Hospitais do Quénia têm administrado água em vez de vacinas contra a covid-19

Rungroj Yongrit / EPA

Numa altura em que o país se encontra a tentar acelerar o processo de vacinação – de modo a imunizar os 54 milhões de habitantes o mais rápido possível – surgem rumores de que alguns profissionais de saúde estão a administrar vacinas contra a covid-19 falsas.

De acordo com o plano de implantação da vacina contra a covid-19 do Quénia, que é apoiado pela iniciativa global COVAX, os cidadãos têm a garantia de receber doses da vacina AstraZeneca gratuitamente em unidades de saúde credenciadas em todo o país da África Oriental.

No entanto, à medida em que a escassez de vacinas se vai tornado uma realidade, surgem relatos de que alguns profissionais de saúde em hospitais públicos estão a injetar “vacinas” que contêm água.



Durante um discurso na quinta-feira, o secretário de gabinete de saúde do Quénia, Muthai Kagwe, alertou a população sobre este problema que pode ter graves consequências de saúde pública.

Esta situação é ilegal e é provável que haja pessoas que não estejam a ser vacinadas com as vacinas adequadas. Existe a possibilidade de estarem a ser vacinadas com água”, referiu.

Atualmente, o Ministério da Saúde do Quénia possui 622 centros de vacinação aprovados em todo o país – 319 dos quais são instituições públicas.

Embora as instituições públicas envolvidas na venda ilegal de vacinas contra a covid-19 e na administração de “vacinas de água” permaneçam secretas, Kagwe enfatizou que os investigadores da Diretoria de Investigações Criminais (DCI) já abriram uma investigação criminal.

O Quénia, que recebeu pouco mais de 1 milhão de doses da vacina da AstraZeneca da iniciativa global COVAX, em março, conseguiu administrar cerca de 981.887 doses até agora.

Com a escassez de vacinas na mira, o abismo entre a oferta e procura tem criado um terreno fértil para oportunistas e grupos criminosos que tentam interromper os esforços de vacinação no Quénia, infiltrando-se nas cadeias de abastecimento com vacinas falsificadas.

Este fenómeno tem sido alvo de atenção por parte da Europol, lembra a VICE.

  Ana Isabel Moura, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Descobertos antigos vestígios de vida envoltos em rubi com 2,5 mil milhões de anos

Um equipa de investigadores da Universidade de Waterloo descobriu resíduo de carbono que já foi uma vida antiga. Estava envolto num rubi com 2,5 mil milhões de anos. Ao analisar algumas das pedras preciosas coloridas mais …

O Sistema Solar pode estar cercado por um túnel magnético

O Sistema Solar pode estar rodeado por um túnel magnético. Cientistas sugerem que as estruturas brilhantes, em lados opostos do céu, estejam interligadas à nossa volta, a 350 anos-luz de distância. Jennifer West, investigadora do Instituto …

O volátil, inóspito e sufocante Vénus pode afinal ter oceanos de água debaixo da crosta

Devido à elevada temperatura da atmosfera de Vénus, caso a crosta se abrisse, os oceanos de água transformar-se-iam imediatamente em vapor. Conhecido por ser um planeta com uma atmosfera quente e sufocante de dióxido de carbono …

Mais de mil ovelhas e cabras tomaram conta das ruas de Madrid (por um bom motivo)

Mais de mil ovelhas e cabras encheram as ruas de Madrid, este domingo, a propósito do tradicional Festival da Transumância, que foi cancelado no ano passado devido à pandemia da covid-19. De acordo com a agência …

Crise de abastecimento provoca escassez de camisolas de Natal

Na próxima época natalícia, os Estados Unidos podem enfrentar uma escassez de Ugly Sweaters, causada pela crise mundial dos transportes marítimos. As Ugly Sweaters são as típicas camisolas de Natal - por norma, coloridas e com …

Erupção de La Palma. Cães salvos por um grupo misterioso

Um grupo misterioso - que se auto-denomina A-Team - afirma ter resgatado vários animais "presos" devido à erupção do vulcão Cumbre Vieja em La Palma, nas Canárias. De acordo com o jornal britânico The Guardian, as …

Alec Baldwin

Assistente que entregou arma a Alec Baldwin já teria tido práticas inseguras

Uma fabricante de adereços disse que, no passado, já tinha mostrado preocupação com o facto de o assistente de realização ter protagonizado situações inseguras. No fim-de-semana, um documento judicial obtido pela CNN mostrou que a arma …

Metade dos chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se em bloco

Uma dezena de chefes de equipa da Urgência do Hospital de Braga demitiu-se esta segunda-feira, em protesto contra a falta de condições de trabalho e o "desinvestimento" no Serviço Nacional de Saúde. Contactada pela agência Lusa, …

Primeiro-ministro da Polónia acusa UE de ter "arma apontada à cabeça" do país

O primeiro-ministro polaco acusou a União Europeia (UE), esta segunda-feira, de "ter uma arma pontada à cabeça" da Polónia, ao exigir que Varsóvia reveja as reformas judiciais, ameaçando-a com sanções. Numa entrevista publicada pelo Financial Times, …

Carlos César acusa BE e PCP de terem preferido "jogos de poder"

O presidente do PS acusou, esta segunda-feira, os partidos de esquerda de terem preferido "os jogos de poder", no seguimento do anúncio de ambos do voto contra o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022). "BE e …