Quatro jihadistas detidos em Ceuta estavam prontos a cometer atentados em Espanha

Zoriah / Flickr

-

Os quatro presumíveis jihadistas detidos ontem em Ceuta, dois pares de irmãos de nacionalidade espanhola, tinham “uma forte determinação em cometer atentados em Espanha”, e têm um perfil “muito semelhante” aos autores dos atentados de Paris.

De acordo com o Ministério do Interior espanhol (Administração Interna), os quatro membros da célula “contavam com o treino, os meios e a predisposição necessárias para a execução de atentados terroristas em Espanha, seguindo a estratégia planeada para toda a Europa pela organização terrorista DAESH” (acrónimo para Estado Islâmico do Iraque e do Levante).

Numa nota oficial, o ministério explica que os detidos atingiram um “alto nível de radicalização”, assumindo inclusivamente que “estariam prontos a morrer no decorrer da execução de um atentado terrorista”.

Nas buscas da ação policial, denominada “Operação Chacal“, a polícia espanhola apreendeu uma pistola automática de alto calibre, uniformes de combate, matrículas, catanas, material informático e documentação variada, que será agora alvo de análise pericial.

O Ministério do Interior salientou que os detidos formavam parte ativa de uma célula às ordens do líder do Estado Islâmico, Abu Bker Al Baghdadi, que as transmitia através de uma campanha de comunicação nos fóruns e nas páginas jihadistas na Internet.

Entre as ordens inclui-se o recrutamento e envio de novos combatentes às zonas de conflito (Síria e Iraque), bem como a execução de atentados terroristas de grande repercussão mediática em qualquer país ocidental, sobretudo na Europa.

De acordo com fontes da luta contra o terrorismo citadas pela agência EFE, os quatro detidos são: Farid Mohammed Al Lal e o seu irmão e Mohammed, bem como Anwar Alli Amzal e o seu irmão Rodouan. Todos têm nacionalidade espanhola e são de ascendência marroquina, com idades entre os 20 e os 39 anos.

Numa declaração aos jornalistas à margem da Convenção Nacional do Partido Popular, que decorre em Madrid, o ministro do Interior, Jorge Fernández Díaz, confirmou que existe um “grande paralelismo” entre esta célula desarticulada e os irmãos Kouachi, os dois terroristas que a 7 de janeiro atacaram o semanário satírico Charlie Hebdo, durante o qual morreram 12 pessoas.

A polícia sublinha que todos “estavam treinados física e mentalmente para conduzir a jihad” e tinham adotado “numerosas e complicadas medidas de segurança” nas suas “movimentações e comunicações”.

Por outro lado, realçou a polícia, tinham acesso a armas de fogo no mercado negro e já tinham feito treinos com elas.

A operação de detenção foi realizada pelo corpo nacional de polícia de Espanha, em colaboração com o serviço antiterrorista DGST do Reino de Marrocos e da Brigada Provincial de Informação de Ceuta.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Só o Governo prevê uma aceleração em 2020. OCDE também está pouco otimista (e deixa um conselho a Centeno)

A economia portuguesa vai abrandar nos próximos anos, segundo antecipa a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE). No Economic Outlook publicado esta quinta-feira, as previsões para a economia nacional aponta para um crescimento …

Trump exige que se pare "a caça às bruxas" em reação a testemunho de embaixador

"Esta caça às bruxas deve parar agora. Tão prejudicial para o nosso país!", escreveu Donald Trump no Twitter, em reação ao testemunho do seu embaixador da União Europeia. O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, manifestou …

Seis embaixadores portugueses mudam de países

Há seis embaixadores portugueses que vão mudar de cidade. O Presidente da República já assinou o decreto que rege a nomeação de novas chefias para tutelar as embaixadas de Portugal em Berlim, Madrid, Praga e …

Rúben Dias pede dois milhões por ano. Vieira não está disposto a pagar tanto

A negociação de contrato entre Rúben Dias e o SL Benfica atingiu um impasse. O jogador não se contenta com um salário inferior a dois milhões de euros líquidos por ano, mas Vieira não está …

Secretarias de Estado instaladas em "casa" dos governantes

As três secretarias de Estado que ficarão fora de Lisboa serão instaladas nas terras natal dos seus respetivos governantes. Esta medida do Governo faz parte de um esforço de descentralização. O Governo decidiu avançar nesta legislatura …

Governo quer bolsas do Ensino Superior automáticas para alunos de ação social escolar

O Governo quer que os alunos do secundário com direito à ação social escolar tenham direito, de forma automática, a bolsas do ensino superior, algo que pode acontecer já no próximo ano letivo. Segundo noticiou o …

Modelo económico do Google e Facebook "ameaça" direitos humanos, diz Amnistia Internacional

A Amnistia Internacional criticou esta quinta-feira o modelo económico "baseado na vigilância" dos gigantes da internet Google e Facebook, considerando que é uma "ameaça sistémica aos direitos humanos". Num relatório, a organização não-governamental argumentou que, ao …

Da Amora a Lima. Jorge Jesus "está a dois passos de alcançar a eternidade"

A cumprir a 31.ª época da sua carreira de técnico, iniciada há 30 anos, na temporada 1989/90, ao serviço do Amora, Jesus precisa de bater os argentinos do River Plate, os detentores do título, para …

Revolucionários colombianos estão a recrutar crianças venezuelanas para guerrilha

A Federação de Associações de Professores Universitários da Venezuela (FAPUV) denunciou na quarta-feira que grupos e subversivos da vizinha Colômbia estão a recrutar crianças em idade escolar para a guerrilha. "Temos jovens e crianças, especialmente nas …

Jornal espanhol arrasa Bale. "Desrespeitoso. Mal-agradecido"

O jornal desportivo espanhol Marca arrasa esta quinta-feira o internacional galês Gareth Bale, que representa o Real de Madrid, na sua manchete. "Desrespeitoso. Mal-aconselhado. Mal-agradecido", pode ler-se no jornal. Em causa esta a atitude do …