Quatro jihadistas detidos em Ceuta estavam prontos a cometer atentados em Espanha

Zoriah / Flickr

-

Os quatro presumíveis jihadistas detidos ontem em Ceuta, dois pares de irmãos de nacionalidade espanhola, tinham “uma forte determinação em cometer atentados em Espanha”, e têm um perfil “muito semelhante” aos autores dos atentados de Paris.

De acordo com o Ministério do Interior espanhol (Administração Interna), os quatro membros da célula “contavam com o treino, os meios e a predisposição necessárias para a execução de atentados terroristas em Espanha, seguindo a estratégia planeada para toda a Europa pela organização terrorista DAESH” (acrónimo para Estado Islâmico do Iraque e do Levante).

Numa nota oficial, o ministério explica que os detidos atingiram um “alto nível de radicalização”, assumindo inclusivamente que “estariam prontos a morrer no decorrer da execução de um atentado terrorista”.

Nas buscas da ação policial, denominada “Operação Chacal“, a polícia espanhola apreendeu uma pistola automática de alto calibre, uniformes de combate, matrículas, catanas, material informático e documentação variada, que será agora alvo de análise pericial.

O Ministério do Interior salientou que os detidos formavam parte ativa de uma célula às ordens do líder do Estado Islâmico, Abu Bker Al Baghdadi, que as transmitia através de uma campanha de comunicação nos fóruns e nas páginas jihadistas na Internet.

Entre as ordens inclui-se o recrutamento e envio de novos combatentes às zonas de conflito (Síria e Iraque), bem como a execução de atentados terroristas de grande repercussão mediática em qualquer país ocidental, sobretudo na Europa.

De acordo com fontes da luta contra o terrorismo citadas pela agência EFE, os quatro detidos são: Farid Mohammed Al Lal e o seu irmão e Mohammed, bem como Anwar Alli Amzal e o seu irmão Rodouan. Todos têm nacionalidade espanhola e são de ascendência marroquina, com idades entre os 20 e os 39 anos.

Numa declaração aos jornalistas à margem da Convenção Nacional do Partido Popular, que decorre em Madrid, o ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, confirmou que existe um “grande paralelismo” entre esta célula desarticulada e os irmãos Kouachi, os dois terroristas que a 7 de janeiro atacaram o semanário satírico Charlie Hebdo, durante o qual morreram 12 pessoas.

A polícia sublinha que todos “estavam treinados física e mentalmente para conduzir a jihad” e tinham adotado “numerosas e complicadas medidas de segurança” nas suas “movimentações e comunicações”.

Por outro lado, realçou a polícia, tinham acesso a armas de fogo no mercado negro e já tinham feito treinos com elas.

A operação de detenção foi realizada pelo corpo nacional de polícia de Espanha, em colaboração com o serviço antiterrorista DGST do Reino de Marrocos e da Brigada Provincial de Informação de Ceuta.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Filme sobre Snu Abecassis e Francisco Sá Carneiro estreia na RTP1

Snu, a produção realizada por Patrícia Sequeira e lançada nos cinemas portugueses em março do ano passado, chega à RTP1, esta segunda-feira (21), às 22h30. O filme retrata a história romântica de Snu Abecassis e …

Há mais recuperados do que apontam os dados oficiais

A diretora-geral da Saúde admitiu esta segunda-feira que o número de doentes recuperados de covid-19 é superior ao apontado pelos dados oficiais, disponibilizados no boletim diário da DGS, por atrasos na notificação. “Sabemos que há mais …

E agora, o Famalicão-Benfica em versão musical

Senhoras e senhores, bem-vindos à CoronaLiga 2020/2021. Não é ao mambo número cinco. O Lou Bega não sabe o que está a dizer. Ou a cantar. David Lubega. Talvez muita gente não saiba que nasceu em …

StayAway Covid conta mais de um milhão de utilizadores

StayAway Covid, a aplicação móvel que permite rastrear as redes de contágio de covid-19, já foi descarregada por mais de um milhão de pessoas, 19 dias após o seu lançamento. O administrador do Instituto de Engenharia …

Bielorrússia. 440 pessoas detidas violentamente após se juntarem na "marcha da justiça"

Mais de 440 pessoas foram detidas no domingo em várias cidades da Bielorrússia por participarem em protestos contra o Presidente do país, Alexander Lukashenko, informou esta segunda-feira o Ministério do Interior bielorrusso. Em todo o país, …

"Sim" vence referendo para reduzir um terço dos deputados em Itália

O “sim” à redução em um terço dos deputados em Itália venceu o referendo realizado no domingo e hoje com 60% a 64% dos votos, segundo sondagens à boca das urnas citada pela agência Lusa. O …

Depois de vários boicotes à atividade de Navalny, Supremo dissolve o seu partido político

O Supremo tribunal da Rússia dissolveu hoje o partido político "A Rússia do Futuro", fundado pelo líder da oposição Alexei Navalny, hospitalizado na Alemanha após ser envenenado com o agente neurotóxico Novichok, de acordo com …

"Solução Milagrosa" também é vendida em Portugal para tratar covid-19. Infarmed avisa que é "uma lixívia"

A Solução Mineral Milagrosa, ou MMS, está também a ser vendida em Portugal como tratamento para a covid-19, tal como tem acontecido noutros países. Mas o Infarmed alerta que este produto é, basicamente, "uma lixívia" …

Carlos César defende que o próximo PR deverá ser um "contribuinte de estabilidade política"

O presidente do PS, Carlos César, disse hoje que o próximo chefe de Estado português deve ser um "contribuinte da estabilidade política", atuando "contra todos os extremismos" e valorizando as autonomias da Madeira e Açores. Carlos …

Marcelo assinala 75 anos da ONU com a frase que veio "mudar o mundo para sempre"

O Presidente da República apelou hoje ao compromisso de todos para com a ONU, 75 anos depois da sua criação. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu que isso se torna ainda mais urgente com as consequências …