Queda de cabo matou 26 pessoas no Congo. Pés estavam dentro de água

Tempestade originou queda de um cabo de alta tensão, que caiu numa valeta inundada. 24 vítimas eram mulheres que estavam num mercado de Kinshasa.

Uma tempestade na capital do Congo provocou, entre outros estragos, a queda de um cabo de alta tensão; o incidente provocou a morte de, pelo menos, 26 pessoas.

A tragédia decorreu nesta quarta-feira. O cabo de alta tensão caiu numa valeta inundada e essa valeta atravessa um mercado em Kinshasa.

As autoridades confirmaram que morreram 26 pessoas. 24 das vítimas mortais eram mulheres que estavam num mercado daquela zona de Kinshasa; ou a trabalhar, ou eram clientes naquele momento.

O primeiro-ministro Jean-Michel Sama Lukonde lamentou o incidente e confirmou que todas as pessoas falecidas foram electrocutadas por causa do contacto do cabo de alta tensão com a água.

A questão é que, sempre que chovia, as pessoas que estavam naquele mercado ficavam com os pés dentro de água.

Uma vendedora daquele mercado, Christelle Zindo, descreveu: “Em cada pequena chuvada, a água, em vez de correr, inunda no mercado porque a valeta está bloqueada, obrigando os vendedores a permanecerem com os pés debaixo de água. E as autoridades ficam indiferentes“.

Outra vendedora local, Charlene Twa, escapou: “Estávamos numa igreja à espera que parasse de chover. De repente vimos uma chama e, quando saímos, só vimos as outras vendedoras já mortas, no chão”.

Já foi aberta uma investigação para apurar responsabilidades. E já está a decorrer o processo da mudança de localização do mercado.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.