Aos 94 anos, a Rainha Isabel II fez a sua primeira videoconferência

UK Ministry of Defence / Flickr

A Rainha Isabel II

A Rainha Isabel II participou na sua primeira videoconferência pública para conversar com quatro cuidadores informais sobre os desafios que enfrentam para tratar de pessoas próximas durante a pandemia de covid-19.

Rainha Isabel II, de 94 anos, participou na iniciativa, na semana passada, no âmbito da Semana dos Cuidadores [Carers Week] no Reino Unido, juntamente com a filha, a Princesa Ana, que é presidente da fundação Carers Trust.

“Foi interessante ouvir todas as vossas histórias e estou muito impressionada com o que vocês já alcançaram. Estou muito feliz por poder juntar-me a vocês“, disse a monarca, durante o vídeo divulgado, esta quinta-feira, nas contas das redes sociais da família real.

Durante o encontro virtual, a monarca ouviu falar sobre o isolamento e as dificuldades que os cuidadores informais enfrentam durante a pandemia de covid-19. Mantendo o protocolo real, a soberana foi a última a entrar na videoconferência e a primeira a sair.

Existem cerca de sete milhões de pessoas em todo o Reino Unido que cuidam de um familiar ou pessoa próxima sem serem remuneradas e a maioria não tem experiência, fazendo-o porque são maridos ou esposas, filhos ou filhas, ou mesmo um vizinho que quer ajudar.

Outros membros da família real, incluindo o herdeiro do trono, o príncipe Carlos, e o filho primogénito, o príncipe William, têm participado em várias chamadas de videoconferência durante a pandemia para ajudar em certas iniciativas.

William, por exemplo, revelou, durante o último fim-de-semana, que tem estado a trabalhar anonimamente como voluntário numa linha de apoio a pessoas isoladas durante o confinamento.

Atualmente, a Rainha Isabel II está a residir no castelo de Windsor, nos arredores de Londres, juntamente com o marido, o príncipe Filipe, que celebrou 99 anos na quarta-feira. Em maio, fontes da casa real garantiram que ambos vão manter-se isolados por tempo indeterminado.

A monarca completou 94 anos a 21 de abril, mas as comemorações oficiais têm lugar habitualmente no segundo sábado de junho, num evento com uma parada e banda de música militar em Londres, que terá lugar este sábado.

Devido às restrições relacionadas com a pandemia, o desfile será reduzido e sem as habituais multidões populares, mas será transmitido na televisão.

O Reino Unido registou, até ao momento, 41.279 mortos desde o início da pandemia, de acordo com os números do ministério da Saúde britânico, o que faz do país o segundo a nível mundial com o maior número de mortes, atrás dos Estados Unidos.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Washington D.C. pode estar prestes a tornar-se o 51.º estado dos EUA

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou mais uma vez um projeto de lei para conceder a Washington D.C. o estatuto de estado. A cidade pode vir a ser 51.º estado do país. De acordo …

Vai nascer um megacentro de dados em Sines. Investimento pode gerar até 1.200 empregos

O projeto de um novo data centre em Sines prevê um investimento de até 3,5 mil milhões de euros, que criará até 1.200 postos de trabalho diretos altamente qualificados. "Tem o potencial de ser o maior …

Oposição unida aborrece o senhor das contas. Aprovações podem pôr em causa estabilidade financeira

No Parlamento, o Governo continua a ser surpreendido com aprovações de medidas pela oposição. Nas Finanças, fazem-se contas e deixam-se avisos. "A repetição sistemática deste tipo de aprovações pela Assembleia da República poderá vir a colocar …

“Está tudo em aberto”. Capitães de Abril admitem abandonar celebrações (e desfile pode ser cancelado)

Após a polémica levantada pela exclusão da Iniciativa Liberal do cortejo, o presidente da Associação 25 de Abril (A25A), Vasco Lourenço, convocou uma reunião da comissão promotora do tradicional desfile comemorativo do 25 de Abril, …

Governo vai usar empréstimos para capitalizar empresas a fundo perdido. Estradas terão financiamento nacional

O Governo pode vir a usar os 2,3 mil milhões adicionais do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para reforçar os capitais próprios das empresas e este dinheiro pode ser canalizado via subvenções a fundo …

Clubes que desistiram da Superliga vão ter de pagar multa (que pode ser de 300 milhões)

Os clubes que desistiram da ideia de formar uma Superliga Europeia vão ter de pagar uma multa. Apenas Real Madrid e Barcelona ainda não anunciaram a sua saída. Os relatos relativamente ao valor da coima variam …

Antiga moradia do Gerês de CR7 não vai ser demolida. O crime prescreveu

Apesar da IGAMAOT considerar que a construção foi executada à revelia do projeto aprovado, o Ministério Público diz que o caso tem de ser arquivado porque o crime prescreveu. De acordo com o que noticia o …

"Passaporte dourado". Férias, doações ou investimentos: o esquema de Malta para vender a sua nacionalidade

Malta, membro da União Europeia e do espaço Schengen, começou a vender a nacionalidade maltesa há mais de oito anos. Contudo, e-mails da empresa facilitadora, a Henley & Partners, mostram que a "ligação genuína" ao …

Aprovadas alterações à lei eleitoral autárquica. Eleitores em confinamento podem votar em casa e em lares

A Assembleia da República aprovou esta quinta-feira, por maioria, as alterações à lei eleitoral autárquica, que dá resposta às reivindicações dos movimentos de autarcas independentes que se queixavam de dificultar as candidaturas. Votaram a favor PS, …

Sporting interessado em Claudinho, estrela da Red Bull

O Sporting está à procura de reforços para o ataque, tendo em vista já a próxima temporada. Claudinho, do Red Bull Bragantino, é um dos favoritos. O principal foco do Sporting para esta temporada é conquistar …