Astrónomos detetam o quasar mais distante e antigo do Universo

NOIRLab / NSF / AURA / J. da Silva

Uma equipa de astrónomos conseguiu detetar o mais distante e antigo quasar do Universo. Chama-se J0313-1806 e localiza-se a mais de 13 mil milhões de anos-luz da Terra.

Os quasares são objetos energéticos e muito brilhantes. O fenómeno acontece quando um buraco negro supermassivo atrai o gás no disco de acreção superaquecido à sua volta, espalhando energia através do espectro eletromagnético. A quantidade de radiação eletromagnética emitida por quasares é tão grande que supera a de galáxias inteiras.

O grupo de investigação, liderado pela Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, encontrou evidências de um vento de quasar quente a soprar do buraco negro supermassivo no centro de J0313-1806.

“Esta é a primeira evidência de como um buraco negro supermassivo está a afetar a sua galáxia hospedeira”, disse o astrónomo Feige Wang, do Observatório Steward da Universidade do Arizona, ao Science Alert. “Sabemos que isso tem de ocorrer, mas nunca vimos este fenómeno acontecer tão cedo no Universo.”

O J0313-1806 é cerca de 10 biliões de vezes mais luminoso do que o nosso Sol, o que significa que emite mil vezes mais energia do que toda a Via Láctea. A sua fonte é o buraco negro supermassivo mais antigo já observado, cuja massa é equivalente a 1,6 mil milhões de vezes a do Sol.

“Os quasares mais distantes são cruciais para entender como os primeiros buracos negros se formaram e para compreender a reionização cósmica, que é a última grande fase de transição do nosso Universo”, acrescentou Xiaohui Fan, coautor do estudo, em comunicado.

De acordo com a equipa, a presença de um buraco negro supermassivo tão cedo na história do Universo desafia as teorias da formação destes fenómenos, já que, segundo os especialistas, os buracos negros criados pelas primeiras estrelas massivas não poderiam ter crescido tanto em apenas algumas centenas de milhões de anos.

A investigação permitiu ainda concluir que o fluxo de matéria emana do quasar na forma de vento a uma velocidade equivalente a 20% da da luz. Esta energia é tanta que impacta a formação de estrelas em toda a galáxia hospedeira – e é a primeira vez que os astrónomos observam algo semelhante.

O portal dá conta de que o sistema que hospeda o J0313-1806 está a passar por um “surto de formação  estelar”, produzindo novos astros 200 vezes mais rápido do que a Via Láctea. “É um grande alvo para investigar a formação dos primeiros buracos negros supermassivos”, observou Wang.

O estudo foi apresentado no 237.º encontro da American Astronomical Society. O artigo científico, aceite para publicação no The Astrophysical Journal Letters, ainda carece de revisão por pares, mas está disponível no arXiv.

  Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Máquina de venda automática de brindes

Máquina das bolas japonesa. As pequenas esferas de plástico guardam os detalhes de uma viagem surpresa

As máquinas de venda automática de brindes, conhecidas como gachapon no Japão, têm inovado nos últimos anos. Agora, são os detalhes de uma viagem que estão guardados nas pequenas bolas de plástico. O valor das bolas …

O Supremo dos EUA mudou as suas regras para que as juízas não fossem constantemente interrompidas

Revelação foi feita por Sonia Sotomayor, uma das três mulheres que compõe o coletivo de nove juízes e a primeira latina a chegar ao cargo. O facto de serem constantemente interrompidas em reuniões ou outros …

A candidata a primeira-ministra da Hungria, Klára Dobrev.

Num futuro sem Orbán, a oposição escolhe entre um novo conservador ou uma liberal divisiva

Os opositores de Viktor Orbán estão na dúvida quanto ao candidato para enfrentar o atual primeiro-ministro nas próxima eleições. Esta indecisão pode custar-lhes o assalto ao cargo. Viktor Orbán é um nome recorrente na política húngara. …

Nuno Melo, do CDS/PP

Nuno Melo ataca líder do CDS por anunciar sentido de voto sem consultar deputados

O candidato à liderança do CDS-PP criticou, este sábado, o atual líder do partido por ter comunicado publicamente a intenção de votar contra a proposta de Orçamento do Estado sem se ter reunido com os …

Vaticano tem três celas e um só prisioneiro. Uma onda de julgamentos pode mudar isso

Dez pessoas vão ser julgadas no Vaticano por crimes relacionados com a venda de um edifício em Londres. Visto como limitado e sombrio, o sistema judicial da cidade-estado está a mudar. Carlo Capella é o único prisioneiro …

Alexandra Leitão diz que "não há trabalhadores a mais na Administração Pública"

A ministra da Modernização do Estado assegura que não há trabalhadores a mais na Administração Pública e assume toda a abertura do Governo para negociar, "com humildade e responsabilidade", medidas adicionais às inscritas no OE2022. Em …

Start-up israelita quer fazer roupa a partir de algas

A Algaeing, criada em 2016, é uma empresa que converte as algas numa fórmula líquida, que depois pode ser usada como corante ou transformada num tecido. A indústria da moda é uma das responsáveis pelas emissões …

O antigo Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton

Bill Clinton já teve alta hospitalar e deve regressar a Nova Iorque

O ex-Presidente dos Estados Unidos deixou, neste domingo de manhã, o hospital da Califórnia onde foi internado com uma infeção, informou o chefe da equipa de médicos que o tratou. "O Presidente Clinton teve alta do …

Acordo escrito. Bloco diz que Governo "conhece bem" os pontos negociais

O Bloco de Esquerda anunciou, este domingo, que vai enviar ao Governo propostas de articulado de nove pontos negociais colocados em cima da mesa no início de setembro, aos quais declara não ter obtido resposta …

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem com menos de 540 euros por mês

Mais de 1,6 milhões de portugueses vivem abaixo do limiar da pobreza, ou seja, com menos de 540 euros por mês, uma realidade que afeta famílias numerosas, mas também quem vive sozinho, idosos, crianças, estudantes …