Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

António Cotrim / Lusa

O presidente do Aliança, Pedro Santana Lopes, durante a sessão de abertura do 1.º Congresso do Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras.

Segundo noticiou esta sexta-feira o Público, os militantes Bruno Ferreira Costa – diretor executivo e porta-voz do partido -, Alexandre Nascimento – distrital de Lisboa -, Paulo Bento – diretor autárquico – e António Pedro – ex-diretor de campanha em Lisboa nas europeias – entregaram as moções de estratégia global para as suas candidaturas.

O próximo líder contará com as eleições regionais nos Açores (outubro), autárquicas e presidenciais. Quanto a esta última, Bruno Costa, Paulo Bento e António Pedro apontam para o apoio a um “candidato próprio”. Alexandre Nascimento admite o apoio a uma personalidade do espetro político do partido.

“Os últimos cinco anos foram marcados por uma excessiva proximidade do Presidente da República ao Governo, num ambiente prejudicial para o exercício das funções públicas, condicionador da separação de poderes, havendo, sistematicamente, uma desresponsabilização da ação do Governo impulsionada pela ação/inação e declarações do Presidente da República”, indicou Bruno Costa na sua moção.

A forma como Pedro Santana Lopes, que criou o partido em outubro de 2018 – rompendo assim com 40 anos de militância no PSD -, ficará ligado ao Aliança ainda está por definir.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É o “requiem” por um partido que surgiu apenas para satisfazer a ambição pessoal e o ressentimento de uma personalidade – Santana Lopes.
    Este e Sócrates são 2 dos grandes flops da política portuguesa dos últimos tempos, ao nível de um Dâmaso Salcede, no dizer de Maria Filomena Mónica: chiques na aparência, uma nulidade no resto.

RESPONDER

O titanossauro mais antigo do mundo foi descoberto na Patagónia

Ninjatitan zapatai viveu há aproximadamente 140 milhões de anos, no início do Cretáceo, na atual Patagónia, na Argentina. Segundo os cientistas, o novo espécime fóssil de tiranossauro pode ser o mais antigo do mundo. Com cerca …

Volvo prepara mudança estratégica e apresenta o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge

A marca de automóveis sueca apresentou o seu novo modelo 100% elétrico: o C40 Recharge. O modelo representa mais um passo no caminho para a eletrificação total da Volvo, já que esta semana a marca …

Benfica 2-0 Estoril | Águia carimba presença na final

O Benfica venceu o Estoril Praia por 2-0, no Estádio da Luz, e apurou-se para a final da Taça de Portugal, a segunda consecutiva do emblema “encarnado”. Os comandados de Jorge Jesus confirmaram a superioridade …

Um reator nuclear pode ajudar a resolver o mistério do desaparecimento de Amelia Earhart

Uma equipa de investigadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, vai submeter uma folha de alumínio velha e gasta a um feixe de partículas do coração de um reator nuclear na esperança de …

Musk quer criar uma nova cidade no local de lançamento da SpaceX. Vai chamar-se Starbase

O empresário norte-americano Elon Musk está a tentar criar uma nova cidade chamada Starbase nas instalações de lançamento da SpaceX no Texas, nos Estados Unidos. As instalações da SpaceX no Texas estão localizadas em Boca Chica …

Chatbots: A tecnologia que "ressuscita" os mortos é cada vez mais uma realidade

Foi recentemente revelado que em 2017 a Microsoft patenteou um chatbot que, se construído, ressuscitaria digitalmente os mortos. Usando Inteligência Artificial e machine learning, o chatbot proposto traria o nosso ente querido de volta à …

Casal acertou no jackpot de 210 milhões de euros do Euromilhões (mas não registou o boletim)

Dois jovens britânicos pensaram que tinham ganho 182 milhões de libras (cerca de 210 milhões de euros), mas afinal o boletim não tinha sido registado por falta de dinheiro na conta online. Rachel Kennedy, de 19 …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Mulheres portuguesas trabalham mais uma hora e 13 minutos que os homens

As mulheres portuguesas trabalham em cada dia útil mais uma hora e 13 minutos do que os homens, entre trabalho pago e não pago, continuando a ter maior dificuldade em conciliar a profissão com a …

Três sismos acima de 7 na escala de Richter abalam a Nova Zelândia. Autoridades alertam para tsunami

A costa nordeste da Nova Zelândia foi esta quinta feira atingida por três sismos de magnitude acima de 7 na escala de Richter. A proteção civil emitiu um alerta de tsunami após o primeiro terramoto, …