/

Norte-americanos desperdiçam mais de um quarto da comida que compram

jbloom / Flickr

Um novo estudo revela que, em média, os norte-americanos desperdiçam mais de um quarto da comida que compram, consumindo apenas 59%.

De acordo com o site IFLScience, a nova pesquisa revela que, em média, os norte-americanos apenas consomem 59% da comida que compram habitualmente.

Ao analisar dados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, entre 2001 e 2016, os autores do estudo, publicado na revista científica Nutrition Journal, foram capazes de traçar o perfil dos padrões de consumo alimentares de 39.758 adultos.

Os resultados indicam que cerca de 14% de todos os alimentos comprados acabam por ser deitados fora porque se tornaram não comestíveis, enquanto 27% são simplesmente desperdiçados, apesar de estarem em perfeitas condições.

Dada a quantidade de pesticidas e fertilizantes usados na agricultura, sem mencionar as emissões de gases de efeito estufa resultantes da produção de alimentos, este nível de desperdício está associado a uma enorme poluição.

Além disso, como a maioria das pessoas não faz compostagem dos seus resíduos, a grande maioria destes alimentos é enviada diretamente para aterros sanitários, criando ainda mais problemas ambientais.

Contudo, os autores do estudo estão otimistas e acreditam que as implicações financeiras associadas ao desperdício alimentar tende a motivar as pessoas a mudar os seus comportamentos.

De acordo com os seus cálculos, em média, um norte-americano gasta 13,27 dólares por dia em alimentos, cerca de 12 euros, dos quais 3,62 dólares (cerca de 3,35 euros) são literalmente deitados ao lixo.

Por ano, isto significa um gasto de mais de 1300 dólares, o que é consideravelmente acima do que a maioria das pessoas gasta noutros bens essenciais. Por exemplo, refere o mesmo site, em 2017, uma pessoa a viver sozinha gastou, em média, 1207 dólares em roupa, 1250 em combustíveis, 1149 dólares em aquecimento e eletricidade, 1046 dólares em impostos prediais e 936 dólares em manutenção da casa, reparações e seguros.

A carne e marisco adquiridos em restaurantes representam 38% de todo o dinheiro gasto em alimentos que acabam por não ser consumidos, enquanto outros 30% se verificam nas frutas e vegetais comprados nos supermercados.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.