Aos 94 anos, a Rainha Isabel II fez a sua primeira videoconferência

UK Ministry of Defence / Flickr

A Rainha Isabel II

A Rainha Isabel II participou na sua primeira videoconferência pública para conversar com quatro cuidadores informais sobre os desafios que enfrentam para tratar de pessoas próximas durante a pandemia de covid-19.

Rainha Isabel II, de 94 anos, participou na iniciativa, na semana passada, no âmbito da Semana dos Cuidadores [Carers Week] no Reino Unido, juntamente com a filha, a Princesa Ana, que é presidente da fundação Carers Trust.

“Foi interessante ouvir todas as vossas histórias e estou muito impressionada com o que vocês já alcançaram. Estou muito feliz por poder juntar-me a vocês“, disse a monarca, durante o vídeo divulgado, esta quinta-feira, nas contas das redes sociais da família real.

Durante o encontro virtual, a monarca ouviu falar sobre o isolamento e as dificuldades que os cuidadores informais enfrentam durante a pandemia de covid-19. Mantendo o protocolo real, a soberana foi a última a entrar na videoconferência e a primeira a sair.

Existem cerca de sete milhões de pessoas em todo o Reino Unido que cuidam de um familiar ou pessoa próxima sem serem remuneradas e a maioria não tem experiência, fazendo-o porque são maridos ou esposas, filhos ou filhas, ou mesmo um vizinho que quer ajudar.

Outros membros da família real, incluindo o herdeiro do trono, o príncipe Carlos, e o filho primogénito, o príncipe William, têm participado em várias chamadas de videoconferência durante a pandemia para ajudar em certas iniciativas.

William, por exemplo, revelou, durante o último fim-de-semana, que tem estado a trabalhar anonimamente como voluntário numa linha de apoio a pessoas isoladas durante o confinamento.

Atualmente, a Rainha Isabel II está a residir no castelo de Windsor, nos arredores de Londres, juntamente com o marido, o príncipe Filipe, que celebrou 99 anos na quarta-feira. Em maio, fontes da casa real garantiram que ambos vão manter-se isolados por tempo indeterminado.

A monarca completou 94 anos a 21 de abril, mas as comemorações oficiais têm lugar habitualmente no segundo sábado de junho, num evento com uma parada e banda de música militar em Londres, que terá lugar este sábado.

Devido às restrições relacionadas com a pandemia, o desfile será reduzido e sem as habituais multidões populares, mas será transmitido na televisão.

O Reino Unido registou, até ao momento, 41.279 mortos desde o início da pandemia, de acordo com os números do ministério da Saúde britânico, o que faz do país o segundo a nível mundial com o maior número de mortes, atrás dos Estados Unidos.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

De norte a sul do país, autarcas pressionam Governo para fechar escolas

Os diretores escolares esclarecem que não têm qualquer autonomia para encerrar escolas, dependendo essa decisão de um parecer da entidade de saúde pública local e da confirmação por parte dos serviços do Ministério da Educação. …

Muito mais do que tabaco. Cientistas identificam drogas tomadas pelos maias em recipientes antigos

Uma equipa de cientistas da Washington State University identificou a presença de planta que não é do tabaco em recipientes de drogas dos antigos maias. Os investigadores detetaram "marigold mexicana" (Tagetes lucida) em resíduos retirados de …

Pico na primeira semana de fevereiro. Mesmo confinando, modelo prevê 1154 doentes em UCI

Portugal deverá ter 1.154 doentes internados em cuidados intensivos num pico na primeira semana de fevereiro, mesmo com um confinamento igual ao de março, avança um modelo da NOVA Information Management School. Portugal deverá duplicar o …

Biden assume leme dos EUA. Trump concede 140 perdões (e pede que se "reze" pelo sucessor)

Joe Biden assume esta quarta-feira o leme dos Estados Unidos. Porém, antes de sair, o Presidente cessante, Donald Trump, perdoou e comutou penas a mais de 140 pessoas. Nas horas finais da sua presidência, Donald Trump …

Ouvir música clássica enquanto faz exercício? A Ciência sugere que sim

Estudos sugerem que, ao contrário daquilo que pensa, ouvir música clássica enquanto se pratica exercício físico pode ajudá-lo no seu treino. Para muitas pessoas, uma parte essencial de qualquer regime de exercício é a música que …

“Não queiram fazer mistérios onde não existem”. UE encerrou caso do procurador europeu

A União Europeia (UE) deu por "encerrado" o caso do procurador europeu José Guerra e dos lapsos no seu currículo enviado pelo Governo. “A reunião dos membros do Conselho da UE decorreu na segunda-feira e …

Jack Ma reaparece após estar "desaparecido" quase três meses

O bilionário fundador do gigante do comércio eletrónico chinês Alibaba reapareceu, esta quarta-feira, numa reunião virtual com professores rurais, após meses de incerteza sobre o seu paradeiro. No vídeo, publicado no site do jornal chinês Tianmu …

Jesus voltou a testar negativo. Benfica confirma presença na Taça da Liga

O treinador do Benfica voltou a testar negativo ao novo coronavírus, num segundo teste realizado esta terça-feira, dia em que o clube anunciou ter 17 casos de infeção na sua estrutura profissional de futebol. "O Benfica …

Novas regras do confinamento entram em vigor esta quarta-feira (mas há exceções nos horários)

As novas medidas de restrição para travar a pandemia de covid-19 em Portugal entraram em vigor às 0h desta quarta-feira no âmbito do estado de emergência em vigor no país.  O primeiro-ministro anunciou esta segunda-feira que …

Ratos paraplégicos voltam a caminhar graças a proteína inovadora

Cientistas criaram e injetaram uma proteína no cérebro de ratos paraplégicos. Após um par de semanas, os ratos recuperaram a capacidade de caminhar. Não, não é milagre. Uma equipa de investigadores alemães conseguiu restaurar a capacidade …