Rainha de Inglaterra vai ter que aceitar mais visitas para tapar buraco no orçamento da Casa Real

UK Parliament / Flickr

-

Um relatório preparado por uma comissão do Parlamento Britânico sugere que o Palácio de Buckingham deveria ser aberto para receber visitantes quando a rainha não estiver na residência.

O Comité de Contas Públicas fez a sugestão depois de analisar os gastos da Casa Real, departamento que gerencia e administra os negócios oficiais da rainha Isabel II.

O relatório concluiu que as contas deixaram um buraco no orçamento de 2,3 milhões de libras (cerca de 2,8 milhões de euros) no Sovereign Grant, fundo de 31 milhões de libras (cerca de 37,5 milhões de euros) de dinheiro público dado à rainha todos os anos para ser gasto nas suas funções oficiais.

O dinheiro, transferido pelo Tesouro, é usado para pagar os gastos com compromissos oficiais, funcionários e a manutenção dos palácios. O rombo teve que ser coberto com um fundo de reserva.

É preciso “mais firmeza” no planeamento

A Casa Real tem sido criticada pelo buraco no orçamento. A presidente do comité, a deputada trabalhista Margaret Hodge, disse que havia “enorme margem para poupança” nos gastos da monarca.

“Não estamos a acusar ninguém de exceder-se, o que estamos a dizer é que não achamos que a rainha esteja a ser bem servida pela Casa Real e pelo Tesouro”, disse a deputada ao programa Today, da Radio 4 da BBC.

Para Hodge, a Casa Real deveria mostrar “mais firmeza” na elaboração de planos de contingência para lidar com rombos e ao orçar custos de reformas e consertos. Além disso, o Tesouro teria o “dever de estar ativamente envolvido em rever os planos e a administração financeira da Casa”.

Hodge disse que a Casa Real escapou das medidas de austeridade impostas ao setor público, reduzindo os gastos em apenas 5% nos últimos seis anos. “Eles mantiveram a mesma quantidade de funcionários que tinham há cinco anos, e certamente devem ter atenção às propriedades do património histórico.”

Visitas só em setembro e outubro

“A rainha pode atrair rendimentos, com os visitantes do Palácio de Buckingham, mas o Palácio de Buckingham está aberto apenas 78 dias por ano, e recebe apenas cerca de meio milhão de visitantes“, acrescentou a deputada. “Compare isso com a Torre de Londres – eles recebem mais de 2 milhões de visitantes.”

Hodge afirma que aumentar o número de visitantes anuais ajudaria a pagar por melhorias para reduzir as contas de eletricidade e gás, e serviria para financiar reformas tanto para o Castelo de Windsor quanto para o Mausoléu da rainha Victoria e do príncipe Albert, que está há 18 anos à espera de reparações.

As “salas de Estado” do Palácio de Buckingham – projetadas para monarcas “receberem, recompensarem e entreterem seus súditos e dignitários em visita” – são abertas ao público pagante todos os anos durante agosto e setembro, desde 1993.

Inicialmente, essa receita ajudou a pagar pela restauração do castelo de Windsor, que foi danificado por um incêndio em novembro de 1992, e hoje destina-se à instituição de caridade Royal Collection Trust, que administra a Royal Collection – “uma das coleções de arte mais importantes do mundo”.

Sovereign Grant deve subir para 37,9 milhões de libras (cerca de 46 milhões de euros) em 2014-15.

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …