Até mesmo quando está offline, o Facebook está a vigiá-lo

Presidência do Peru

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg

O Facebook está a monitorizar os utilizadores até mesmo quando estes estão offline. A rede social está a utilizar dados de lojas físicas para ajustar os seus anúncios quando está online.

Até agora, sabia-se que o Facebook ajustava os seus anúncios aos utilizadores de acordo com aquilo que eles faziam e pesquisavam online. Os dados das compras que fazia na internet eram partilhadas com o Facebook, fazendo com que a rede social conhecesse os seus gostos e preferências.

Agora, sabe-se que até ao fazer compras em lojas físicas, num centro comercial, por exemplo, o Facebook está atento.

Alguns utilizadores repararam que alguns dos anúncios publicitários que lhes apareciam no Facebook pertenciam a lojas onde tinham comprado produtos presencialmente e não online. Isto não se trata de uma coincidência, já que, segundo o Expresso, a rede social de Mark Zuckerberg está mesmo a ter acesso a estes dados das lojas físicas.

A ferramenta intitulada de “off-Facebook activity” está a ser utilizada desde agosto, mas só agora tem ganho atenção mediática. Apesar disso, o Facebook mostra-se bastante transparente ao uso desta ferramenta, que já se encontra em funcionamento em Portugal.

Informações como o número de telemóvel e o endereço de e-mail estão a ser utilizadas para fazer corresponder os clientes ao devido perfil na rede social. Estes dados são muitas vezes dados nos cartões de cliente das lojas ou para subscrever a uma newsletter do estabelecimento comercial, por exemplo.

O Facebook tem sido criticado (e julgado) pelas diversas infrações à privacidade dos seus utilizadores, algo que supostamente a empresa de Mark Zuckerberg está a trabalhar para melhorar.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. No mesmo dia que o Pentágono cancela o projeto “LifeLog”, dia 4 de Fevereiro de 2004, é criado nesse mesmo dia o Facebook. Não há coincidências.
    Zuckerberg = marioneta da DARPA.

RESPONDER

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …