/

Até mesmo quando está offline, o Facebook está a vigiá-lo

2

Presidência do Peru

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

O Facebook está a monitorizar os utilizadores até mesmo quando estes estão offline. A rede social está a utilizar dados de lojas físicas para ajustar os seus anúncios quando está online.

Até agora, sabia-se que o Facebook ajustava os seus anúncios aos utilizadores de acordo com aquilo que eles faziam e pesquisavam online. Os dados das compras que fazia na internet eram partilhadas com o Facebook, fazendo com que a rede social conhecesse os seus gostos e preferências.

Agora, sabe-se que até ao fazer compras em lojas físicas, num centro comercial, por exemplo, o Facebook está atento.

Alguns utilizadores repararam que alguns dos anúncios publicitários que lhes apareciam no Facebook pertenciam a lojas onde tinham comprado produtos presencialmente e não online. Isto não se trata de uma coincidência, já que, segundo o Expresso, a rede social de Mark Zuckerberg está mesmo a ter acesso a estes dados das lojas físicas.

A ferramenta intitulada de “off-Facebook activity” está a ser utilizada desde agosto, mas só agora tem ganho atenção mediática. Apesar disso, o Facebook mostra-se bastante transparente ao uso desta ferramenta, que já se encontra em funcionamento em Portugal.

Informações como o número de telemóvel e o endereço de e-mail estão a ser utilizadas para fazer corresponder os clientes ao devido perfil na rede social. Estes dados são muitas vezes dados nos cartões de cliente das lojas ou para subscrever a uma newsletter do estabelecimento comercial, por exemplo.

O Facebook tem sido criticado (e julgado) pelas diversas infrações à privacidade dos seus utilizadores, algo que supostamente a empresa de Mark Zuckerberg está a trabalhar para melhorar.

ZAP //

2 Comments

  1. No mesmo dia que o Pentágono cancela o projeto “LifeLog”, dia 4 de Fevereiro de 2004, é criado nesse mesmo dia o Facebook. Não há coincidências.
    Zuckerberg = marioneta da DARPA.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.