Capital.
    As outras cidades são apenas cidades que têm com sua Capital LISBOA.

    • Por ser capital tudo tem de ser feito em Lisboa? Em Espanha os jogos olímpicos foram em Barcelona, a expo foi em Sevilha, a maior maratona do mundo é em Boston, em França, a corrida de fórmula 1 é em Monte Carlo e no Canadá é em Montreal, a maior festa da cerveja do mundo(ocktoberfest) é em Munique e em tudo que eu nomeei nenhuma delas é capital de país. Só neste país de centralismo.

  5. em 1º lugar: parabens Porto!!
    em 2º lugar: nós aqui no Algarve já estamos habituados que Lisboa é o umbigo do mundo, o resto é paisagem. O Algarve só é de interesse nos meses de Julho e Agosto, nesta altura até há informações sobre congestionamentos na 125 – originados em grande parte pelos turistas desta nossa capital. Durante o resto do ano mamamos as informações sobre filas de transito em Lisboa todos os dias nas várias radios que não interessam o resto do pais = paisagem.

  6. Para a nomeação de Melhor destino Europeu, foram indicadas a maioria das PRINCIPAIS cidades europeias, entre elas capitais de alguns países. Esqueceram-se de nomear a CAPITAL de Portugal, Lisboa. Afinal a capital, Lisboa, Ok, só tem tanta importância e reconhecimento para aqueles que nela habitam. Parabéns…
    (PS) – LISBOA a CAPITAL Ok, já foi nomeada em tempos, mas os europeus não sabiam onde ficava…

  7. Ó Rui talvez não tenhas visto bem, pronto esquece lá isso, não sejas mau. Não me digas que agora também vais escrever um livro sobre isso. Ó Rui no meu trabalho não me deixam andar no facebook a toda a hora. Vai mas é trabalhar e deixa-te de estar sempre na choradeira. Quando eras puto devias estar sempre na choradeira para os papás ” Ah aquele menino tem e eu não tenho”; ” ah aquele menino disse …”

  8. Essa de Capital é de rir!!! Sabem qual é a capital da América? Sabem qual a Capitsl do Brasil? É de chorar a rir sabem é roubar o dinheiro que pertence às regiões para ser roubado pelo terreiro do paço!! Ahahahahah ainda não perceberam que são idiotas!!!!!!

  9. Os empresários nortenhos que se unam e arranjem uma companhia aérea que sirva os interesses do norte do país e mandem lixar aqueles corruptos e vendidos que pensam que só Lisboa é Portugal.

  10. Mais uma “guerra criada” pelo Sr. Rui Moreira, com fins meramente políticos, financeiros e populistas da divisão Sul/Norte. Uma guerra para sacar mais alguns financiamentos para o Porto com a complacência de Lisboa à custa do restante país que também é Portugal. O restante País deveria revoltar-se contra estas duas cidades que só olham para elas próprias.

  11. E assim na defesa da sua praia se promovem os ódios Norte /Sul. Os homens do Norte não precisam de destruir o sul para se valorizarem. Valorizem-se criticando sem comparações abjetas e provocatórias, potenciadoras de rivalidades e ódios muito pouco saudáveis. Eu sei que é assim que quem quer guerra e destruição o faz. Temos muitos casos de lutas fratricidas nesta Europa que destruíram, mais que países famílias e seres humanos. as criticas feitas no tom que foram são um mau serviço público. Os dirigentes que têm audição pública deveriam medir as suas palavras. Faz parte da dignidades dos cargos. (Eu sei que ninguém recebe lições de ninguém, o que será mais um ato de arrogância). Portugal é maravilhoso de norte a sul de este a oeste. É maravilhoso pela sua variedade, vamos lá “fauna” a corresponder à paisagem. Ela merece melhor!!!!

  12. Esta mais que provado que não adianta que certo canais de televisão, publicidade, propaganda etc etc tentarem levar o nome Lisboa além fronteiras, após tanto trabalho, tanto empenho saberem que a humilde cidade do Porto é pela 3ª vez consecutiva o melhor destino Europeu, ficando a frente de outros nomes bem mais sonantes que Lisboa, realmente é um fiasco para centralistas e não só. “Deve custar engolir a seco” Bebam um Porto Vintage rsrs. O turista é quem sabe onde se sente bem, se mais uma vez não escolheram Lisboa vá-se lá saber porquê, uma coisa é certa, não foi por falta de informação. Viva o Norte, de um país chamado Portugal!!!

  13. Deixem-se de guerras e tentem construir pontes e não muros. Não somos todos Portugueses? Andamos nós a dizer mal do nosso maravilhoso País. Unidos seremos mais fortes.

  14. O Porto está sempre armado em vitima.
    Sei que é uma forma de obterem tudo com muito mais vantagens que os de Lisboa.
    Só um exemplo: Lisboa tem duas pontes com portagens bem altas o Porto tem 3 e não paga em nenhuma.
    Só parra saber, sou do Norte. Mas esta divisão, já cheira mal.

  15. Não se pode tratar este assunto com leviandade e sobranceria;
    Não se jogue com expressões sem conteúdo para silenciar e menosprezar a realidade;
    A vaidade conduz à cegueira;
    Acabemos com os separatismos… pois já somos pequenos que baste, concordam?
    Então, concordarão também que é prudente e sábio aquele que sabe reconhecer e atribuir valor.

  16. Se o povo fosse sério, lisboa já teria aprendido a respeitar o Norte, o Centro, o Alentejo, o Algarve e as Ilhas. Mas o povo quer o big brother e continua a trabalhar para os alfacinhas que em nada desenvolvem o país. Todas as regiões deviam acabar com isto.

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …