Quanto vale a vida do seu cão (e a importância que isso tem)

Quanto vale a vida do seu cão? A resposta a esta pergunta pode ser mais importante do que aquilo que pensa e pode mudar drasticamente o preço que pagamos pela sua saúde e bem-estar.

Os norte-americanos adoram os seus animais de estimação, gastando mais de 70 mil milhões de dólares no ano passado com os seus companheiros. Este valor excede em muito os 7 mil milhões gastos legalmente em canábis os 32 mil milhões em pizza.

Esta grande soma torna evidente que os americanos valorizam muito a vida dos seus animais de estimação. Mas qual é o valor real? Investigadores foram à procura de uma resposta para o animal de estimação que os americanos mais gostam: o cão.

Os investigadores concluíram que o valor médio do cão é de cerca de 10 mil dólares. Embora alguns possam não levar a sério este estudo, os cientistas acreditam que ela tenha implicações importantes para a medicina, saúde e bem-estar humano. Os resultados do estudo foram publicados no mês passado na revista Journal of Benefit-Cost Analysis.

 

Como podemos avaliar o inestimável? Inicialmente, os analistas solucionaram este dilema contando com um foco no capital humano — isto é, estimando a produtividade e os rendimentos futuros dos indivíduos. Naturalmente, isto introduziu grandes discrepâncias nas análises. Também colocou um desafio particularmente frustrante em relação a um grupo que não tinha um salário: donas de casa.

Tendo em conta estas limitações, os investigadores começaram a confiar na avaliação contingente, que é a disposição de pagar por certos bens. Esta abordagem baseada no consumidor atribui valores monetários a pequenas mudanças no risco que são agregadas às populações, que são normalmente conhecidos como “preços sombra”.

No que diz respeito à valorização da vida humana, as agências federais atualmente estabelecem valores a rondar os 10 milhões de dólares.

Outros “preços sombra” foram estabelecidos para contabilizar o custo de violações e agressões sexuais (aproximadamente 300 mil dólares em 2016) e até para a preservação de águias (359 dólares por pessoa em 2016). Contudo, nunca antes tinha sido estabelecido um valor para a vida de um cão.

De inestimáveis a 10 mil dólares

Então, quanto vale a vida de um cão? Para a maioria dos amantes de cães, a resposta é óbvia: eles não têm preço. Por mais verdadeira que seja esta resposta, ela fornece poucas orientações sobre como avaliar o efeito de decisões privadas e públicas nos nossos companheiros de quatro patas.

Para dar uma resposta, os investigadores realizaram um grande estudo e usaram as preferências declaradas dos indivíduos para avaliar quanto estão dispostos a pagar para conseguir pequenas reduções no risco de mortalidade dos seus cães.

As estimativas chegaram ao valor estatístico da vida de um cão: cerca de 10 mil dólares.

A aplicação mais óbvia das descobertas está diretamente relacionada à regulamentação da saúde e segurança dos animais de estimação. Agências federais e estaduais publicam centenas de milhares de páginas de regulamentação anualmente. Muitas vezes, isto afeta a vida e a saúde dos animais, incluindo os cães.

Novas leis emitidas na sequência de inúmeros casos de alimentos para cães ou produtos farmacêuticos contaminados são um exemplo disso. Com mais de 1 milhão de cães mortos no trânsito anualmente, outro uso potencial está relacionado com os investimentos nas leis de segurança no trânsito.

Obviamente, as descobertas fornecem um ponto de partida para a compensação em casos de delito resultantes de ferimentos e mortes de cães. Conforme atualmente adjudicado, a compensação é baseada exclusivamente no valor de mercado do cão. Naturalmente, isso limita severamente a compensação para muitos donos de cães, principalmente aqueles cujos cães não são de raça pura.

Assim, a remuneração para os proprietários deve ser muito maior para compensar a perda de companhia e o sofrimento emocional associado.

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cai período de nojo para governantes que vão para o BdP. Privados têm que esperar três anos

A que poderá ser a nova regra para as nomeações futuras para a liderança do Banco de Portugal (BdP) indica que os governantes podem entrar diretamente enquanto personalidades do sector privado da banca ou empresas de …

Mais três mortes e 802 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quarta-feira, mais três mortes e 802 novos casos de infeção por covid-19 em relação a terça-feira, mostra o boletim mais recente da Direção-Geral de Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da …

"Vista invejável". Presidente de Almada diz que ia viver para o Bairro Amarelo "amanhã"

A presidente da Câmara de Almada afirmou esta segunda-feira, na reunião pública ordinária da autarquia, que não se importava de ir viver "amanhã" para o Bairro Amarelo, frisando a sua vista "invejável". "Almada tem este …

Aulas de Educação Moral e Religiosa juntam alunos de turmas diferentes. Sistema "bolha" violado

Há escolas em que a disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) está a juntar alunos de turmas diferentes, violando assim as recomendações das autoridades por causa da pandemia e pondo em causa o …

Autárquicas. PS e PSD têm de renovar 33 presidentes de câmara

PS e PSD têm, no total, 33 presidentes de câmara que não se poderão recandidatar nas próximas eleições autárquicas, uma vez que já atingiram o limite de três mandatos consecutivos. Os números são apresentados esta …

Trump diz que evitou cenário de mais de 2,5 milhões de mortos nos Estados Unidos

Esta terça-feira, Donald Trump disse que que evitou o cenário dos Estados Unidos registarem mais de dois milhões de mortos por covid-19 e culpou a China por "deixar a praga escapar". O Presidente dos Estados Unidos …

Boris endurece discurso e admite que novas medidas podem prolongar-se por seis meses

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, avisou esta quarta-feira que um pacote de medidas mais apertadas para combater a pandemia do novo coronavírus (covid-19), incluindo o encerramento de bares e restaurantes às 22:00, pode ficar em …

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo. O artigo …

Torre Eiffel evacuada devido a ameaça de bomba

A Torre Eiffel foi evacuada ao fim da manhã desta quarta-feira na sequência de uma ameaça de bomba, avança a imprensa internacional.  A notícia foi avançada pelo jornal francês Le Figaro e pela agência Reuters. De acordo …

Plano de Recuperação. CGTP deixa aviso em relação ao salário mínimo, CIP apoia aposta do Governo

António Costa reuniu-se esta terça-feira com os parceiros sociais a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência. Isabel Camarinha, secretária geral da CGTP, considera que a resposta do Governo face à valorização dos salários é …