Quarteto detido quando tentava roubar toneladas de meteoritos

Gendarmeria Nacional de Argentina

Os meteoritos, de grandes dimensões, foram encontrados escondidos debaixo dos assentos do camião que os transportava.

Os meteoritos, de grandes dimensões, foram encontrados escondidos debaixo dos assentos do camião que os transportava.

A Polícia argentina anunciou este sábado que prendeu quatro presumíveis contrabandistas que tentavam roubar mais de uma tonelada de meteoritos protegidos.

Três cidadãos argentinos e um paraguaio foram presos pela invulgar tentativa de assalto próximo da povoação de General Pinedo, na província de Chaco, anunciou a Polícia Nacional argentina.

Gendarmeria Nacional de Argentina

-

De acordo com a informação divulgada pela polícia, foram encontrados 215 grandes pedaços de meteoritos, escondidos debaixo dos bancos do camião em que seguiam os quatro, e que foi parado numa operação stop.

Campo del Cielo, na província de Chaco, foi atingida por uma grande chuva de meteoritos há cerca de 4.000 anos, e constitui actualmente uma zona protegida na Argentina.

Nesta região foram descobertos corpos celestes de grandes dimensões: o El Toba, El Hacha, El Tonocote, El Abipón, El Mataco, El Taco e o El Chaco, de 37 toneladas, o maior aerólito caído na Argentina e o segundo maior do mundo.

O furto de meteoritos é punido por lei na Argentina, mas não é a primeira vez que a prática é tentada.

Segundo o La Voz, em janeiro de 1990, o coleccionador e vendedor de meteoritos norte-americano Roberto Hagg esteve próximo de conseguir levar El Chaco para fora do país.

Hagg foi detido e impedido de o fazer, mas viria mais tarde a ser libertado pelas autoridades argentinas.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.