Quando foi criado, o Novo Banco precisava de mais 3,6 mil milhões de euros

Quando foi criado após a resolução do Banco Espírito Santo (BES), o Novo Banco precisava de mais 3,6 mil milhões quando arrancou a sua atividade para cumprir os rácios de capital impostos pelo regulador.

Quando “nasceu”, após a resolução do Banco Espírito Santo (BES), o Novo Banco recebeu uma recapitalização inicial de 4,9 mil milhões de euros. De acordo com o Jornal de Negócios, a instituição financeira teria precisado de mais 3,6 mil milhões no verão de 2014 para cumprir os rácios de capital impostos pelo regulador.

Os documentos internos do Novo Banco, aos quais o Jornal de Negócios teve acesso, revelam que o capital inicial injetado na instituição financeira permitiu que cumprisse os requisitos mínimos exigidos para o rácio de capital total, de 8%.

O banco apresentou um rácio de 10,28%, numa base transitória. No entanto, este rácio recuaria para 5,85% caso não fosse aplicada essa base transitória.

Assim, tendo em conta as exigências regulatórias em vigor em 2017, o Novo Banco precisaria de mais 3,6 mil milhões de euros para cumprir os requisitos exigidos, num total de 8,5 mil milhões de euros para que pudesse estar até 2017 sem ser necessária uma nova capitalização.

Isto só foi possível graças à retransmissão de quase dois mil milhões de obrigações seniores do BES e à injeção de mil milhões que o Novo Banco recebeu após ser comprado pelo fundo Lone Star, que ficou com uma posição de 75%. O Fundo de Resolução ficou com a restante participação, tendo contribuído com 792 milhões até 2017.

Os documentos apontam estes fatores como garantias da sobrevivência do banco.

Os alertas

A necessidade de injeções adicionais foi referida numa carta do Banco Central Europeu (BCE) a Eduardo Stock da Cunha, então CEO do Novo Banco, em maio de 2016. O banco central alertou que o plano de reestruturação e de liquidez do banco não permitia concluir que o banco iria cumprir os requisitos regulatórios. Para o BCE, a instituição financeira precisava de um aumento de capital de, pelo menos, 750 milhões de euros.

O Banco de Portugal (BdP) também considerou que a recapitalização de 4,9 mil milhões de euros era insuficiente. O regulador propôs uma almofada adicional de 500 milhões de euros, em 2014. Contudo, esta proposta não foi aceite.

A administração do Novo Banco deixou o mesmo alerta. “Ainda em agosto [de 2014], lembro-me de, no conselho de administração, discutirmos que o capital que tínhamos poderia não ser suficiente para fazer face aos problemas” e “comunicámos ao BdP as nossas preocupações”, disse João Moreira Rato, ex-administrador financeiro do Novo Banco, na audiência da comissão de inquérito ao Novo Banco.

Porém, a resposta nunca chegou.

Maria Campos, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Terapia para bebés pode reduzir a probabilidade de diagnóstico de autismo

Um novo estudo sugere que terapia personalizada pode ajudar algumas crianças a desenvolver competências sociais antes da idade escolar, evitando assim o diagnóstico de autismo. Uma equipa de médicos internacional demonstrou que uma nova terapia dirigida …

PS admite perder entre 10 e 15 Câmaras Municipais nas autárquicas

A direcção socialista espera também segurar Almada e Coimbra e vencer em Viseu e em Portalegre, duas câmaras historicamente do PSD. Segundo avança o Público, a direcção do Partido Socialista já está a contar perder entre …

Lula ganharia as eleições presidenciais brasileiras à primeira volta

O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva ganharia as eleições presidenciais na primeira volta se as eleições, marcadas para outubro de 2022, fossem realizadas hoje, de acordo com uma sondagem de opinião divulgada na …

Conselho de Ministros de hoje vai trazer de volta "antigo normal". Restauração abandona certificado

Governo vai reunir no dia de hoje para decidir quais os moldes em que avança a última fase do processo de desconfinamento. Regras só deverão entrar em vigor a partir de 1 de outubro. Após vários …

O que causou um enorme buraco na camada do ozono em 2020? A ciência já pode ter resposta

O grande buraco que se abriu na camada do ozono no ano passado pode ter sido desencadeado por temperaturas recordes, durante o inverno, no oceano Pacífico Norte, indicam novas análises. O enorme buraco, que se formou …

Rio diz que Governo “procura influenciar voto" com “notícia positiva” pré-eleições

O presidente do PSD defendeu que o Governo “se esforçou” por, em cima das autárquicas, dar uma notícia positiva aos portugueses sobre a pandemia, considerando que deveria tê-lo feito há mais tempo ou então só …

Um habitat demasiado perfeito pode ser pior para o acasalamento dos pandas

Apesar de serem necessários habitats para a sobrevivência dos pandas gigantes, estes animais têm uma maior tendência para reproduzir se não houver abundância de recursos. Este ano, as autoridades chinesas disseram que os pandas gigantes deixaram …

Computador quântico ajuda a criar um computador quântico melhor

Um computador quântico foi usado para projetar um qubit aprimorado que poderá alimentar a próxima geração de computadores quânticos mais pequenos, de alto desempenho e mais confiáveis. Da mesma forma que um bit binário é a …

Em apenas três anos, a Austrália perdeu um terço dos seus coalas

A seca, os incêndios florestais e a desflorestação na Austrália levaram o país a perder um terço dos seus coalas nos últimos três anos. A Austrália perdeu cerca de 30% dos seus coalas nos últimos …

Há modelos matemáticos que preveem se uma música vai ser viral — os mesmos utilizados com a covid-19

O uso de modelos matemáticos para antecipar o nível de sucesso de uma música pode começar a ser usado, a partir da publicação do presente estudo, por artistas e editoras para melhorar o desempenho dos …