Quem não tem filhos “não devia poder votar”

2

Elon Musk / Twitter

Elon Musk com o filho mais novo, X Æ A-12

Elon Musk está de novo no centro de uma controvérsia. O bilionário fundador da Tesla considera aparentemente que o direito de voto deveria ser restringido a quem tem filhos.

Numa interação de fim de semana com um utilizador no “seu” Twitter, Elon Musk juntou mais uma às muitas posições polémicas que tem assumido nos últimos anos.

Aparentemente, o fundador da Tesla e SpaceX considera que quem não tem filhos não devia poder votar.

No sábado, Musk largou uma opinião acerca do assunto: “As pessoas sem filhos têm pouco interesse no futuro“.

Um dia mais tarde, o utilizador “datahazard” comentou o tweet de Musk: “A democracia é inviável a longo prazo se não limitarmos o direito de voto aos pais”.

Yup“. Assim reagiu Musk, que deixou sem resposta um utilizador que questiona se a “proposta” implica limitar também o pagamento de impostos a pessoas com filhos.

A peculiar interação, realça o The Independent, surge na sequência de uma série de comentários a um vídeo de uma organização sem fins lucrativos islamofóbica que insinua que a França está a tornar-se um país de maioria muçulmana por culpa das mulheres brancas solteiras.

Alguns utilizadores consideram que as posições de Musk se aproximam da eugenia, famigerada teoria ideológica que defende a “pureza da raça” através da melhoria da pool genética da Humanidade.

Em declarações anteriores, Musk manifestou preocupações com o declínio das taxas de natalidade nos EUA, tendo sugerido que a falta de pessoas “inteligentes” com filhos é problemática.

O bilionário sul-africano, que tem nove filhos, afirmou numa entrevista em abril que a contracepção e o aborto, que diz serem responsáveis pelo declínio das taxas de natalidade, foram “invenções dos últimos 50 anos” — o que não corresponde à verdade.

Musk expressou também o seu receio de que o declínio das taxas de natalidade possam levar à queda da civilização, ignorando o facto de a população global da Terra ter duplicado nos últimos 50 anos — tendo atingido recentemente um número redondo: somos 8 mil milhões.

Nem todos estão preocupados com o risco de desaparecimento da civilização por causa da quebra das taxas de natalidade — que, à escala global, não existe.

Algumas pessoas estão provavelmente bastante mais preocupadas com o risco para o planeta causado pela pegada de carbono deixada por cada um dos seus oito mil milhões de habitantes.

Como salienta o The Independent, a pegada de carbono deixada pelos voos de Musk no seu jato privado é 132 vezes maior do que a média dos cidadãos norte-americanos.

E poderá haver uma ou outra pessoa mais preocupada com o facto de indivíduos que chamam X Æ A-12 a um filho estarem a deixar os seus genes na pool da Humanidade.

Armando Batista, ZAP //

2 Comments

  1. Em parte tem razão, quando votamos projetamos as politicas de futuro, e estar a projetar politicas de futuro não tendo filhos, essas politicas são apenas no interesse próprio e não da nova geração.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.