Misteriosa queda do avião na China: Eis tudo o que sabemos até agora

4

Rattaphol Kerdkaen / Flickr

Boeing 737-800 da China Eastern Airlines

Continua a ser investigada a queda do avião Boeing 737-800 da companhia China Eastern Airlines que levava 132 pessoas a bordo.

Dois dias após o voo MU5735 da China Eastern Airlines  ter caído, a busca desesperada por sobreviventes e pistas sobre a causa do acidente continua.

Segundo o The New York Times, o Boeing 737-800 descolou da cidade de Kunming, na província de Yunnan, para a cidade de Guangzhao, na província de Guangdong, sudeste do país.

Em circunstâncias normais, a distância seria coberta em menos de duas horas, mas a 21 de março a aeronave despenhou-se pouco depois de uma hora de voo.

O acidente é um dos raros acontecimentos na história da aviação, em que uma aeronave cai, enquanto se encontra em altitude de cruzeiro.

Na altura em que deveria ter começado a sua descida em direção ao destino, o avião caiu em direção às montanhas de Teng, na província de Guanxi.

Segundo o relatório da NYT, apenas três por cento dos acidentes fatais ocorrem durante esta fase do voo de uma aeronave.

O avião encontrava-se a 29.000 pés, às 14:17 horas locais, mas verificou-se que perdeu subitamente altitude nos minutos seguintes.

As tentativas dos controladores de tráfego aéreo para contactar o avião não receberam resposta e o sinal de radar do avião foi perdido até às 14:23h.

Analisando os dados do Flightradar24, parece que o avião caiu em direção ao solo, a pique, a mais de 30.000 pés por minuto.

A este ritmo, é provável que os passageiros tenham sido atirados para o teto da aeronave e, de repente, fixados aos seus lugares, à medida que a aeronave recuperou e subiu mil pés no espaço, informou a Fortune. Depois disto, a aeronave mergulhou novamente para baixo e não voltou a recuperar.

Os bombeiros apagaram o fogo causado pelo acidente em poucas horas. Mesmo depois de centenas de trabalhadores de salvamento passarem a área a pente fino, as hipóteses de encontrar sobreviventes entre as 132 pessoas a bordo são poucas.

Os detalhes do histórico de manutenção do voo não foram revelados pelo porta-voz da companhia aérea, que disse aos membros dos meios de comunicação que a aeronave e a tripulação tinham sido considerados competentes antes da descolagem.

É difícil encontrar falhas nas aeronaves 737-800 da Boeing, que têm sido uma das melhores do setor da aviação comercial desde finais dos anos 90, quando a sua produção começou. Mais de 5.000 aeronaves foram construídas até agora, com um registo de segurança impecável.

O regulador da aviação chinês também aumentou os seus requisitos para voos após acidentes fatais nos anos 90, e tem havido um admirável recorde de segurança durante mais de uma década, até segunda-feira passada.

Desde segunda-feira, os familiares dos passageiros têm chegado ao aeroporto de Guangzhou, onde a aeronave deveria ter aterrado por volta das 15h00, hora local.

A companhia aérea criou uma task-force de emergência para tratar de inquéritos e tomou providências para que se alojassem em quartos de hotel próximos, noticiaram os meios de comunicação locais.

Com a aeronave reduzida a pedaços e as caixas negras ainda por encontrar, a longa espera por respostas para os familiares dos passageiros em luto no voo MU5735 ainda mal começou…

Alice Carqueja, ZAP //

Acidente da China Eastern Airlines

4 Comments

  1. É difícil encontrar falhas nas aeronaves 737-800 da Boeing (…)

    uma vista de olhos no Wikipédia tira as dúvidas

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.