Norte-americanos desperdiçam mais de um quarto da comida que compram

jbloom / Flickr

Um novo estudo revela que, em média, os norte-americanos desperdiçam mais de um quarto da comida que compram, consumindo apenas 59%.

De acordo com o site IFLScience, a nova pesquisa revela que, em média, os norte-americanos apenas consomem 59% da comida que compram habitualmente.

Ao analisar dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, entre 2001 e 2016, os autores do estudo, publicado na revista científica Nutrition Journal, foram capazes de traçar o perfil dos padrões de consumo alimentares de 39.758 adultos.

Os resultados indicam que cerca de 14% de todos os alimentos comprados acabam por ser deitados fora porque se tornaram não comestíveis, enquanto 27% são simplesmente desperdiçados, apesar de estarem em perfeitas condições.

Dada a quantidade de pesticidas e fertilizantes usados na agricultura, sem mencionar as emissões de gases de efeito estufa resultantes da produção de alimentos, este nível de desperdício está associado a uma enorme poluição.

Além disso, como a maioria das pessoas não faz compostagem dos seus resíduos, a grande maioria destes alimentos é enviada diretamente para aterros sanitários, criando ainda mais problemas ambientais.

Contudo, os autores do estudo estão otimistas e acreditam que as implicações financeiras associadas ao desperdício alimentar tende a motivar as pessoas a mudar os seus comportamentos.

De acordo com os seus cálculos, em média, um norte-americano gasta 13,27 dólares por dia em alimentos, cerca de 12 euros, dos quais 3,62 dólares (cerca de 3,35 euros) são literalmente deitados ao lixo.

Por ano, isto significa um gasto de mais de 1300 dólares, o que é consideravelmente acima do que a maioria das pessoas gasta noutros bens essenciais. Por exemplo, refere o mesmo site, em 2017, uma pessoa a viver sozinha gastou, em média, 1207 dólares em roupa, 1250 em combustíveis, 1149 dólares em aquecimento e eletricidade, 1046 dólares em impostos prediais e 936 dólares em manutenção da casa, reparações e seguros.

A carne e marisco adquiridos em restaurantes representam 38% de todo o dinheiro gasto em alimentos que acabam por não ser consumidos, enquanto outros 30% se verificam nas frutas e vegetais comprados nos supermercados.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Cimeira Social cheia de boas intenções deixa factura de um milhão de euros (e "erro" na comida da PSP)

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia comprometeram-se, na Cimeira Social do Porto, a "trabalhar em prol de uma Europa social". Mas o evento deixa uma polémica com as refeições distribuídas aos …

Alfredo Casimiro contrata Banco Nomura para vender 50,1% da Groundforce

O principal acionista da Groundforce anunciou este sábado, em comunicado, ter contratado o banco Nomura para assessorar a venda da participação de 50,1% da Pasogal na empresa de handling Groundforce, e pediu "especial atenção" ao …