Rainha Isabel II pode estar prestes a perder poderes. Barbados querem ser uma república

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II

Barbados anunciou a intenção de destituir a rainha Isabel II de Inglaterra e quer tornar-se uma república até novembro de 2021. A data coincide com o 55.º aniversário da independência.

Isabel II é a mais antiga monarca de Inglaterra, e atualmente é a soberana de 16 estados. A poderosa rainha que o mundo conhece como “rainha de Inglaterra” pode em breve perder um dos seus tronos. Barbados, um pequeno país insular nas Caraíbas, anunciou esta terça-feira que pretende escolher um chefe de Estado próprio até novembro de 2021, diz o The Guardian.

O anúncio foi feito num discurso escrito pela primeira-ministra Mia Mottley, onde esta referiu que “chegou o tempo de deixarmos para trás o nosso passado colonial. Os barbadianos querem um chefe de Estado barbadiano”. Tornar a ilha numa república é
“a declaração final de confiança em quem somos e no que somos capazes de alcançar”, afirmou Mottley

Apesar do país ter conquistado a sua independência da Grã-Bretanha em 1966, a Rainha continuou a ser a monarca constitucional e a chefe de estado. Agora os planos passam por “dar o próximo passo em direção à soberania e tornar o país numa república ao mesmo tempo que celebramos o nosso 55º aniversário de independência”.

A maioria dos países das Caraíbas manteve vínculos formais com a monarquia após conquistar a sua independência. Se avançar com este plano, Barbados vai juntar-se a Trinidad e Tobago, Dominica e Guiana. A Jamaica também mostrou vontade de mudança, com o primeiro-ministro Andrew Holness a assumir que é uma prioridade para o seu governo e pondera fazê-lo a curto prazo, através de um referendo.

Isabel II reina desde 1952 no Reino Unido, e ainda em Antígua e Barbuda, Austrália, Baamas, Barbados, Belize, Canadá, Grenada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lícia, São Vicente e Granadinas, ilhas Salomão e Tuvalu.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. As monarquias são um arcaismo sem sentido nos dias de hoje. Se alguém quiser discordar que me explique aqui porquê e de onde vem a legitimidade do poder (nalguns casos históricos, absoluto) passar de pais para filhos como quem herda um terreno. Qual a legitimidade de alguém dizer “eu é que mando em vocês todos até morrer porque já o meu pai mandava, queiram vocês ou não”?

    • O problema é que quando o Estado passa de monarquia constitucional para república, muitas das vezes passa-se de cavalo para burro. Em Portugal tivemos monarquia constitucional de 1834 a 1910, com governos eleitos democraticamente, e a partir da implantação da república em 1910, tivemos a maior bagunça pseudo-democrática, com golpes e contragolpes e anarquia económica, que desembocou, a partir de 1926 em 48 anos de governo anacrónico, ditatorial e absolutista. Se os “espertos” dos republicanos não tivessem matado o rei e o príncipe herdeiro em 1908, deixando no trono um rei inexperiente e incapaz, o nosso país provavelmente estaria bem melhor do que actualmente…

  2. Um rei constitucional atual é um poder simbólico, que representa a história de um país e a sua continuidade. Não tem nem pode ter poder político e não se deve meter na política e é uma prevenção de que haja um tirano republicano (mas anti-republicano) num regime presidencial. Rege o princípio constitucional: “The King can do no arm”.
    Leia-se o republicano Trindade Coelho no seu “Manuel Politico do Cidadão Portuguez” de 1909, em que o mesmo defende que a construção da República não depende do chefe de estado hereditário, dando como exemplo que, a seu ver, a Inglaterra era mais republica do que a França.
    Preocupem-se com a governação de deixem-se de mentalidades vingativas do século XVIII, de criação de homens novos, de mentalidade muita velha.

    • Velha de tempos medievais é monarquia!!
      Estamos em 2020 e, por exemplo, andam os espanhóis pagar milhões para ter um rei corrupto a viver à grande “escondido” nos Emirados!…

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …