Rainha Isabel II pode estar prestes a perder poderes. Barbados querem ser uma república

Facundo Arrizabalaga / EPA

A Rainha Isabel II

Barbados anunciou a intenção de destituir a rainha Isabel II de Inglaterra e quer tornar-se uma república até novembro de 2021. A data coincide com o 55.º aniversário da independência.

Isabel II é a mais antiga monarca de Inglaterra, e atualmente é a soberana de 16 estados. A poderosa rainha que o mundo conhece como “rainha de Inglaterra” pode em breve perder um dos seus tronos. Barbados, um pequeno país insular nas Caraíbas, anunciou esta terça-feira que pretende escolher um chefe de Estado próprio até novembro de 2021, diz o The Guardian.

O anúncio foi feito num discurso escrito pela primeira-ministra Mia Mottley, onde esta referiu que “chegou o tempo de deixarmos para trás o nosso passado colonial. Os barbadianos querem um chefe de Estado barbadiano”. Tornar a ilha numa república é
“a declaração final de confiança em quem somos e no que somos capazes de alcançar”, afirmou Mottley

Apesar do país ter conquistado a sua independência da Grã-Bretanha em 1966, a Rainha continuou a ser a monarca constitucional e a chefe de estado. Agora os planos passam por “dar o próximo passo em direção à soberania e tornar o país numa república ao mesmo tempo que celebramos o nosso 55º aniversário de independência”.

A maioria dos países das Caraíbas manteve vínculos formais com a monarquia após conquistar a sua independência. Se avançar com este plano, Barbados vai juntar-se a Trinidad e Tobago, Dominica e Guiana. A Jamaica também mostrou vontade de mudança, com o primeiro-ministro Andrew Holness a assumir que é uma prioridade para o seu governo e pondera fazê-lo a curto prazo, através de um referendo.

Isabel II reina desde 1952 no Reino Unido, e ainda em Antígua e Barbuda, Austrália, Baamas, Barbados, Belize, Canadá, Grenada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lícia, São Vicente e Granadinas, ilhas Salomão e Tuvalu.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. As monarquias são um arcaismo sem sentido nos dias de hoje. Se alguém quiser discordar que me explique aqui porquê e de onde vem a legitimidade do poder (nalguns casos históricos, absoluto) passar de pais para filhos como quem herda um terreno. Qual a legitimidade de alguém dizer “eu é que mando em vocês todos até morrer porque já o meu pai mandava, queiram vocês ou não”?

    • O problema é que quando o Estado passa de monarquia constitucional para república, muitas das vezes passa-se de cavalo para burro. Em Portugal tivemos monarquia constitucional de 1834 a 1910, com governos eleitos democraticamente, e a partir da implantação da república em 1910, tivemos a maior bagunça pseudo-democrática, com golpes e contragolpes e anarquia económica, que desembocou, a partir de 1926 em 48 anos de governo anacrónico, ditatorial e absolutista. Se os “espertos” dos republicanos não tivessem matado o rei e o príncipe herdeiro em 1908, deixando no trono um rei inexperiente e incapaz, o nosso país provavelmente estaria bem melhor do que actualmente…

  2. Um rei constitucional atual é um poder simbólico, que representa a história de um país e a sua continuidade. Não tem nem pode ter poder político e não se deve meter na política e é uma prevenção de que haja um tirano republicano (mas anti-republicano) num regime presidencial. Rege o princípio constitucional: “The King can do no arm”.
    Leia-se o republicano Trindade Coelho no seu “Manuel Politico do Cidadão Portuguez” de 1909, em que o mesmo defende que a construção da República não depende do chefe de estado hereditário, dando como exemplo que, a seu ver, a Inglaterra era mais republica do que a França.
    Preocupem-se com a governação de deixem-se de mentalidades vingativas do século XVIII, de criação de homens novos, de mentalidade muita velha.

    • Velha de tempos medievais é monarquia!!
      Estamos em 2020 e, por exemplo, andam os espanhóis pagar milhões para ter um rei corrupto a viver à grande “escondido” nos Emirados!…

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …