Guterres: “Quanto mais cedo acabarmos a guerra, melhor”

2

Faces Of The World / Flickr

O secretário-geral da ONU, António Guterres

O secretário-geral da ONU, António Guterres, está “absolutamente convicto de que quanto mais cedo acabarmos a guerra, melhor”.

secretário-geral da ONU, António Guterres, visitou esta terça-feira Moscovo onde se encontrou com o Presidente russo, Vladimir Putin, e com o chefe da diplomacia russa, Serguei Lavrov, no contexto da ofensiva russa em curso na Ucrânia.

Guterres foi criticado nas últimas semanas pela sua aparente inação na mediação da paz na Ucrânia, com alguns a apontarem que a ONU arriscava não só a irrelevância, mas a sua existência continuada.

Sobre a visita a Moscovo, o líder das Nações Unidas garante que o objetivo e a agenda “estão estritamente relacionadas com salvar vidas e reduzir o sofrimento“.

“Há duas posições diferentes sobre o que está a acontecer na Ucrânia. De acordo com a Federação Russa, o que está a acontecer é uma operação militar especial com objetivos que já foram anunciados. De acordo com as Nações Unidas e com as resoluções que foram aprovadas na Assembleia Geral, a invasão russa da Ucrânia é uma violação da integridade territorial e vai contra a Carta da ONU”, explica.

O secretário-geral das Nações Unidas apelou ainda a que haja contactos para abrir corredores humanitários seguros, segundo a TSF.

“Propus o estabelecimento de um grupo de contacto humanitário que reúna a Federação Russa, a Ucrânia as Nações Unidas para se procurarem oportunidades para abrir corredores humanitários seguros”, sublinhou.

“Estou preocupado com as denúncias de violações dos direitos humanos e possíveis crimes de guerra que requerem investigações independentes para uma responsabilização efetiva”, assume António Guterres.

O secretário-geral também garante que a “ONU está pronta para mobilizar os seus recursos para salvar vidas em Mariupol“.

Lado a lado com Sergei Lavrov, António Guterres admite que percebe que a Rússia possa ter queixas relativas aos países ocidentais, mas tem uma certeza.

Não temos tropas ucranianas no território, mas temos tropas russas em território ucraniano”, disse o secretário-geral da ONU. Ao seu lado, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros respondeu: “Sim, confirmo.”

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, acusa a Ucrânia de ignorar as propostas de paz.

“Os ucranianos gostam de encenações, mas quando se fala a sério deviam responder às nossas propostas o mais rápido possível”, criticou Lavrov.

Para a Rússia, o exército “está em território ucraniano a defender as pessoas que nos últimos oito anos estiveram a ser bombardeados”. “A população russófona tem sofrido nãos só nas repúblicas do Dombass, como em toda a Ucrânia“, alega.

ZAP //

2 Comments

  1. A convicção dele é a mesma de todos aqueles que não têm lucros com esta guerra como é o caso da indústria de armamento! Como é que ela sobreviveria se , de vez em quando, não houvesse uma guerrazita?! Não há dúvida que Guterres, para provar que é urgente acabar com esta guerra, já devia ter ido há mais tempo sentar-se na mesa de 5 m, ainda que a gente saiba que não teria valido de muito! Mas era o papel do secretário das ditas nações unidas!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.